TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Informações Gerenciais

Exames: Administração Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Há uma grande interligação do sistema de informações gerenciais com o processo decisório. Segundo Djalma P. R. De Oliveira (1992), a decisão vem sempre antes da ação pratica, portanto está sempre voltada para o futuro e o objetivo é buscar o melhor caminho viável a ser seguido e que propicie o melhor resultado final.

“A teoria da decisão pode ajudar, em muito, o processo administrativo nas empresas, pois evidencia o estabelecimento de um processo de como chegar a uma decisão racional, ajudando a resolver os problemas inerentes a administração, cujas soluções decorrem do questionamento constante dos fatos. A tomada de decisões é exatamente o fim desse processo de questionamento que culmina com o direcionamento da ação a ser realizada para eliminação do problema”. Djalma P. R. De Oliveira (1992)

Para tomar uma decisão é fundamental definir o problema, compreender o ambiente que cerca as decisões e identificar os possíveis impactos que essas decisões poderiam provocar. Esse conhecimento é dado pelas informações de que o tomador de decisões dispõe sobre as operações da empresa, seus concorrentes, fornecedores, mercado financeiro, etc. Para isso serve um Sistema de Informações Gerenciais, o SIG gera um conjunto de informações que servem como base a muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e é o resultado da interação colaborativa entre pessoas e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir seus objetivos.

A qualidade da decisão tomada pelo gerente é influenciada pela qualidade e relevância das informações disponíveis. Por isto é muito importante investir em um SIG para oferecer informações precisas e úteis, que contribuem para uma estruturação de gestão diferenciada, o que resultará em vantagem competitiva sobre as demais empresas.

Depois da decisão é necessário colocar em pratica a alternativa escolhida incluindo o treinamento das pessoas que fazem parte do processo e avaliação dos resultados através de critérios definidos pela empresa.

Bibliografia:

Sistemas de Informações Gerenciais – estratégicas taticas operacionais. Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 8ºedição, Ed. Atlas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com