TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégica

Ensaios: Administração Estratégica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO:

Será visto nesse trabalho a importância de uma analise estratégica nas empresas, visando atrelar a dificuldade de destaque, no mercado com as variáveis do comportamento do consumidor e do desenvolvimento dos produtos.

Outro detalhe que poderá ser encontrado é a busca pelos detalhes internos e externos da empresa, seja através de pesquisas organizacionais ou da vistoria de seus pontos fracos ou de seus pontos fortes(utilização da Analise SWOT. Será tratado também da melhora causada por uma empresa informada e atualizada, nos seus negocio, utilizando de sistemas de informação gerencias.

2 PRIMEIRO DESAFIO – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

2.1 Questão 1:

Sabendo dos desafios do mercado e da necessidade de moldar o negocio e a estratégia em consonância aos desafios que serão enfrentados, pesquise e explique as variáveis relacionadas ao comportamento do consumidor, desenvolvimento de produtos e serviços, e uso das informações para planejamento.

2.1.1 Resposta:

Como se pode ler no texto de apoio muitos fatores influenciam no desenvolvimento de uma empresa de sucesso. Para conseguir alcançar todos os objetivos é preciso trabalhar criteriosamente para conseguir isso. As variáveis que são relacionadas ao comportamento do consumidor, transmitem uma idéia de unidade ao consumidor, ou seja, por mais que a empresa (no sentido de gerenciamento) tente generalizar o seu comprador, o gestor tem que fazer com que ela lembre que todo consumidor, é individual e não é obrigação da própria empresa agradar a todos. Claro, que quanto mais, melhor.

Fazendo um balanceamento entra as variáveis do comportamento do consumidor, e do desenvolvimento de produtos, têm-se uma receita para que haja um produto satisfatório para muita gente. As variáveis do desenvolvimento de produtos são as seguintes:

• Custo: Tem o objetivo de garantir matéria prima e mão de obra, para a construção do produto, com os preços reduzidos.

• Qualidade: fica a cargo do gestor, realizar um controle de qualidade em seu produto, pois produtos ruins perdem o prestigio do consumidor é por fim sobra nas prateleiras.

• Flexibilidade: Ajustando o tempo da produção, controlando a qualidade, e viabilizando a matéria prima, fica a critério do gestor, gerar uma variedade de produtos ou não se esse for o objetivo.

• Velocidade: a ideia é de quando mais rápido produzir, mais se irá produzir, e assim gerando mais vendas, sempre ressaltando o apoio do controle de qualidade.

• Confiabilidade: observando todas as variáveis anteriores, pode-se dizer que seguindo-as a risca, gera no cliente a confiança no produto.

Agora seguem as variáveis do comportamento do consumidor, essas variáveis possuem sub variáveis onde seus nomes são auto-explicativos, ou seja, o próprios nomes já dizem tudo. No caso do comportamento do consumidor, as variáveis irão demonstrar como o gestor buscaria uma forma de adequar seu produto ao maior numero de pessoas possíveis, são elas:

• Fator Cultural: Cultura, sub-cultura, classe social;

• Fator Social: Grupos de referência, Família, Papéis sociais e Status;

• Fator Pessoal: Idade, Ocupação, Estilo de vida e Personalidade;

• Fator Psicológico: Motivação; Percepção; Aprendizagem, Crenças e Atitudes.

Como pode ser observado esses fatores retratam os principais detalhes para atender a um consumidor, ao adequar esses dados colhidos na hora de produzir, juntamente com os fatores para o desenvolvimento do produto, muito provavelmente haverá uma aceitação grande por parte da população alvo.

2.2 Questão 2:

Pesquise e explique o que seria uma Matriz SWOT, quais seriam seus componentes e como esta matriz pode contribuir para a estratégia da empresa?

2.2.1 Resposta:

Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro da companhia. Uma delas é a Análise Swot, que é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a companhia Planejamento. Para que uma empresa consiga estipular e atingir suas metas de visibilidade, crescimento, produção e aumento de lucros, é necessário analisar diversas variáveis que, de modo direto ou indireto, estão ligadas a essa palavra e podem contribuir para a evolução e o desempenho de um negócio.

Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro da companhia. Uma delas é a Análise Swot, que é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a companhia.

A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e dá nome a uma matriz que facilita a visualização destas quatro características, que são inerentes aos mais variados tipos de empresas. A seguir segue, os tópicos para a aplicação dessa analise em uma empresa:

1. Divida o cenário empresarial em duas partes: com o objetivo de entender melhor o cenário em que a empresa está inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem da companhia, de dentro para fora).

2. Defina o ambiente interno: No ambiente interno, é necessário determinar as forças e fraquezas de uma companhia em comparação com outras empresas do mesmo ramo de atuação. Tais variáveis são determinadas por meio do próprio contexto da companhia, das ações realizadas, e devem ser sanadas pelos líderes e suas equipes. Por exemplo, as forças e fraquezas podem ser medidas diante da quantidade e qualidade de recursos de uma empresa em face aos concorrentes, como mão de obra qualificada e receita.

3. Determine o ambiente externo: as oportunidades e ameaças estão dentro do chamado, ambiente externo. Elas variam de acordo com o mercado em que o empreendimento está inserido. Por exemplo, uma oportunidade para uma empresa é o crescimento do setor do qual faz parte e o surgimento de novos nichos de consumidores. Já as ameaças podem ser a expansão ou o lançamento de novas tecnologias por uma concorrente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com