TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO CLÁSSICA, HUMANITÁRIA E COMPORTAMENTAL DA TEORIA DE GESTÃO

Projeto de pesquisa: APLICAÇÃO CLÁSSICA, HUMANITÁRIA E COMPORTAMENTAL DA TEORIA DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO____________________________________________________ 3

DESENVOLVIMENTO______________________________________________ 4

CONCLUSÃO____________________________________________________10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS___________________________________11

.

INTRODUÇÃO

Ao longo da história, o homem sempre produziu ferramentas para facilitar seu trabalho ou para ajudá-lo a superar suas limitações físicas.

Assim o homem, um ser que facilmente seria vencido pelos elementos da natureza, produziu um enorme número de artefatos que lhe possibilitaram dominar e transformar o meio natural. Essa atitude de criar instrumentos e aperfeiçoá-los constantemente torna possível a compreensão de processo civilizatório pelo qual vem passando desde que surgiu na Terra.

As organizações são sistemas sociais constituidos por pessoas, aqueles que as administram têm de compreender que não existe um padrão que se possa aplicar a todos os elementos que compõem uma organização. Por isso, são tão importantes os contributos da psicologia no estudo das variáveis que intervêm no comportamento.

A compreensão da complexidade do comportamento individual é decisiva na definição da gestão de uma organização. No trabalho não domina apenas a componente racional – o individuo é uma totalidade. Todas as dimensões da sua vida influenciam e determinam o seu comportamento na organização: a pe

“ As pessoas têm muito em comum – ficam contentes com a presença de quem gostam, sofrem com a perda de uma pessoa amada – mas cada pessoa é também individualmente diferente. Nas montanhas da Gronelândia estão biliões de flocos de neve todos diferentes. No planeta Terra existem biliões de pessoas complexas que são todas diferentes ( e espera-se que todos os que venham a surgir sejam também diferentes!).Cada uma é diferente de todas as outras, provavelmente em milhares de maneiras assim como as suas impressões digitais são diferentes. E essas diferenças são substanciais. Pensai por exemplo, de células cerebrais de uma pessoa e nos biliões de combinações possiveis de conexões e registos de experiências que aí estão armazenados.

K. Davis e J.Newstrom, comportamento humano no trabalho.

ABORDAGEM CLASSICA, HUMANISTA E COMPORTAMENTAL DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.

Os princípios gerais de administração mais conhecidos são:

Principio da divisão do trabalho: é o principio da especialização necessária à eficiência na utilização das pessoas. Consiste na designação de tarefas especificas a cada um dos órgãos que compõe a organização empresarial.

Princípios da autoridade e responsabilidade: a autoridade é o poder derivado da

posição ocupada pela pessoa, o direito de dar ordens e o poder esperar obediência; a responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade. Ambas devem estar equilibradas entre si.

Principio da unidade de comando: cada pessoa deve receber ordens de um superior (chefe). È o primeiro da autoridade única.

Principio da hierarquia ou cadeia escalar: a autoridade deve estar disposta em uma hierarquia, isto é, em escalões hierárquicos, de tal maneira que um nível hierárquico deve estar sempre subordinado ao nível hierárquico superior.

Principio da departamentalização: a divisão do trabalho conduz à especialização e a diferenciação das tarefas e dos órgãos, ou seja, à heterogeneidade e a fragmentação. Para buscar homogeneidade deve-se agrupar na mesma unidade todos os que estiverem trabalhando pelo mesmo processo para a mesma clientela no mesmo lugar.

Principio da coordenação: é a distribuição ordenada do esforço da empresa, a fim de obter unidade de ação na consecução de um fim comum.

Características da Teoria Clássica da Administração

Adoção de princípios gerais de administração como receituário para o administrador.

Ênfase no processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Ênfase na organização formal da empresa.

Definição das funções básicas da empresa.

Humanística Neoclássica

Um dos principais objetivos do movimento humanista foi tentar quebrar o excessivo controle hierárquico e encorajar a espontaneidade dos trabalhadores.

Surgiu com as idéias de Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947). E a fase em que administrar é, sobretudo lidar com pessoas. Foi uma reação à abordagem mecanicista e rígida dateoria clássica e da teoria da Burocracia. Ela procura enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas.

É a chamada abordagem humanística e pode ser divididas em duas escolas: A Escola das relações Humanas e a Teoria Comportamental.

Da engenharia para a psicologia, da técnica para o humanismo. O homo economicus é substituído pela concepção do homo socialis. Segundo essa concepção o homem é motivado basicamente por recompensas sociais e simbólicas, pois as necessidades psicológicas do ser humano são mais importantes do que a necessidade de ganhar mais dinheiro. O conceito de ralações humanas foi utilizado mais como fachada para a manipulação dissimulada dos indivíduos que propriamente como uma filosofia administrativa sadia e justa.

As principais contribuições da teoria das Relações Humanas à TGA se concentram no esforço pioneiro rumo à humanização das empresas: A ênfase na organização informal, nos grupos, sociais, nas comunicações, motivação, liderança, nas abordagens participativas e, sobretudo, na preocupação com a satisfação com a satisfação no trabalho.

A abordagem comportamental descende diretamente da escola das Relações Humanas. A segunda abordagem humanística, a Teoria Comportamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com