TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÕES DO MARKETING

Trabalho Escolar: APLICAÇÕES DO MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

APLICAÇÕES DO MARKETING

O marketing pode ser aplicado de diversas formas . Antigamente, dava-se muita ênfase para o marketing de transação, ou seja, aquele marketing que apenas se preocupava em realizar uma venda. Após o momento em que o cliente comprava, ou mesmo assinava o pedido, acabava o relacionamento entre o fornecedor e o cliente. Infelizmente, em alguns locais, ainda podemos observar a aplicação do marketing de transação, mas felizmente, ele está em desuso.

Portanto, o marketing de transação ainda é uma das aplicações do marketing que visa uma transação única, sem perspectivas de continuidade. (DIAS, 2003).

Ainda em 1960, nos Estados Unidos, surgiu o marketing direto, que consistia numa estratégia de comercialização direta entre produtor e consumidor, sem intermediários. O marketing direto utilizava-se de listas de clientes ( mailing lists ) e correspondências ou catálogos enviados pelo correio ( mala direta) em que o cliente respondia sua intenção de compra diretamente para o fornecedor/ produtor e resultava em vendas que poderiam ser feitas pessoalmente ou, mais comumente, através de telefone, a televenda.

Atualmente, há mais canais disponíveis para a implementação de marketing direto, como vendedores que atendem pessoalmente seus clientes ( porém não são distribuidores, mas sim funcionários da empresa produtora), televendas, telemarketing e call center, visitas porta a porta, telefonemas, correio tradicional ou eletrônico ( através de email marketing) ou outros meios eletrônicos, como televisão ou internet. O objetivo do marketing direto é tanto atenderão cliente como realizar vendas ou estabelecer relacionamento. ( DIAS, 2003).

O marketing de relacionamento surgiu na década de 1990 como uma evolução do marketing direto, movido por pesquisas que mostraram que conquistar um novo cliente custa, em média, cinco vezes mais que manter um cliente atual. Seu objetivo é estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente, pois lhe trará mais benefícios e maior rentabilidade.

O marketing de relacionamento começou a ser aplicado com clientes corporativos, ou seja, aqueles que compravam em grande volume, pois neste tipo de compra há mais verba disponível para investir em relacionamento com o cliente . Atualmente, ele também é aplicado com consumidores finais ( pessoas físicas), como forma de diferenciar a empresa no mercado É muito comum percebermos empresas que gastam tempo e dinheiro para conquistar um cliente, porém depois de conquistado, o mesmo não recebe mais nenhum tipo de “ carinho” da empresa.

Entre as ferramentas mais simples de marketing de relacionamento, pode-se citar de acordo com Dias (2003), desde um simples cartão de aniversário para o cliente até convites mais sofisticados. O relacionamento deve ser mantido não somente com os clientes, mas também com os colaboradores ( clientes internos ), terceiros, governo, concorrentes e canais de distribuição.

Outra aplicação do marketing é a de fidelização ou retenção. Normalmente, ela acontece simultaneamente ao marketing de relacionamento. Conforme Dias(2003,p.7), “ é a estratégia para fidelizar ou reter clientes por meio de ações integradas, sistemáticas e contínuas de comunicação e promoção, gerando frequência e repetição de compra por parte dos clientes e recompensando-os por isso.” Empresas como supermercados, companhias aéreas, operadoras de cartões de crédito e outras têm utilizado muito este tipo de marketing, através de seus programas de fidelidade. Estes programas podem ser de pontos, que são os mais comuns, onde os clientes durante suas compras, acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios, ou apenas programas de relacionamento, nos quais os clientes, sem o acúmulo de pontos, são selecionados e agraciados com algum benefício. Nestes programas, os prêmios ou benefícios podem ser retirados no mesmo local da compra ou em outras empresas “parceiras”.

O marketing um a um ou individualizado, é a evolução do marketing de relacionamento ou de fidelização. Nesta abordagem, o cliente é tratado como único ou faz parte de um grupo de clientes com comportamento de compra semelhante e recebem tratamento e ofertas personalizadas. Este tipo de marketing é possível e facilitado através de tecnologia de informação que desenvolveu softwares adequados para a armazenagem de dados de cada cliente e, ainda mais, para uma troca de informações entre marketing e produção, o que torna viável a elaboração de uma oferta 100% personalizada.

Os sistemas mais utilizados são os de gerenciamento do relacionamento com o cliente, que fazem com maestria a armazenagem e o cruzamento dos dados dos clientes. Através destes sistemas é possível, em um supermercado, por exemplo, detectar se um cliente está de dieta ou se teve filhos, pois ele registra todo o comportamento de compra do cliente e, com uma observação adequada, pode-se chegar a estas conclusões e apresentar ofertas especiais e personalizadas para eles.

Marketing pessoal é outra forma de aplicação do marketing. Normalmente, é utilizado por políticos, artistas, esportistas e outros profissionais cuja atividade pressuponha grande projeção e reconhecimento popular ou que desejem tornar -se celebridades. Conforme dias (2003), este marketing incentiva a atenção, interesse e preferência por alguma pessoa. É por conta do marketing pessoal que algumas vezes as pessoas participam de eventos absurdos com o propósito único de promoverem seus nomes.

O marketing social está conquistando cada vez mais seu espaço. Ele é direcionado a organizações sem fins lucrativos, às ONGS e às causas sociais. O que vem acontecendo é que as empresas têm reconhecido seu papel social, aplicando parte de seus lucros em programas voltados para a comunidade, como preservação do meio ambiente, esportes, educação, arte e cultura. As empresas optantes pelo marketing social vêm aumentando seu mercado, pois seus clientes observam suas atitudes e aqueles que concordam com elas, optam por se fidelizar. É muito importante que as empresas identifiquem adequadamente onde aplicar seu marketing social, pois, se investirem em algo que seu mercado não vê relevância, dificilmente terão algum tipo de retorno.

“ Marketing institucional são as ações direcionadas para a criação de imagem favorável e preferência para uma determinada organização ou empresa. A imagem da empresa, juntamente com a do produto, são fatores importantes que influenciam a decisão de compra dos clientes” (DIAS, 2003, P.8).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com