TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégica

Monografias: Administração Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.876 Palavras (16 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 3

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 4

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA PRÁTICA 7

2.1.1 Definir metas e objetivos 8

2.1.2 Estabelecer estratégias 8

3 EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA 9

3.1 ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA 10

4 ESTUDO DE CASO 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 14

RESUMO

Nas últimas décadas, diversas alterações nos cenários mundiais provocaram profundas mudanças nos processos de reestruturação produtiva e gerencial em praticamente todos os setores da atividade humana. Diante deste quadro, este texto destaca a importância do Planejamento Estratégico e da Execução da Estratégia na gestão das organizações, dentro do conceito de Administração Estratégica. O objetivo deste trabalho é apresentar aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam. A metodologia aplicada apresenta as principais etapas para a implantação do processo de planejamento estratégico como ferramenta auxiliar para o gerenciamento das empresas, procurando esclarecer aspectos fundamentais do relacionamento dos conceitos de visão estratégica e gestão, para que ocorra de fato a execução da estratégia, concluindo então o processo de implementação do planejamento.

Palavras-chave: planejamento estratégico, ambiente empresarial, reestruturação produtiva e gerencial.

INTRODUÇÃO

Na atualidade, muito se fala em Planejamento Estratégico dentro das organizações. Esta importante ferramenta de gestão constitui uma das funções administrativas que irão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades.

O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente. Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa

Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do Planejamento Estratégico, cita-se a mudança dos ambientes das empresas com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se à esta conjuntura, e se o Planejamento Estratégico for seguido pela ação da Execução da Estratégia, que é o processo de alocar recursos para suportar as estratégias escolhidas.

Este processo inclui as várias atividades da gerência que são necessárias para pôr a estratégia em movimento, os controles estratégicos do instituto que monitoram o progresso, e conseguem finalmente objetivos organizacionais.

O objetivo deste trabalho é apresentar aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam. Não se pode tratar isoladamente o planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados.

1 O CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

O estudo da Administração Estratégica teve sua forma definida pela primeira vez após o resumo de uma pesquisa que recomendou que o ensino de negócios tivesse uma natureza mais ampla e incluísse um curso de capacitação em uma área chamada de política de negócios (GORDON e HOWELL, 1959).

Tal curso deveria ter características muito distintas. Em vez de apresentar aos estudantes problemas de negócios para análise em áreas específicas, tais como marketing ou finanças, enfatizaria o desenvolvimento de conhecimentos na identificação, análise e solução de problemas do mundo real em amplas e importantes áreas de negócios. Assim, os estudantes teriam a oportunidade de exercitar qualidades de julgamento que não são explicitamente exigidas em qualquer outro curso. Recomendou-se também que a política se concentrasse em integrar o conhecimento já adquirido em outros cursos e promovesse o desenvolvimento das habilidades dos estudantes usando tal conhecimento.

Entretanto, com o passar do tempo, o enfoque inicial foi ampliado, incluindo a consideração da organização global e seu ambiente. Por exemplo, a responsabilidade social e ética, bem como o impacto potencial de fatores políticos, legislativos e econômicos sobre o êxito na operação de uma organização tornaram-se assuntos de interesse.

Essa ênfase mais recente e mais ampla induziu os líderes da área a mudarem o nome do curso de Política de Negócios para Administração Estratégica (LEONTIADES, 1982).

O conceito de Administração Estratégica tem evoluído e continuará a evoluir (GINTER e WHITE, 1982). Como resultado, é perceptível a falta de consenso sobre o significado preciso do termo (ANSOFF, 1993).

Apesar do impasse, a administração estratégica é executada em muitas organizações atualmente, e muitas delas se beneficiam de forma significativa.

A Administração Estratégica é definida como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, questões como reduzido crescimento econômico, globalização, regulamentação governamental, inflação, escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com