TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO USO DE MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Por:   •  20/8/2018  •  Bibliografia  •  2.615 Palavras (11 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 11

MAYARA CABRAL COSMO

ANÁLISE DO USO DE MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.

Niterói

2018

  1. TÍTULO

Análise do uso de mídias sociais digitais em bibliotecas públicas brasileiras

  1. TEMA

O tema  de estudo é o uso de mídias sociais digitais em bibliotecas públicas, a fim de auxiliar na promoção dos produtos e serviços de informação oferecidos por essas instituições. .  

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O recorte temático dado à presente pesquisa é a utilização de mídias sociais digitais pelas cinco bibliotecas públicas brasileiras de maior expressividade, com a intenção de analisar a aplicabilidade dessas ferramentas de marketing digital no âmbito dessas bibliotecas, bem como identificar possíveis usos com base na literatura disponível sobre o tema.

  1. PROBLEMA

As bibliotecas públicas no Brasil, inseridas no contexto da sociedade da informação, têm sofrido a subutilização dos seus espaços, assim como a falta de investimento do setor público. Além disso, o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) pôs em cheque a posição da biblioteca pública como centro de acesso e disseminação da informação.  Por consequência desses fatores e dentre outros,  boa parte dessas bibliotecas perde o sentido de existência, se tornando espaços ociosos, o que culmina até mesmo no fechamento dessas instituições. Isso representa, portanto, a desvalorização desses equipamentos culturais como fontes de informação, educação, cultura e lazer.

Nesse sentido, o principal questionamento que se apresenta neste estudo se refere a como atrair mais usuários para as bibliotecas públicas, com o propósito de usufruírem de todo o potencial informacional e cultural disponível e, por consequência, agregar valor social a esses espaços, tornando-as, assim, verdadeiramente pertinentes às comunidades em que se inserem.

  1. HIPÓTESE

        As bibliotecas públicas estão perdendo o seu protagonismo perante a sociedade. Consideradas antes uma das principais fontes de informação do cidadão comum, após o surgimento da Internet e das novas TICs, bem como o desenvolvimento de ferramentas de pesquisas on-line, que dão acesso a um oceano informacional de tamanhos sem precedentes, essas instituições precisam refletir sobre o seu papel social. Tal como afirma Suaiden (2000, p. 20):

a biblioteca pública ‘tradicional’ passa a conviver na sociedade da informação com novas formas de organização de bibliotecas. O desenvolvimento das tecnologias e as novas relações advindas destas impõem novos papéis.

Por isso, se faz urgente rever a função primordial dessas instituições junto a nova ordem social determinada pelo uso das TICs.

                Entretanto, é pertinente atentar para a necessidade de apropriação dessas novas tecnologias, a fim de usufruir das oportunidades de aproximação e valorização das bibliotecas públicas junto à comunidade a que pertencem. Nesse sentido, Medeiros e Olinto (2012, p.15) reiteram que:

[...] as TICs podem ser consideradas como uma nova forma de consolidar a atuação das bibliotecas públicas junto à comunidade. Ela pode representar o ponto de acesso à informação virtual, fornecer capacitação para um uso eficaz e também pode ampliar seus contatos através das redes sociais.

Assim, as bibliotecas públicas podem se beneficiar do uso dessas novas tecnologias, não só para aprimorar seus produtos e serviços, mas principalmente para fortalecer os laços de relacionamento com o público usuário.

Portanto, a proposta visa analisar a aplicabilidade das mídias sociais digitais pelas cinco maiores bibliotecas públicas do Brasil, além de relacionar o uso dessas ferramentas como forma de atrair usuários em potencial para fazerem uso dos serviços e produtos de informação oferecidos por essas instituições. Pretende ainda apontar não só as limitações na utilização dessas ferramentas, como também novas propostas de uso como maneira de ratificar a importância das mídias sociais digitais no contexto das bibliotecas públicas, para a afirmação e reconhecimento desses equipamentos como centros de cultura, informação, educação e lazer para a sociedade.

  1. OBJETIVOS                

6.1 GERAL 

Analisar o panorama do uso de mídias sociais digitais para a promoção de produtos e serviços de informação em bibliotecas públicas.

6.2 ESPECÍFICOS 

a) Identificar os recursos de mídias sociais digitais disponíveis e confrontar com aquelas utilizadas pelas cinco maiores bibliotecas públicas do Brasil;

b) Analisar o uso desses recursos para a promoção dos produtos e serviços de informação oferecidos por essas instituições;

c) Apontar limitações, bem como apresentar novas propostas de uso das mídias sociais digitais no âmbito das bibliotecas públicas.

  1. JUSTIFICATIVA

Com o intuito de compreender a importância da biblioteca pública no contexto da sociedade da informação, é necessário observar a evolução do conceito de bibliotecas públicas através dos diversos Manifestos da UNESCO publicados ao longo dos anos. A UNESCO publicou o primeiro Manifesto da Biblioteca Pública em 1949, ressaltando seu papel junto à educação, além de qualificá-la como centro promotor do desenvolvimento popular. Houve uma grande comoção em diversas partes do mundo para seguir seus critérios. Já a segunda versão, publicada em 1972, teve grande ressonância nos países latino-americanos, atribuindo às bibliotecas públicas a função de promover a educação, a cultura, o lazer e a informação. Por fim, em seu mais recente manifesto, publicado juntamente com a IFLA no de 1994, destaca ainda que os objetivos da biblioteca devem estar associados à democracia e à igualdade de acesso para todos, e, por conseguinte, “[...] refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade [...]” (MANIFESTO DA INFLA/UNESCO…, 1994, p. 2). Portanto, se faz necessário repensar a biblioteca pública como espaço de referência informacional e cultural para a sociedade contemporânea.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com