TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Processos Gerenciais Etapa 3 (Passo 2.1)

Artigos Científicos: ATPS De Processos Gerenciais Etapa 3 (Passo 2.1). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

1.Identificar o melhor tipo de liderança que a Sra Marie Lou poderia exercer para se manter a frente de seu próprio negócio.

O melhor tipo de liderança para a Sra Marie Lou exercer seria a gestão participativa. E esta gestão representa o estágio mais liberal da gestão das pessoas. Não se trata de mudar a ordem interna ou a hierarquica organizacional, mas sim de transformar as pessoas em verdadeiros parceiros do negócio ao participar de toda rotina empresarial.

A participação é um processo compartilhado entre o administrador e seus subordinados. Sendo assim, a Sra Marie Lou, deve incentivar continuamente a participação de seus subordinados por meio de três aspectos fundamentais: envolvimento mental e emocional; motivação para contribuir e aceitação de responsabilidade. A participação em si requer o envolvimento mental e emocional das pessoas em situações de equipe e que as encoragem a contribuir para os objetivos coletivos e assumam a responsabilidade de alcançá-los.

Esta gestão pode ser apontada como a alavanca para o progresso tendo por base as pessoas. Representa o envolvimento das pessoas na gestão da empresa. No fundo, a gestão participativa é uma evolução do processo democrático de participar e decidir. Todavia, ela não se baseia simplesmente na democracia da maioria, mas, sobretudo, na democracia do consenso. Na democracia da maioria impera a vontade da parcela que for maior em detrimento da parte que tiver menor número de pessoas. Enquanto a maioria ganha, a minoria perde. Na democracia do consenso, prevalece o resultado das negociações entre todas as partes envolvidas. As vontades de todas as partes são submetidas a um intenso trabalho de discussão e de negociação, cujo resultado representa o esforço coletivo e não somente a vontade de um grupo majoritário sobre os demais.

Esta gestão constitui uma forma de administração na qual as pessoas tem reais possibilidades de participar com liberdade de questionar, discutir, sugerir, modificar, alterar, questionar uma decisão, um projeto ou uma simples proposta. Isso não significa destruir ou anular os centros de poder, pois a administração participativa é perfeitamente compativel com a hierarquia. Nesta gestão as pessoas serão envolvidas, estimuladas e se tornam desejosas de contribuir quando há um clima de confiança mútua entre as partes (principalmente entre executivos e subordinados). Isso é completamente diferente do sistema que manda, impõe, coage, fiscaliza e que não ouve, nem discute, nem considera o ponto de vista das pessoas envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com