TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PESQUISA ERGONÔMICA

Por:   •  6/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.431 Palavras (14 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 14

Michael Thonet

Michael Thonet nasceu em 2 de julho de 1796 em Boppard, Alemanha. Começou a trabalhar na sua cidade como carpinteiro e entalhador no ano de 1819. Thonet foi o primeiro a desenvolver a técnica de arquear (dobrar e curvar) a madeira através do vapor. Foi um processo que revolucionou a indústria mobiliaria, e com isso, Thonet produziu peças incríveis que são desejadas até hoje.

No ano de 1830, o designer inventou uma máquina para fabricar móveis de madeira curvada, assim produzindo móveis em série. E após 11 anos (1841), Thonet expõe suas obras na exposição de Coblença, e logo no ano seguinte na de Mainz.

Mesmo com sua carreira sendo cada vez mais reconhecida, Thonet só consolidou e marcou seu nome na história com a exposição de suas peças na grande Exposição de Londres, no ano de 1851.

Em 1859, o artista apresenta a sua cadeira que é composta por apenas 6 peças. Revolucionando o mercado, a cadeira recebe a denominação de nº14.

Michael Thonet falece em 3 de março de 1871.

Cadeira Thonet Nº 14[pic 1]

Estrutura em madeira maciça e vergada. A fixação das peças é feita com parafusos fenda Philips e cola PVA. O acabamento é aplicado no produto montado, com tingidor a base de resinas pigmentadas, selador e verniz PU.

Largura: 40 cm

Altura: 87 cm

Comprimento: 40 cm[pic 2]

Cadeira Thonet 1870

Madeira curvada, vime

Largura: 55 cm

Profundidade: 150 cm

Altura: 100 cm

210 R 1860[pic 3]

Madeira Maciça

Altura: 75 cm

Largura: 54 cm

Profundidade: 57 cm

Pierre Paulin

Pierre Paulin foi designer industrial e de interiores. Nasceu na França no dia 09 de julho de 1927. Considerado um dos mais talentosos designers do século XX o francês fez obras que chamaram atenção até mesmo da empresa de Thonet. Suas obras se caracterizavam pela simplicidade nas formas e sua resistência aos efeitos líricos que as pessoas pudessem causar.

Somente em 1956, Paulin achou meios de suporte para a criação de seus projetos devido ao convite de Harry Wagemans para juntar-se a empresa Artfort.

No final do ano 60, o designer recebe um convite para participar do ateliê de pesquisa e criação chamado Le Mobillier National. Nesse ateliê, Paulin recebe colaboração de diversos artesãos e o proporcionam diversas oportunidades, como a restauração da Ala Denon do Museu do Louvre, restauração do apartamento do presidente Georges Pompidou e posteriormente responsável por mobiliar o escritório do próximo presidente François Mitterand.

Pierre Paulin falece no dia 13 de junho de 2009.[pic 4]

Poltrona Trevo 1960

Estrutura de Inox, Assento e Encosto em Fibra de Vidro

Tecido Sintético (PU), couro, suede e linho.

Largura: 82 cm

Altura: 65 cm

Poltrona Oyster 1960

Base em aço cromado. Concha em fibra de vidro.[pic 5]

Assento, em poliuretano injetado.

Tecido Sintético (PU), couro, linho e suede.

Largura: 89

Altura: 71

Profundidade: 88

Banqueta Tulipa 1965[pic 6]

Base giratória em alumínio polido brilhante e coluna em aço carbono . Assento e encosto: fibra de vidro, estofado em espuma de poliuretano e revestido. Tecido sintético (PU), couro, buclê, linho ou suede.

Largura:  70

Altura: 104

Profundidade: 63

Isamu Noguchi

Isamu Noguchi foi escultor e designer. Ele nasceu no dia 17 de novembro de 1904 em Los Angeles nos Estados Unidos.

Noguchi passou a sua infância inteira no Japão e a sua adolescência em Indiana, uma cidade no interior dos Estados Unidos. O designer chegou a estudar medicina na Universidade de Columbia, e neste mesmo período em que estudava medicina, Noguchi assistia aulas de esculturas a noite, assim tendo com o seu mentor Onório Rudolfo. No ano de 1924, ele abandona totalmente a faculdade de medicina para se dedicar totalmente a arte.

Entre 1927 e 1928, ele trabalhou em Paris como assistente no estúdio do escultor Constantin Brancusi, e logo no ano seguinte ele vai para Nova York para expor suas peças pela primeira vez.

Prosseguiu seus estudos viajando na Inglaterra, China e México. Nas décadas de 30 e 40, se dedicou apenas na criação de mobiliários.

Suas obras são caracterizadas por formas orgânicas com a sutileza oriental e a sofisticação ocidental.

Isamu Noguchi falece em 1988 em Nova York.[pic 7]

Mesa para Café 1944

Tampo de vidro e duas peças de madeira interligadas

Largura: 75 cm

Altura: 38 cm

Comprimento: 110 cm

Mesa Prismática 1957[pic 8]

Três peças interligadas e revestimento de alumínio

Largura: 41 cm

Altura: 41 cm

Profundidade: 37 cm

Mesa as Água 1968[pic 9]

Granito preto, pedregulho de granito rosa, água

Altura: 36 cm

Largura: 130 cm

Profundidade: 81,9 cm

Eileen Gray

Kathleen Eileen Moray nasceu em 1878 em uma família aristocrata na cidade de Enniscorthy na Irlanda. Ela é considerada uma das mais importantes designers e a mulher mais influente do século XX. Ela herda o nome Gray de seu tio escocês que era um nobre, com isso passa a ser conhecida apenas com Eileen Gray.

Eileen foi uma das primeiras mulheres a ser admitida na Slade School of Art em Londres em 1896, com apenas 23 anos. Com a mudança para Paris, continuou seus estudos na Academia Julian e a Ecole Colarossi. Suas obras eram únicas e exclusivas e possuíam formas limpas e básicas.

No ano 1906 ela se estabelece por completo em Paris. Tem como seu mentor um artesão japonês, chamado Seizo Sugawara. Em 1913 foi quando Gray consolidou sua reputação tornando-se representante do Art Deco, após a exposição Salon des Artistes Décorateurs em Paris. Ela também decorou o apartamento da Madame Mathieu Levi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (916.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com