TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO VÍDEO "UM PAVÃO NA TERRA DOS PINGUINS"

Dissertações: ANÁLISE DO VÍDEO "UM PAVÃO NA TERRA DOS PINGUINS". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  3.032 Visualizações

Página 1 de 2

Nem sempre os pingüins eram sábios, porém, sempre mandavam. Exemplificando assim, o estilo de liderança autocrático, onde o poder de decisão é sempre concentrado na chefia.

Os executivos e gerentes vestiam trajes elegantes, enquanto os outros pássaros eram uniformizados. Os pingüins ministravam cursos para estabelecer os comportamentos que julgavam adequados às outras aves. Os pássaros que desejavam se desenvolver, eram induzidos a se parecer com os pingüins. Ainda assim, pássaros diferentes de pingüins eram barrados, impedidos de se expressarem.

Assim, os pingüins conseguiam manter sob controle os desafios e perigos do ambiente.

Com a chegada de novos pássaros, o ambiente sofreu mudanças, diferentes daquilo que estavam acostumados. O pavão Paulo, foi um dos personagens que mais se destacou, com sua criatividade e espontaneidade; os pingüins ficaram maravilhados com as qualidades de Paulo. Até que, começaram se sentir ameaçados diante da percepção de seu potencial.

Paulo estava certo de que aquela era a empresa certa para ele, onde ele iria crescer profissionalmente. Paulo trabalhava duro, até que começaram problemas com ele. Seu jeito incomodou outros pássaros e a direção da empresa, assim, os pingüins tentaram fazer com que Paulo fosse diferente, se parecesse com os demais. Paulo não se adaptou com as condições e se sentiu magoado com aquela repressão.

Paulo comentou o episódio com seus outros colegas que também se sentiam reprimidos, cada um por um motivo particular.

Os pingüins fiscalizavam o trabalho dos demais pássaros. O trabalho e a produção deveriam ser exatamente da forma que era imposta pela direção, e novas idéias, completamente sem credibilidade. Típica do modelo autocrático a liderança era orientada pela tarefa, ou seja, a preocupação central é com as tarefas a serem realizadas, os prazos e produção, não sendo levado em consideração o grupo que executa.

Em um segundo momento, diante de uma ameaça externa diferente das enfrentadas até o momento, os pingüins sentiram dificuldade para esse desafio. Foi então que Paulo e os outros pássaros tentaram ajudar com idéias diversas.

Sem outra opção para vencer os problemas batendo à porta, os pingüins passaram a ouvir os pássaros e se organizaram para uma ação, cada um usando o seu potencial e colaborando com o que sabia de melhor. Assim conseguiram vencer os adversários, unidos em grupo e o trabalho foi reconhecido pelos pingüins.

Nesse momento, a liderança passa a ter características democráticas, onde as decisões são influenciadas por todos os membros do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com