TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CONTABILIDADE

Artigos Científicos: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 4

1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Temos a Contabilidade como um sistema de informações que tem como objetivo controlar o patrimônio de uma entidade, e esse patrimônio é o objeto da contabilidade, sempre que falarmos em contabilidade ela estará ligada ao patrimônio de uma entidade.

Todas as movimentações da contabilidade de uma entidade são registradas através da escrituração contábil, que segue o Método das Partidas Dobradas, o Plano de Contas e demais normas envolvidas, esses registros são efetuados nos livros Ração e Diário.

Muitos empresários, principalmente os pequenos empresários, rotulam a contabilidade como um simples gasto necessário, afinal pensam que o contador serve apenas para o fisco, para imprimir contas no prazo, e não conhecem o real sentido da contabilidade.

De acordo com Marion (2003, p. 25), “a função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões”. Para tanto, é necessário utilizar a Contabilidade Gerencial, que atua como auxílio para a gestão da entidade tomar decisões certas em relação ao seu patrimônio, para ver se está tendo lucro ou prejuízo, e saber o que deve fazer para continuar bem ou mudar para melhorar conforme os resultados obtidos.

As informações prestadas a entidade, são fruto das demonstrações contábeis, que devem ser analisadas para a tomada de decisões, uma demonstração contábil é o Balanço Patrimonial, que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira da entidade, outra demonstração contábil é a Demonstração do Resultado do Exercício, que é um resumo ordenado das receitas e despesas da entidade em determinado período, normalmente de doze meses, é apresentada de forma dedutiva, ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida indica-se o resultado.

Toda empresa precisa ter uma missão e uma visão, para definir um caminho a seguir e um sonho a alcançar. A missão da empresa representa a razão de existência de uma empresa, deve abranger o seu propósito básico e transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade, toda missão deve nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da empresa. A visão de uma empresa deve trazer o desejável para o futuro em longo prazo, é o conjunto de metas, determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégias para alcançar o sucesso da empresa.

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos da empresa para alcançar os objetivos estabelecidos, tendo como tarefa básica fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz. Sendo assim, é necessário conhecer esse processo para uma boa administração.

Planejar é o primeiro passo do processo administrativo, se resume em pensar antes de agir ou preparar uma maneira mais correta de agir para atingir os melhores resultados, determina antecipadamente os objetivos a serem cumpridos.

Organizar consiste em determinar o que deve ser feito para alcançar o que foi planejado, estabelecer uma ordem para as atividades a serem cumpridas e designar os cargos e tarefas a cada colaborador.

Dirigir é buscar junto às pessoas o resultado esperado de maneira técnica, conceitual e humanística, sempre incentivando os colaboradores para realizar as atividades da melhor forma possível. O papel da liderança é acionar e dinamizar a empresa.

Depois de planejar, organizar e colocar em prática, é preciso controlar para saber se o que foi estabelecido está alcançando os resultados esperados, através desse controle é possível garantir a eficácia e eficiência da administração.

Ao longo dos anos o ambiente da empresa foi tendo importância, pois antes era deixado em segundo plano. Os ambientes organizacionais são divididos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com