TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TGA PASSO 1

Trabalho Escolar: ATPS TGA PASSO 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

O que é Administração?

Administração é a ciência social voltada para as práticas administrativas de uma organização, ou seja, o gerenciamento de recursos financeiros e humanos para atingir objetivos da empresa. Dirigir, planejar, organizar e controlar são princípios básicos da administração estratégica.

Diferença entre Administração e a Organização?

Administração é o processo que consiste na coordenação nos trabalhos dos membros de uma organização, visando atingir seus objetivos com os recursos disponíveis, e a Organização, no sentido formal, é um grupo de indivíduos que buscam alcançar determinados objetivos.

Apresentar a forma a adm já aprecia nos seguintes períodos:

Revolução Urbana:

O conceito de sociedade urbana é proposto para denominar “a sociedade pós-industrial, ou seja, aquela que nasce da industrialização e a sucede”.

E por “revolução urbana”, o autor designa o conjunto de transformações que a sociedade contemporânea atravessa para passar do período em que predominam as questões de crescimento e industrialização ao período no qual a problemática urbana prevalecerá decisivamente, “em que a busca das soluções e das modalidades próprias à sociedade urbana passará ao primeiro plano”.

As Primeiras Organizações e Seus Administradores

Pode-se concluir através da arqueologia, que a civilização Suméria (atualmente Iraque) por volta de 3000 a.C., já utilizavam práticas da administração.

Os primeiros colonizadores da Mesopotâmia utilizaram fontes de recursos naturais abundantes e criaram uma “sociedade de irrigação”. Esta sociedade organizacional ja praticava muitas funções administrativas semelhantes as que pratica-se atualmente como a contabilidade, por exemplo.

Egito

Através da observação da ocorrência de fenômenos naturais, os egípcios criaram um calendário solar, pois tinham uma mentalidade orientada para o planejamento de longo prazo.

Os egípcios eram ótimos organizadores, pois mesmo sem contar com toda infra-estrutura e tecnologia que existe nos dias atuais, conseguiram incrivelmente construir as pirâmides, através do uso de aptidões técnicas e administrativas como mão-de-obra, arquitetura, logística.

No Novo Império (entre 1540 e 1070 a.C.), pela necessidade de criar sua própria burocracia administrativa, os egípcios elaboraram os escribas para manter registros detalhados das operações que eram realizadas. Para a proteção deste Novo Império, estes povos também utilizaram-se de organização e direção muito bem planejadas e elaboradas como suas práticas.

Babilônia e Assíria

Os babilônios dominaram os suméricos por volta de 2000 a.C..

Estes primeiros utilizava–se de placas de argila para registrar suas transações comerciais. Numa dessas placas, há o registro de uma mensagem de ordem do rei, evidenciando o Princípio de responsabilidade.

O Código do rei Hamurabi (sec. XVIII A.C.) já apresentava princípios de administração como Práticas de controle, além do Princípio de Responsabilidade.

No século XIV a.C., o império assírico controlou a Mesopotâmia. A partir daí e dos próximos séculos iniciou-se avanços no campo da organização militar e, com isso, características que serviram de modelo para exercícios posteriores como a logística.

Em 605 a.C., os assírios foram derrotados pelos babilônios, que passaram a dominar a Mesopotâmia. Usavam cores diferentes para fazer controle de produção e estoques, e também foram pioneiros no sistema de incentivos salariais.

China

No século XXIV A.C. os chineses estavam inovando sua administração pública. Havia necessidade de ter um sistema de governo organizado para o Império.

A Constituição de Chou, com oito Regras de Administração Pública, exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração para um primeiro-ministro:

1- Organização

2- Funções

3- Relações

4- Procedimentos

5- Formalidades

6- Controle

7- Punições

8- Contas

Sun Tzu

Sun Tzu prescreveu princípios de estratégia militar e comportamento gerencial. No tratado A Arte da Guerra, recomendou algumas teorias estratégicas que foram reconhecidas nas campanhas de Mao Tsé-Tung e Ho Chi Minh. Essas estratégias sobreviveram por muitos séculos por se tratar de princípios fundamentais principalmente sobre planejamento, comando e doutrina.

Posteriormente, no ano 221 a.C., houve a unificação da China. O “Primeiro imperador soberano” (Shih Huang-Ti) iniciou uma construção de rede de estradas, e concluiu a construção das muralhas quilométricas. Contudo, a modificação mais marcante deste imperador foi no campo da organização social, abolindo o feudalismo, onde o poder dependia do nascimento e de força militar, instituindo uma burocracia estatal que se baseava nos princípios de Confúcio (551 a 479 a.C.).

Confúcio e Mêncio

Com os ensinamentos de Confúcio, que se baseavam no mérito e na importância da capacidade e da excelência moral, Shih Huang-Ti fez sua burocracia de governo.

Mêncio (Meng-Tzu) era discípulo de Confúcio, pregava a meritocracia e era defensor da democracia. Enfatizava que os governantes deveriam seguir um modelo (um sistema) na administração pública. Acreditava na natureza humana, mas não confiava no governo.

Os princípios do Confucionismo serviram de base para uma burocracia estatal bem definida, a partir do governo de Shih Huang-Ti.

Grécia

Democracia, estratégia, igualdade, ética na administração pública, planejamento urbano, universalidade da administração, raciocínio metódico foram alguns dos assuntos que os gregos se preocuparam em fazer estudos no século V a.C..

Roma

Os romanos tiveram três sistemas de governos diferentes: realeza, república e império. Seu vasto império territorial existiu por doze anos, e foi mantido por princípios e habilidosas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com