TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao De Informaçoes Gerenciais - Revisao

Ensaios: Administracao De Informaçoes Gerenciais - Revisao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  2.425 Palavras (10 Páginas)  •  3.330 Visualizações

Página 1 de 10

1. Problema 1

A Don’s Lumber Company acaba perdendo muito tempo tendo que ficar retornando as ligações dos clientes para estar informando o preço atualizado do produto, isso faz com que o tempo que eles demoram em entrar em contato com fornecedor aguardar a resposta do fornecedor pode acontecer que o cliente ligue em outra empresa e acabe achando o preço bom e feche negócio. Hoje dia uma empresa não pode mais ter toda essa perda de tempo, os clientes querem a informação o mais rápido possível e para isso acontecer eles precisam de uma tecnologia de informação avançada.

O sistema de informação mais indicado para esse caso seria o SIG (sistema de informações gerenciais), o SIG usualmente atendem aos gerentes interessados em resultados semanais, mensais e anuais, embora alguns deles permitam detalhar os dados em base diária, que no problema seria o mais indicado. O bom é que o SIG usa rotinas simples, como resumos e comparações, em vez de modelos matemáticos sofisticados, ótimo para ser usado apenas para uma simples consulta de preço atualizado.

Para estar implementando essa solução, a empresa poderia estar fazendo uma palestra com os gerentes mostrando as múltiplas perspectivas e alternativas para esse problema do desperdício de tempo que eles tem em questão de ter que esperar o feedback do fornecedor.

Quem deveria tomar a decisão de mudar o processo seria o fornecedor, porque eles são o que mais saem prejudicados em ter q ficar retornando a ligação. Implementando o SIG o fornecedor não terá mais toda essa perda de tempo, porque é só a empresa atualizar o sistema e o preço atualizado estará lá muito mais rapidamente do que ter que efetuar a ligação. (GABRIELA)

2. Questões de revisão

1 – Quais são da principais características de uma empresa essenciais a compreensão do papel dos sistemas de informação?

• Defina empresa e descreva as principais funções empresariais.

É uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços a fim de gerar lucro, isto é, vender produtos a um preço superior aos custos de produção. Os clientes estão dispostos a pagar esse preço porque acreditam receber um valor igual ou superior ao preço de venda.

São 4 principais funções empresariais, manufatura e produção, vendas e marketing, finanças e contabilidade, recursos humanos, produto ou serviço.

Toda empresa precisa produzir o produto ou serviço, fazer o marketing desse produto e vendê-lo, monitorar as transações financeiras e contábeis, e executar tarefas básicas de recursos humanos, tais como contratar e reter funcionários.

• Defina processos de negócios e descreva o papel que desempenham nas organizações.

2 – Como os sistemas atendem aos diferentes níveis gerenciais de uma empresa?

Devido à existência de diferentes interesses, especialidades e níveis em uma organização são necessários diversos tipos de sistemas, pois nenhum sistema individual pode atender todas as necessidades de uma empresa. Destacam se 4 tipos principais de sistemas que atendem diversos níveis organizacionais: Sistemas do Nível Operacional, que dão suporte a gerentes operacionais em transações como vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima etc. Sistemas do Nível de Conhecimento envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim de controlar o fluxo de documentos. Sistemas do Nível Gerencial atendem atividades de monitoração, controle, tomadas de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios e os Sistemas de Nível Estratégico, que ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como interno a empresa.

• Descreve as características dos sistemas de processamento de transações e o papel que desempenham em uma empresa.

Os Sistemas de Processamento de Transações (SPTs), são sistemas integrados que atendem o nível operacional, são computadorizados e realizam transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos, controle de estoque, contabilidade e etc., Seus recursos são estruturados e predefinidos, para que os gerentes monitorem as operações internas e externas a empresa. O sistema atende 5 categorias funcionais: Vendas/ Marketing, Fabricação/ Produção, Finanças/ Contabilidade e Recursos Humanos.

• Descreva as características do SIG e e explique em que eles diferem dos STPs e dos SADs.

SIG é o estudo dos sistemas de informação e administração, que dão suporte ao nível gerencial da empresa. Diferente do SADs ele utiliza somente a coleta de dados internos gerados pelo SPTs, para produzir relatórios, processos correntes e históricos através de acessos on-line, apoiando o planejamento e controle na tomada de decisões da organização.

• Descreva as características do SADs e os benefícios que eles geram para a empresa.

Assim como o SIG o SADs também atende o nível gerencial, ajudando a tomar decisões com rapidez e antecedência, a fim de solucionar os problemas não predefinidos, através de informações internas obtidas pelo SPT e SIG e também externas como preços de produtos e concorrentes etc., Tem maior poder analítico que os outros sistemas, construídos em diversos modelos para analisar e armazenar dados, tomar decisões diárias, por isso possuem uma interface de fácil acesso e atendimento ao usuário, são interativos, podendo-se alterar e incluir dados através de menus que facilitam a entrada deles e obtenção de informações processadas.

• Descreva as características do SAEs e explique em que eles diferem dos SADs.

SAEs é o sistema que atende o nível gerencial (gerentes seniores), serve para tomar decisões não rotineiras que exigem bom senso avaliação e percepção. Criam um ambiente generalizado de computação e comunicação em vez de aplicações fixas e capacidades específicas. Projetados para incorporar dados externos como leis e novos concorrentes, também adquirem informações dos SIG e SAD a fim de obter informações resumidas e úteis aos executivos, não só sob forma de textos, mas também gráficos projetados para solucionar problemas específicos que se alteram seguidamente, através de modelos menos analíticos. Ele é formado por estações de trabalho, menus gráficos , dados históricos e de concorrentes ,bancos de dados externos, e possuem fácil comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com