TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APO - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Trabalho Escolar: APO - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  3.236 Palavras (13 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

ADMINISTRAÇÃO

Carla Ediane de Souza Batista - 2627481470

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Campinas, SP

24/09/2013

RESUMO

O presente trabalho refere-se à ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA da disciplina de ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES, de açodo com a grade do curso de ADMINISTRAÇÃO.

As atividades realizadas auxiliaram na compreensão das responsabilidades e detalhes que um administrador precisa lidar em sua profissão para que a produção de algum produto seja realizada dentro do tempo previsto, com a qualidade necessária e mantendo os funcionários saudáveis e comprometidos com o trabalho.

A empresa escolhida para este trabalho é a CARGILL, de São José do Rio Pardo, empresa que entre outros produtos produz as Caldas para Sorvete do Mac Donald.

No Capítulo 1 deste trabalho temos o que é um Sistema de Produção e apresenta a CARGILL AGRÍCOLA S/A, empresa escolhida para o desenvolvimento desta atividade.

Na sequência, o Capítulo 2 foi abordado conceitos sobre o Plano Agregado e Capacidade Produtiva.

No Capítulo 3 o tema é Planejamento de Produção, PCP e algumas análises realizadas para o bom aproveitamento dos recursos disponíveis.

Por fim, no Capítulo 4 foi trabalhado o Plano de Produção com 3 estratégias para a maximização de resultado na Célula de Produção estudada.

Entre as atividades realizadas neste trabalho temos a leitura de artigos e livros sobre o tema como pesquisas em diversos sites especializados no assunto, assim como funcionários e responsáveis da empresa Cargill.

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

CAPÍTULO I 3

1. INTRODUÇÃO 3

1.1. SISTEMA DE PRODUÇÃO 3

1.2. CARGILL 4

1.3. RELATÓRIO COM DADOS TÉCNICOS 6

CAPÍTULO II 7

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 7

2.1. PLANO AGREGADO 7

2.2. CAPACIDADE DE PRODUÇÃO 8

CAPÍTULO III 11

3. PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO 11

3.1. CONCEITO 11

3.2. PRODUTOS NECESSÁRIOS 11

3.3. TEMPOS DE PROGRAMAÇÃO DE AQUISIÇÃO 12

CAPÍTULO IV 13

4. PLANO DE PRODUÇÃO 13

4.1. INTRODUÇÃO 13

4.2. DESENVOLVIMENTO 13

4.3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

4.3.I. ESTRATÉGIA I 13

4.3.II. ESTRATÉGIA II 14

2.1.I. ESTRATÉGIA III 14

2.1. REFERENCIAS 14

BIBLIOGRAFIA 15

CAPÍTULO I

1. INTRODUÇÃO

1.1. SISTEMA DE PRODUÇÃO

O Sistema de Produção é um conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho da Produtividade, também dizem respeito a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços,com características diferentes de volume e variedade.

“Os processos que tem como resultado um produto, são chamados de processos de conversão, uma vez que mudam a estrutura, formato ou composição inicial da matéria-prima. Já o que originarão um serviço, processos de transferência, pois há transferência de conhecimento, know-how e/ou tecnologia.”

(Wikipédia)

Sistema de Produção = Entradas, processo de transformação e saída.

As entradas são: os recursos transformadores (materiais, informações e consumidores) e os de transformação (instalações, funcionários e insumos). Por insumo se entende recursos a serem transformados diretamente em produtos e podem ser classificados em:

• Insumos externos – com caráter de informação como política, legislação, economia, sociedade, tecnologia etc

• Insumos de mercado – com caráter de informação como: concorrência, produtos, desejos dos clientes

• Insumos primários/recursos primários – são sustentam diretamente a produção e a entrega, como:Recursos Físicos (Máquinas, Equipamentos), Matérias (Matéria Prima, Recursos Energéticos e Recursos Naturais), Recursos Humanos, Recursos Econômicos – Financeiros.

As saídas são: fabricação ou manufatura de produtos, podendo ser tangível (estocável e transportável) ou de geração/prestação de serviço (intangível, é para consumo da produção e não pode ser estocada ou transportada).

Dentro das estratégias da manufatura temos o PPCP, área de decisão, com objetivo de planejamento e controle dos recursos, também é um sistema de transformação de informações, pois recebe as informações de demanda e planeja a operação de produção.

As demandas são previsões de Curto, Médio e Longo prazo e são obtidas, entre outras formas, através da formula:

1.2. CARGILL

A empresa escolhida para a realização deste trabalho produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. No Brasil desde 1965, a Cargill é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com