TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aalise Macroambiental

Artigos Científicos: Aalise Macroambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE MACROAMBIENTAL

Na área econômica, as empresas e os consumidores são afetados por forças globais como:

* A aceleração do transporte, tecnologias, comunicação e das transações financeiras internacionais;

* A abertura de novos e importantes mercados, como a China, Índia, Europa Oriental, América Latina e países árabes;

* Crescimento de marcas globais e de marcas nacionais se tornando globais, como é o caso da HAVAIANAS;

* O aumento das trocas e das negociações com condições para favorecer as transações internacionais.

1. Ambiente Demográfico

Crescimento da população: O resultado do Censo 2010 indica 190.732.694 pessoas para a população brasileira. Em comparação com o Censo 2000, ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas. Esse número demonstra que o crescimento da população brasileira no período foi de 12,3%, inferior ao observado na década anterior (15,6% entre 1991 e 2000).

A região Sudeste segue sendo a região mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas.

Umas das preocupações desta explosão da população que também é mundial, é o fato de alguns recursos naturais (combustíveis, alimentos, minerais) que são limitados se esgotarem. No caso da HAVAIANAS, a matéria-prima utilizada é a borracha natural (juntamente com a sintética), retirada da Seringueira (

Heave brasiliensis), uma espécie apta a reposição florestal e sua madeira pode ser comercialmente explorada.

Outra preocupação é que o aumento da população tem importantes implicações para os negócios, e não significa crescimento de mercados, a menos que esses mercados tenham poder de compra suficiente.

A empresa tem que estar sempre de olho e pesquisando sobre o mercado. A marca HAVAIANAS tem um mercado extremamente grande, pois seu produto é acessível a todas as idades e sexo, tendo modelos kids, jovens e adultos, com super designs coloridos e descolados, assim como modelos básicos e tradicionais, tanto para homens quanto para mulheres. E acessível para todos os padrões de renda, da classe A ate a classe E, com uma grande variabilidade de preços.

Em 2008, a marca começou a atuar diretamente na Europa, e em 2007 conseguiu se fixar nos EUA.

A HAVAIANAS é uma marca que está se tornando global, abrangendo ambientes demográficos muito diferentes.

2. Ambiente Econômico

Distribuição da renda

PIB Brasil 2009 - Em 2009, PIB varia -0,3% e atinge R$ 3,24 trilhões;

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) - Out/2011 – 0,43%

INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) – Out/2011 – 0,32%

Inflação 2010 – 5,91, maior que em 2009 (4,31%) :

O modelo de tributação no Brasil é altamente 'concentrador de renda'. Isso porque o Estado cobra impostos de todos, inclusive - e até principalmente - dos muito pobres ("tributação indireta regressiva", que incide sobre os bens de consumo popular e da classe média, que são fortemente tributados)

Estudos feitos pela consultoria Escopo

Geomarketing, cruzando dados do IBGE para a cidade de São Paulo, revelam que os paulistanos gastam quatro bilhões de reais por ano em produtos de alto luxo. O cruzamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que um pequeno grupo de 24.700 paulistanos, que representam 0,24% da população da cidade de São Paulo, reside em domicílios cujo rendimento familiar médio mensal está acima de 50.000 reais. Desses, 7.880 têm renda disponível de um milhão de reais por ano, e, no topo deste grupo, noventa domicílios paulistanos têm renda de um milhão de reais por mês, sendo em grande motivo pelo qual a Havaianas tem maior concentração de lojas em São Paulo.

A Havaianas sofreu com a retração da renda, com a alta do juro, inflação e desemprego em 2002, as pessoas deixam de trocar a sandália para reduzir gastos. Há ainda a concorrência com modelos similares e mais baratos. A publicidade foi agressiva, com um exército de atrizes e modelos invadindo os comerciais para convencer o país a calçar a sandália. Para compensar a redução das vendas das Havaianas, a Alpargatas conseguiu ampliar a receita com outras marcas (tênis Tooper, Rainha e as licenciadas Mizuno e Timberland).

No mercado mundial de borracha natural se observa um acentuado e crescente aumento de consumo desta commodity, bem superior a sua curva de produção, com projeções podendo chegar a níveis de 2,5 a 4,0 milhões de toneladas de déficit em 2030. A produção da borracha no Brasil esta em ascensão.

3. Ambiente Natural

A Seringueira, árvore de onde se retira o látex para a fabricação da borracha

natural, originária do Amazonas, atualmente o Brasil produz apenas 35% do que consome, utilizando. No caso da Havaianas, uma empresa nacional, utiliza-se a borracha natural juntamente com a sintética para a produção do produto.

Atualmente o estado de São Paulo é o maior produtor de borracha natural, e muito utilizado por ele ser menos nocivo ao meio ambiente.

FOLHA DA SERINGUEIRA EXTRAÇÃO DO LATEX

A seringueira é uma das plantas que mais seqüestra o carbono da atmosfera por meio da fotossíntese no processo de constituição de seu tronco, galhos e folhas, mas principalmente na produção do látex, contribuindo significativamente com a neutralização dos Gases de Efeito Estufa (GEE’s). Um hectare de seringueira, onde se planta em média

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com