TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

AD1 - Filosofia e Ética

1-Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e senso comum?

Um dos motivos que levaram os gregos a inventarem a filosofia, foi para tentar resolver os problemas, de todos os povos para todos os tempos. Eles buscavam respostas de como estabelecer a ordem. Nesta tentativa de esclarecer, nasce a filosofia.Ao invés de fundamentar as soluções dos problemas nos sentimentos mutáveis, nas opiniões que mudam se busca encontrar uma solução firme, eterna, imutável, sólida, objetiva, neutra, universal, e esta está na razão, que é única, que funciona em tudo e em todos os seres humanos do mesmo jeito, sendo assim chegaremos a uma verdade segura.

2-Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia?

Filosofia no senso comum é a compreensão do mundo resultante de uma herança ou de experiências que continuam sendo efetuadas. É aquilo que aprendemos diariamente. Então podemos destacar isso como sendo um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociais.

No conceito dos gregos, a própria filosofia mostra uma atitude de admiração ao extremo, inquietudes daquilo que não precisava ser ou do que era vulgar.

3- Qual a comparação que podemos fazer entre filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade eobjetividade?

A filosofia é uma ciência moderna na qual está inserida no campo do saber humano, sendo que, não pode ser vista como um conteúdo, mas afirma-se que há filosofias de períodos históricos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com