TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO ESTRATÉGICA ETAPA 1 - PASSO 1

Trabalho Universitário: ATPS GESTÃO ESTRATÉGICA ETAPA 1 - PASSO 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 – Passo 1

“A estratégia é a seleção dos meios para realizar objetivo”, de acordo com Maximiano (MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006).

O mesmo autor nos traz as definições de estratégia de diversos autores e segue aqui alguns dos conceitos definidos:

- Hamel e Prahalad definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa.

- Bateman e Snell definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização.

- Mintzberg, Ahlstrand e Lampel também adotam tal prática, buscando resposta em autores especialistas no tema, mas não conceituam o termo sob uma única ótica, e optam por listar áreas de concordância, no que diz respeito à natureza da estratégia.

De acordo com os conceitos pesquisados a estratégia pode ser definida como um conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra, que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser.

Estratégia é então "a principal ligação entre fins e objetivos, de vários setores da empresa e planos operacionais que guiam as atividades diárias".

A Estratégia e a Tática

Segundo Tartakower (Sugestiones para la estratégia ajedrecística – Tartakower, Savielly G): “Tática é saber o que fazer quando há o que fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer”.

Para tomarmos atitudes certas, temos de saber o que estamos buscando, do que estamos atrás. Para alcançar o objetivo esperado, estabelecemos estratégias e escolhemos a melhor maneira para executá-las. Enquanto que a estratégia é baseada em objetivos de longo prazo, a tática é concreta, baseada na descoberta da melhor atitude a ser tomado de imediato.

A tática, caracterizando-se por ameaça e defesa. Se você não explorar de imediato uma oportunidade tática, o objetivo tende a não ser alcançado.

A estratégia pode ser compreendida como a elaboração do planejamento. A tática faz parte da implementação da estratégia definida, ou seja, fazer os movimentos corretos para atingir a estratégia escolhida.

Desempenho

É um conjunto de características ou capacidades de comportamento e rendimento de um indivíduo, de uma organização ou grupo de seres humanos, de animais ou de outros seres vivos, de máquinas ou equipamentos, e produtos, sistemas, empreendimentos ou processos, em especial quando comparados com metas, requisitos ou expectativas previamente definidos.

Todo o bom desempenho organizacional depende sempre de uma boa estratégia, boa estrutura, bons processos, bons funcionários e de uma boa cultura, porém nada irá adiantar se a organização tiver um bom planejamento, e não tiver uma boa estrutura, um bom processo e bons funcionários, conclui-se que o desempenho de uma organização depende de vários fatores que estão interligados entre si. Como Peter Drucker disse “as únicas coisas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com