TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO AMBIENTE DE MERCADO

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DO AMBIENTE DE MERCADO

O número de interessados pelo futebol americano vem crescendo a cada dia, sinal disso foi o último Super Bowl que é a grande final do campeonato, segundo o site EmFoco360, aqui no Brasil foram reservadas cerca de 30 salas de cinema para a exibição do espetáculo. Para um esporte não popularizado é uma ótima demanda e torna o Brasil um mercado promissor.

ANÁLISE SWOT

Fatores Externos

A análise SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing para construir um planejamento estratégico baseado na visão interna e externa das organizações.

Nos fatores internos, apontamos como oportunidade a chance de transmissões dos jogos de futebol americano nas mídias televisivas brasileiras, assim como a grande quantidade de estádios que temos e que podem ser modificados para receber os jogos apenas pintando as linhas no campo, dando a oportunidade de receber um maior público.

Outro ponto forte é a visão que os brasileiros tem referente ao futebol americano, não é apenas uma partida de futebol e sim um espetáculo, isso agrega valor e nos dá oportunidade de nos aprofundar nesse nicho.

Por outro lado, temos algumas ameaças e a maior delas é a grande influência que o futebol tem em nossa cultura e isso faz com que o futebol americano se torne carente de divulgação.

Fatores Internos

Dentro dos fatores internos temos o interesse dos brasileiros na modalidade, o potencial de reconhecimento é muito grande deixando o Brasil no terceiro lugar de maior público da NFL, perdendo apenas para os Estados Unidos e Canada. Isso nos dá força para agregar parcerias com grades empresas e eventos de marketing.

Como fraqueza interna destacamos as estruturas dos times brasileiros, pois pela pouca divulgação até o momento, os clubes tem que bancar seus próprios equipamentos e esse fato junto com os impactos físicos exigidos pelo esporte faz com que a demanda de jogadores não seja tão grande quanto gostaríamos.

POSICIONAMENTO DE MERCADO  

O que impede o crescimento do futebol americano do Brasil é a falta de conhecimento do público em relação ao esporte, encontramos nessa carência a oportunidade de nos aprofundar nesse nicho de mercado pouco explorado e colocar em pratica nosso projeto.

Após a realização da oficina na Etec, o resultado foi extremamente positivo, não apenas para os participantes, mas também para nosso parceiro Soldiers, despertamos o interesse do nosso público-alvo e levamos possíveis futuros jogadores para o time.

PLANEJAMENTO DE MARKETING

Com base na pesquisa de mercado realizada, pudemos perceber a carência que existe na divulgação do esporte no Brasil, cerca de 88% das pessoas entrevistadas responderam que desconhecem as regras e para solucionar esse problema a nossa ação é a realização de oficinas. Fizemos parceria com o time Soldiers de Osasco para dar início ao projeto e de uma forma interativa, não só com a palestra explicativa mas a parte prática junto com demonstração dos equipamentos, foi realizada nossa primeira oficina na Etec de Osasco.

DEFINIÇÃO DA MARCA

O nome Guerreiros da Nova Era foi escolhido após uma pesquisa do público-alvo, focamos na cultura e hábitos para chegarmos a essa escolha.

Guerreiros representa a luta dos jogadores, as dificuldades que eles passam para dar continuidade aos jogos, as batalhas diárias que eles têm que traçar para alcançar seus objetivos e um deles é o de não deixar o futebol americano esquecido, ou apenas entre as pessoas do ramo.

Nova Era é para impactar a ideia de novidade, de toda forma a modalidade teve maior reconhecimento no Brasil apenas em 2000 e por conta desse fato nosso desejo é despertar curiosidade e influenciar o público a experimentar. 

Escolhemos utilizar na logo o jogador e a bola pois são dois elementos de fácil reconhecimento do esporte. Após estudos realizados no site “Mais Persuasão” que fala sobre a psicologia das cores, optamos pelas cores verde, azul e amarelo, além de não agredir os olhos do receptor, passam a mensagem que precisamos, as mesmas causam curiosidade e envolvimento com o público e são cores presentes na bandeira do Brasil, já que o nosso foco é popularizar os clubes brasileiros.

ESTRATÉGIA DE MARKETING

Nosso público-alvo são homens na faixa etária entre 15 e 30 anos, das classes A, B e C em toda São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com