TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégica

Pesquisas Acadêmicas: Administração Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Cornélio Procópio

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho Acadêmico do 8º Semestre do Curso Bacharelado em Administração, apresentado às Disciplinas Gestão de Negócios; Administração Estratégica; Administração de Sistema de Informação e Seminário VII.

Cornélio Procópio

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................05

CONCLUSÃO....................................................................................................11

REFERÊNCIAS.................................................................................................12

1 – INTRODUÇÃO

A presente atividade tem como objetivo oportunizar a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios, sendo que os desafios apresentados pelos professores do semestre apresentam a reflexão teórica contextualizada pela realidade tratada no texto.

2 DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

É comum o cliente perder o contato com quem lhe vende produtos ou serviços, mas não se pode, para quem quer praticar um marketing moderno esquecer seus clientes. Deixar de manter seu nome, sua marca e seus produtos em contato permanente com sua clientela, pode lhe tirar muitas oportunidades de novos negócios. A satisfação dos clientes é uma forma das empresas se manterem no mercado a partir da conquista e fidelização de seus parceiros comerciais, por isso o tema satisfação ganhou maior importância no contexto da administração de empresas (ROSA et al, 2007).

Quando há uma coleta de dados e do contato dos clientes, a empresa poderá até renovar sua estrutura oferecendo novos produtos, o que poderá melhorar a competitividade da mesma no mercado. Portanto, não se esquecer do comprometimento com a qualidade e a satisfação dos clientes é fator primordial para que a empresa obtenha diferencial competitivo e melhore ainda mais o seu posicionamento no mercado perante a concorrência. A satisfação dos clientes é alcançada a partir de diversas ações que as organizações precisam executar, assim, oferecer produtos e serviços de qualidade, além de preços e prazos são alguns pontos que podem influenciar na satisfação (ROSA et al, 2007).

A definição de Kotler (1998, p. 53) para satisfação trata-se de "o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa."

É preciso que as empresas compreendam que o cliente insatisfeito espalha informações negativas e dessa maneira a imagem da organização é prejudicada, por isso, a satisfação dos clientes é um importante instrumento de marketing, que pode ser usado pelos administradores como forma de tornar mais competitiva a empresa no mercado.

Atualmente, com essa grande concorrência entre as organizações, o grande número de opções disponíveis para o cliente e a similaridade entre produtos, faz com que seja iniciado um ambiente de competição acirrada, assim, somente alcançará o sucesso as empresas que oferecerem uma composição de produtos e serviços visando um bom relacionamento entre eles, cliente/empresa. Em um mercado em constante mutação é importante que os empresários entendam que precisam também mudar a maneira como se relacionam com o mercado. As pessoas mudaram o modo de comprar, mas nem todas as organizações mudaram o modo de vender (ROSA et al, 2007).

Kotler (1998, p. 36) assume que “os consumidores, se deixados sozinhos, normalmente, não comprarão o suficiente dos produtos da organização. Assim a organização deve empregar um esforço agressivo de venda e de promoção”.

Segundo Kotler (2006) ao formar uma intenção de compra, o consumidor pode passa por cinco subdecisões, sendo a decisão pela marca, por um revendedor, a quantidade que será comprada, a ocasião que realizará a compra e a forma de pagamento que será utilizada.

As compras realizadas para suprir as primeiras necessidades do ser humano, envolvem menos decisões, enquanto que para as compras mais especificas é necessário analisar cada uma das subdecisões cautelosamente. “Uma avaliação mais isolada dos atributos facilita a decisão de compra, mas também aumenta a probabilidade de a pessoa fazer uma escolha diferente do que se tivesse realizando uma avaliação mais detalhada”. (KOTLER, 2006, p.194)

Os consumidores normalmente usam estratégias para decidir suas compras, fazendo pesquisas e análises para descobrir qual o produto e marca suprem suas necessidades em um curto espaço de tempo. As empresas necessitam se ater a esses fatores para entender como consumidores decidem por determinadas marcas.

A decisão de uma compra por um consumidor está diretamente relacionada também ao grupo que o indivíduo está inserido. Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com