TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ECOLÓGICA

Trabalho acadêmico: ANÁLISE ECOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.960 Palavras (24 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 24

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

Para a realização de um bom evento, é necessário responder três perguntas bases. “Por que, para que e para quem” será a realização deste evento. A partir dessas três respostas, podemos começar a planejar o evento, que não é feito de uma hora para outra. O planejamento de um evento é dividido em três etapas; antes, durante e depois. De acordo com MELO, NETO (2007), “é um setor em constantes mudanças, tornando-se complexo a cada ano, pois requer atividades para que a sua realização torne-se viável”.

Para a elaboração deste projeto, temos como objetivo apresentar aos jovens uma visão diferenciada sobre a autoestima, tendo como base os estudos técnicos científicos, com profissionais especialistas na área de psicologia e também com estudos filosóficos e religiosos e com especialistas do movimento filosófico religioso da Seicho-No-Ie, tudo isso em um bate papo informal interagindo com o público alvo.

No decorrer deste projeto, será apresentado a analise de ambiente, apontando como se encontra o setor de eventos no Mundo, no Brasil, e em Salvador. Apontamos também o ambiente de marketing e a forma que pretendemos atingir nosso público alvo através das estratégias pesquisadas e estudadas.

No tópico de Macro ambiente, estamos apontando as oportunidades e ameaças que o evento oferece, podendo citar que uma oportunidade para esse evento é a quantidade de associados que a federação de Jovens da Seicho-No-Ie –Salvador – possui cadastrado, levando em consideração que 30% desses associados é o público estimado para o nosso evento. Uma ameaça está no ambiente natural, que pode nos surpreender com um tempo indesejado, mesmo que as pesquisas de clima tempo aponte um dia favorável. Falaremos também do Micro Ambiente, definição de público e posicionamento e importância do logotipo que será utilizado.

1.1 ANÁLISE DE AMBIENTE

O setor de eventos vive em constantes mudanças, tornando-se complexo a cada ano, pois requer atividades para que sua realização torne-se viável. Segundo Giácomo ( apud MATIAS, 2002), evento é um componente do mix da comunicação, é um acontecimento criado com a finalidade de reunir pessoas para proporcionar lazer e entretenimento entre elas.

Percebe-se atualmente que o entretenimento é um dos setores que mais cresce no mundo. Segundo (MELO NETO, 2007, p.27) “Nos Estados Unidos, o setor movimenta US$ 13 bilhões por ano. No Brasil, a indústria de lazer fatura US$ 200 milhões, há portanto um grande potencial de crescimento deste setor em nosso país.”

‘A indústria do entretenimento é a que mais cresce no mundo. Ela envolve esporte, show bizz, lazer, cultura, saúde, viagem, com vasto arsenal de produtos, serviços e merchandising. Nos Estados Unidos, responde por 18% do PIB. O futuro do emprego é dela’.

Beting (apud MELO NETO, 2007)

O lazer como fonte de entretenimento, nos tempos modernos, se torna fundamental para a auto realização das pessoas, principalmente para aquelas que vivem em grandes centros urbanos. Segundo (CRISÓSTOMO, 2004, p.36), “o lazer é uma ocupação não obrigatória de livre escolha do indivíduo, proporcionando desenvolvimento pessoal e social.”.

Temos que pensar no evento como uma atividade econômica, gerando benefícios para as empresas patrocinadoras, seja para o país, ou para a cidade ou para o município ou para um bairro, para os fornecedores, restaurantes, hotéis, etc. Quanto maior o evento, maior será o impacto econômico.

A tipologia do evento escolhido para o nosso projeto está na categoria de eventos Técnicos Científicos que tratam de conhecimento mais profundo sobre determinado assunto, com professor e doutores especializados. Acreditamos que quem se disponibiliza a participar desses eventos busca, sobretudo, ampliar o grau de conhecimento acerca de um determinado assunto, em específico.

Dentre vários tipos de eventos, foi escolhido o Talk Show, que é um bate papo informal onde os convidados, sejam eles pessoas especialistas em um determinado assunto, um artista, qualquer outro profissional ou até mesmo o público para discutir diversos tópicos. São rodadas de perguntas feitas pelo mediador e pelo público.

Nesse formato de evento, é possível acontecer apresentações culturais, como o teatro ou música, que é apresentada entre uma discussão e outra. Geralmente esse evento tem a duração de 3 horas, onde o mediador dá por encerrado o evento com alguma apresentação musical ou teatral.

O mercado de eventos não para de crescer, a indústria do entretenimento está a todo vapor, pois o entretenimento tornou-se uma necessidade social para o ser humano. Para entender melhor, falaremos por partes sobre esse crescimento, começando pelo o mundo até chegar no nosso destino de pesquisa, a cidade de Salvador, BA. O setor de entretenimento começou na Grécia com os Jogos Olímpios da Antiguidade, depois surgiu o carnaval na Antiguidade, nas cidades Greco – romanas e na Grécia também surgiu os Congressos. Já as Feiras surgiram na Idade Média, na França.

Com os avanços do século XX, meios de transportes, comunicação e tecnologias foram desenvolvendo os eventos, e transformando uma fonte econômica muito grande, gerando empregos e movimento a economia.

Começaram a sobressair os macros ou megaeventos com as Olimpíadas, a Copa do Mundo, Copa das Confederações, Festival Internacional das Artes, Lavage de La Madeleine, Prêmio do Oscar, Grammy Latino e grandes shows musicais com artistas Internacionais e Nacionais também, etc.

O setor de eventos no Brasil tem presenciado um grande crescimento nos seus mais diferentes segmentos: lazer e entretenimento, negócios, turismo social e esportivo, congressos e outros que através de grandes grupos no mercado perceberam por partes das empresas e das agências, potencial mercadológico e financeiro nesse setor.

O Brasil se destaca não só pelo seu desenvolvimento econômico, mas também por proporcionar alegria e diversão a um grande público com a realização de grandes, médios e pequenos eventos, de acordo com publicações dos Jornais Brasileiros. Sejam eles em Eventos Culturais, Eventos Sociais, Eventos Esportivos e Eventos Técnicos Científicos.

A cidade de Salvador possui uma população de aproximadamente 2.711.000 de habitantes segundo o (IBGE, 2012). A capital Baiana além de ser conhecida como a capital do axé, onde o evento musical mais importante do ano é o carnaval, que atrai milhares de foliões tanto brasileiros como estrangeiros, gerando empregos e fortalecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com