TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO 7-SEMESTRE

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO 7-SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

Sediar um evento mundialmente importante e reconhecido como a Copa do Mundo pode entrar como um fortificador na melhora da imagem externa do país. Sabendo também, que tal investimento é considerado (financeiramente) de longo prazo e risco relativamente alto, devido ao seu aparente déficit inicial, que, segundo a CBF, desembolsaria cerca de R$ 11 bilhões, para arrecadar um valor máximo estimado de R$ 3 bilhões vindos dos gastos de turistas estrangeiros (cerca que 500 mil turistas segundo dados analíticos da FGV, FIFA e IBGE). O que se espera é um desenvolvimento interno pós-evento, tornando locais mais perto das áreas com novas construções e estádios, áreas de alto fluxo mercadológico e comercial, vindo a desenvolver as pequenas indústrias na região, aplicando também uma valorização na imagem do Brasil, para que o mesmo agregue mais valor e reconhecimento ao seu turismo.

Porém, a incerteza sobre estes dados e devido às altas taxas de juros e preços exuberantes aplicados no país, seguidos de uma cultura oportunista, capitalista e extremamente egocêntrica, tal imagem poderá ficar ainda mais prejudicada. Segundo dados do próprio IBGE, o turismo no país caiu cerca de 20% desde o ano de 2009, também, segundo o IBGE e CBF, houve uma grande alteração dos turistas vindos para diversos países, principalmente em eventos esportivos, onde os mesmos abrem mão dos altos gastos em conforto e boa alimentação, focando-se apenas nos jogos e no básico para sobrevivência durante a sua estadia (notando essa alteração de comportamento em todas as classes sociais inclusive a classe A), ou seja, o perfil de alto consumo e lazer tem sido trocado pelo estilo mochilista.

Devido aos fatos observados, percebe-se que apenas os investimentos em estrutura, não serão o suficiente para o desenvolvimento do país, visto que o mesmo deixa a desejar em diversos fatores, principalmente com sua cultura pobre e capitalista, para tanto, deveriam ser aplicadas verbas para o desenvolvimento da educação e meios para que a população brasileira desenvolva um novo posicionamento perante aos turistas e perante a si mesmos, e só então a imagem negativa do país decairá e posteriormente haverá um real aumento turístico e desenvolvimento interno.

1. JUSTIFICATIVA

Ribeirão Preto é uma cidade do interior de São Paulo, porém sua cultura de aceitação mais desenvolvida do que nas grandes capitais do país, seguido por um clima agradável e ameno, e sua poluição menos evidente do que em sua capital, propicia uma estadia mais harmoniosa e mais chamativa para turistas.

Ligando o fato de que a cidade é reconhecida nacionalmente como um grande polo em biotecnologia e internacionalmente em tecnologia agrária, a introdução do evento no local, beneficiaria em um maior nível a visão do Brasil externamente, estimulando assim os setores do turismo, tirando o foco das grandes capitais, descongestionando assim seus fluxos, tanto em níveis de transporte, quanto a níveis de serviços públicos, mostrando que existe muito além das famosas praias e carnavais brasileiros.

Ribeirão Preto tem um bom espaço físico, que possibilitariam agregar uma média estimada de até um milhão a mais de pessoas (turistas), apenas adaptando sua estrutura para a formação de campings atraindo assim a atenção de mochileiros e propiciando uma estadia mais agradável e segura aos mesmos.

1.1. Objetivo geral

Desenvolver e sediar a Copa do Mundo no ano de 2014 no município de Ribeirão Preto e preparar cartilhas que auxiliem os turistas (japoneses, norte americanos, ingleses e países que falem ou tem afinidade com o Português) com informações para a estadia no local.

1.1.1. Objetivos Específicos

• Criar uma cartilha destinada aos turistas com informações relevantes para a sua estadia durante o período da Copa.

• Criar um folder informativo para que o cidadão ribeirão-pretano entenda a dimensão do evento na cidade, no que ele será beneficiado e indicações de cursos para o período.

ETAPA 2

2. OS OBJETIVOS E A ÉTICA NO TURISMO

De acordo com o Código Mundial de Ética no Turismo (Artigo 1º) “A compreensão e a promoção dos valores éticos comuns à humanidade, num espírito de tolerância e de respeito pela diversidade das crenças religiosas, filosóficas e morais, são ao mesmo tempo fundamento e consequência de um turismo responsável. Os agentes do desenvolvimento e os próprios turistas devem ter em conta as tradições e práticas sociais e culturais de todos os povos, incluindo as das minorias e populações autóctones, reconhecendo a sua riqueza.”, ou seja, para atribuirmos um turismo sustentável e que siga com os dizeres da ética, é de extrema importância uma aceitação cultural (mesmo que das minorias), sem desmistificar sexo, raça, cor, nacionalidade, opção sexual, religião, posicionamento político etc, de todo e qualquer ser humano presente e/ou que há de se aventurar por estas terras.

Assim como o aplicado (não de forma tão evidente, mais com maior aplicação do que no Brasil) na maioria dos países da Europa em relação aos seus turistas estrangeiros legalizados.

ETAPA 3

3. DEMOGRAFIA E FRAGMENTAÇÃO POPULACIONAL

3.1. A Cidade

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2012, a cidade de Ribeirão Preto conta com uma unidade territorial de aproximadamente 960 mil Km², com seu IDHM em uma média de 0,8, e uma população residente aproximada de 605 mil pessoas sendo 190 mil homens e 315 mil mulheres, possui em média 450 mil veículos nas ruas (Carros, caminhonetes, vans, caminhões e tratores) e mais 2.727 utilitários (Segundo dados do DETRAN), contando ainda com 95 estabelecimentos de Saúde Público e Gratuito (SUS).

3.2. Estimativas

Estima-se uma vinda de aproximadamente 500 mil estrangeiros durante todo o evento da Copa do Mundo, sendo que cerca de 80% estarão localizados na cidade sede do evento e que destes turistas, espera-se uma média de 20% de norte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com