TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA

Dissertações: APLICAÇÃO NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

1.2 – Aplicação na pequena e média empresa

Nos últimos 50 anos, o marketing tornou-se uma atividade fundamental para o sucesso dos negócios. De simples ferramenta gerencial, o marketing passou a funcionar como palavra-chave do processo decisório de uma empresa. Graças a esse olhar, sua perspectiva teórico funcional ganhou uma nova dimensão conceitual, já que no foco das decisões o mercado, o consumo, a venda e o lucro se tornaram os vetores que colocaram o marketing como o epicentro do processo organizacional, guiando-o a uma função supra estratégica.

Ter uma empresa orientada pelo paradigma de marketing, é gerenciar todas as competências essenciais, através da premissa mercadológica. Ou seja, Produção, RH, Finanças, Tecnologia e outras áreas se tornam orientadas/enredadas pela abordagem do consumo, pois o sucesso de um negócio está intimamente relacionado a uma visão de excelência em marketing.

Grandes empresas, no cenário mundial, percebem o quanto o marketing é importante para ficar reduzido apenas a funções táticas e operacionais.

Portanto, vamos a algumas dicas importantes para que as pequenas e médias empresas possam utilizar-se do pensamento mercadológico como um diferencial competitivo estratégico.

1º) A estratégia competitiva de uma empresa, ou seja, como ela vai se posicionar para competir no mercado, depende de uma abordagem criativa mercadológica na busca de uma posição de exclusividade, deliberada, para construir-se de maneira que seja difícil de ser copiada. Ser diferente, não copiar as outras empresas. Fazer algo novo, isso é criativo. As pessoas estão dispostas a pagar por isso.

2º) A análise do PFOA (Potencialidades, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças) é de extrema relevância para auxiliar a escolha de uma posição competitiva robusta. Entender os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e reconhecer as oportunidades e ameaças ambientais e oferecem bons indicadores para uma boa decisão estratégica.

3º) Ser o primeiro na mente do mercado. Fazer bom uso da comunicação de marketing (propaganda, promoção, internet, relações públicas etc) para garantir que a marca seja top of mind e sempre lembrada como a nº 1.

4º) Colocar o cliente / consumidor como foco do processo. Pensar e agir em direção às expectativas do cliente, procurando atendê-las de forma antecipada e pró-ativa, ajudam a construir uma imagem de qualidade em serviços.

5º) Ter um bom produto, investir na sua embalagem e oferecer uma promessa que possa ser cumprida, tudo isso ajuda a criar uma percepção favorável junto ao público-alvo.

6º) Gerenciar bem a marca - os valores, as experiências e a imagem, pois ela é o principal ativo que uma empresa pode construir no mercado. Uma estratégia de branding bem administrada é garantia de sucesso e rentabilidade. Não esqueça que as pessoas compram as marcas (estado de satisfação mental), e espera que os produtos e serviços proporcionem exatamente isto.

7º) Ter uma boa distribuição, criar uma base de valor sólida (qualidade, preço e serviços) ajudam a empresa a vender bem a sua imagem no mercado.

8º) Reinventar o seu negócio, mas não modificar o seu posicionamento. Pode ser confuso, mas é simples. Mantenha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com