TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Artigo: ATPS TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 11

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2013

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS;

Durante o ano que passou, eu assumi novas responsabilidades, trabalhei duro e me dediquei totalmente à empresa em que trabalho. Além disso, acabei de ingressar em um curso superior na área de gestão e estou me capacitando para ser uma funcionária melhor. Tenho bons motivos para pedir um aumento salarial. Bem preparada, munida de dados que comprovem o meu desempenho pessoal e apresente resultados para a empresa, conversei com meu gerente e ouvi um NÃO, como resposta aos meus anseios e pretensões. Estou preparada para receber uma resposta negativa: Qual seria minha reação: Como administraria a situação: Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial:

Na verdade nunca estamos preparados para ouvir um não, mas quando estamos nos preparando para uma negociação salarial, temos que pensar em tudo, no sim, no não, no talvez, ou neste momento não é possível, mas quem sabe num futuro próximo, infelizmente, temos que preparar muito bem nosso psicológico, agir com frieza e ter um autocontrole para não perder a razão. É importante manter a calma no momento que receber uma resposta negativa, por que poderemos reverter á situação em uma próxima negociação, porém devemos ter cautela ao lidar com a situação. Não estava preparada para receber um não, mas sabia que isso poderia acontecer, minha reação, foi-me sentir frustrada, porém não demonstrei, quando vamos negociar, temos que pensar em todas as coisas que podem acontecer, e temos que ter controle das nossas emoções para não colocarmos tudo a perder.

Apesar da minha reação frustrada, e desanimadora, tentei erguer a cabeça, seguir em frente e pensar em um novo planejamento para conseguir o tão desejado aumento salarial.

Administrei de forma positiva, não desistindo do meu objetivo, analisando os pontos negativos e os motivos que me levaram a uma resposta negativa, o que eu poderia ter feito diferente que poderia ter conseguido o que desejava.

Meus principais argumentos seriam: Mostrar o diferencial que eu trouxe para a empresa, as mudanças que fiz em meu setor de trabalho, as novas idéias que deram certo, e com isso trouxe economias para a empresa, além de idéias de aprimoramento que fez com que meu departamento estivesse mais bem organizado, mais centrado, e mais lucrativo. O fato de estar iniciando uma faculdade na área em que trabalho, para aprender novas maneiras de trabalhar, trazendo novos conhecimentos para a empresa também é um bom argumento. Mostrar o quanto meu trabalho é importante para a empresa, mostrar os resultados positivos que obtive na empresa, ter bom senso e usar algumas estratégias:

1. Saber o momento certo, de ter essa reunião sobre ‘Negociação Salarial’. É fundamental, ter certeza de que o momento não é inapropriado para este tipo de conversa.

2. Saber em que momento a empresa está, se no ultimo ano a empresa teve muita inadimplência, ou poucas vendas, ou tenha tido algum prejuízo grande, mesmo que você tenha todos os argumentos a seu favor, provavelmente não conseguirá o aumento desejado.

3. Não jogue indiretas, marque uma reunião em um momento apropriado, e mostre seus argumentos, tendo sempre precisão do que está dizendo.

4. Não despeje coisas negativas em cima do seu superior, como fazer chantagem emocional, dizendo que ele não da o valor que você merece, ou que esta recebendo propostas de emprego melhor, isso só atrapalha a negociação colocando tudo a perder.

5. Tenha tudo em mente, pense em todos os detalhes, se prepare bem antes, avalie tudo que você tem de argumentos, quais será as possíveis respostas, e o que você pode responder para debater com bom senso os questionamentos.

6. Tenha sempre em mãos coisas que provem seu desempenho na empresa, as mudanças que realizou as coisas novas que implantou na empresa, que faz mais do que foi contratado para fazer.

7. A imagem que você tem na empresa também conta muito, como seus colegas de trabalho e clientes vêem você. Se as pessoas vêem em você uma pessoa determinada, esforçada, agradável, e organizada tem grandes chances de conseguir o aumento desejado. Se as pessoas vêem você fazendo coisas a mais do que a descrição do seu cargo, é mais um ponto á seu favor.

8. Manter a calma durante a conversa, mesmo que receba criticas, seja transparente, não se precipite em falar coisas que possa se arrepender depois, mesmo que não consiga o aumento nesse momento, deixe portas abertas para uma futura negociação.

9. Caso a resposta seja negativa, continue se esforçando para tentar de novo depois de um tempo, caso não consiga busque novas oportunidades de emprego.

ANEXO I

Negociar é a busca de objetivo em comum entre as partes envolvidas, um acordo trazendo benefícios mútuos, resolução de problemas onde cada um quer obter vantagem. Para negociar também é necessária este disposto a ceder, pois ambos têm o mesmo objetivo resolver um problema ou obter um acordo onde ambos saiam favorecidos. A negociação esta tanto na nossa vida profissional como na nossa vida pessoal passamos por várias negociações no nosso dia a dia.

Um bom negociador precisa prepara – se bem para a negociação, usar suas habilidades, ser perspectivo e observador, flexível, criativo, ter bons argumentos, boa comunicação, um bom planejamento, avaliar a proposta, ter paciência, ser persistente, saber se expressar, as variáveis básicas (poder, tempo e informação), conhecer as partes envolvidas tais como pontos fortes e fracos, saber falar e ouvir, esclarecer objetivos que deseja, esta focalizado nos seus objetivo,observando novas propostas que iram surgir cuidadosamente para não interferir no resultado final.Ter sensibilidade a ponto de perceber a personalidade dos negociadores , sabendo a melhor forma de trabalhar com eles e mudar de tática na hora certa, não se precipitar. Para se obter sucesso em uma negociação é preciso conhecer bem o estilo de cada parte envolvida.

Negociar está ligado a um resultado final satisfatório para todos. Não existem regras certas ou erradas de negociar, pois cada negociação tem seu diferencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com