TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Introdutórios Em Contabilidade

Ensaios: Aspectos Introdutórios Em Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.436 Palavras (14 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 ROTINAS TRABALHISTAS 4

2.1 CTPS 4

2.2 EXAME ADMISSIONAL 4

2.3 REGISTRO DO EMPREGADO 4

2.4 CONTRATOS DE TRABALHO 4

2.5 IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO 4

3 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS 4

3.1 O QUE É LIDERANÇA? 4

3.2 O QUE É MOTIVAÇÃO? 4

3.3 TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW. 4

3.4 TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG. 4

3.5 DIFERENÇA ENTRE GRUPOS E EQUIPES 4

4 PROCESSO CONTÁBIL 4

4.1 ABERTURA DE UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4

4.2 CONTRATO SOCIAL 4

4.2.1 MODELO DE CONTRATO SOCIAL SOCIEDADE LIMITADA 4

4.3 ROTEIRO DA JUNTA COMERCIAL 4

5 DESCONTOS SIMPLES 4

5.1 TIPOS DE DESCONTOS 4

5.2 PRINCIPAIS TIPOS 4

5.3 EXEMPLO DE DESCONTO SIMPLES COMERCIAL 4

6 ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL 4

6.1 ECONOMIA BRASILEIRA 4

6.2 PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA 4

6.2.1 EXIGÊNCIAS 4

6.3 ANÁLISE DE MERCADO 4

6.4 CONCEITOS DE DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 4

6.5 ESTUDO SOBRE AS ESTRUTURAS DE MERCADO 4

7 conclusão 4

8 CONCLUSÃO 4

REFERÊNCIAS 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar o que é contabilidade, o que o profissional deverá saber em relação ao direito, a matemática, a administração, para ser um bom contador.

Abordaremos que a contabilidade é uma ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, e auxilia o empresário na tomada de decisões, onde o objeto é o patrimônio e o objetivo é fornecer informações corretas e precisas ao usuário da contabilidade no tempo certo. Falaremos da escrituração contábil, dos livros obrigatórios que são o diário e o razão, a missão e visão no mundo empresarial, a importância da contabilidade para o gestor, as demonstrações contábeis mais importantes que são o Balanço Patrimonial e a DRE, o processo administrativo que são as quatro funções importantíssimas: planejamento, organização, direção e controle, o ambiente nas organizações, a importância do direito na contabilidade e também as principais operações matemáticas que faz parte da contabilidade.

2 ROTINAS TRABALHISTAS

Para admissão de um funcionário é preciso seguir uma rotina que vamos descrever abaixo:

O novo funcionário deve apresentar toda a documentação necessária, como RG, CPF, CTPS, Cartão do PIS/PASEP, Título Eleitoral, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão dos filhos menores, Comprovante de endereço.

2.1 CTPS

As principais anotações são data de admissão/demissão, férias, contribuição sindical, alterações salariais e demais anotações que se fazem necessárias.

A CTPS é um documento obrigatório para o cidadão entrar em uma empresa, onde ela garante acesso aos direitos trabalhistas, como FGTS, Seguro-desemprego e benefícios da Previdência Social.

O funcionário deve entregar a carteira na admissão para o registro de data de admissão, valor do salário e outros que forem necessárias e o empregador tem 48 horas para fazer as anotações e devolver.

A CTPS é a única que ira comprovar os dados da vida funcional do trabalhador.

2.2 EXAME ADMISSIONAL

É obrigatório para admissão e serve para comprovar se o funcionário está apto a exercer a função a que está destinado. É realizado pelo médico do Trabalho que irá determinar o estado de saúde físico e mental do funcionário. Imprescindível para evitar transtornos com funcionários que tenham problemas de saúde seja adquirido em empresas anteriores ou pré-existentes.

2.3 REGISTRO DO EMPREGADO

O registro do empregado é obrigatório e pertence e fica arquivado na empresa e deverá conter o nome do empregado, data de nascimento, filiação, endereço, nacionalidade, naturalidade, número e série da CTPS, numero do Pis, data da admissão, cargo e função que irá exercer, remuneração, jornada de trabalho, férias, acidentes de trabalho ou doenças.

2.4 CONTRATOS DE TRABALHO

Deve ser formalizado na forma escrita ou verbal ou ainda na forma tácita (comportamental).

O contrato de trabalho é celebrado entre duas pessoas (empregado e empregador), há um consenso entre as partes, o empregado recebe uma remuneração pelos serviços prestados e há continuidade na prestação de serviços. O contrato pode ser por tempo indeterminado ou determinado quando tem um prazo estipulado para termino. Quando não é mencionado o prazo de termino no contrato, ele é considerado indeterminado e é o mais empregado.

O contrato de experiência é um contrato com prazo determinado, no máximo 90 dias, é o mais utilizado pelas empresas para avaliar o novo funcionário, se ele se está apto para aquela função, local de trabalho, capacitação técnica e profissional exigida para o cargo. Vale lembrar, que o contrato de experiência deve estar registrado na CTPS.

2.5 IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO

É importante a apresentação dos documentos na admissão para identificar o empregado como pessoa e profissional, formalizar a admissão e cumprir as obrigações trabalhistas.

• Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS – obrigatório para qualquer emprego, mesmo temporário;

• Atestado de Saúde Ocupacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com