TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégica

Dissertações: Administração Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  3.525 Palavras (15 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE TRIÂNGULO MINEIRO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

Setor de varejo de veículos usados

Autoras:

Adriana Malfer Gonçalves

Amanda Lira Aquino

Amanda Vilela

Camila Martins de Resende

Laira

Rafaela Freitas F. Santos

Rafaela Moraes

Ituiutaba-MG

2012

ADRIANA MALFER GONÇALVES

AMANDA LIRA AQUINO

AMANDA VILELA

CAMILA MARTINS DE RESENDE

LAIRA

RAFAELA FREITAS F. SANTOS

RAFAELA MORAES

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

Setor de varejo de veículos usados

Professor Orientador: Msc. Wilter Furtado

Trabalho apresentado à disciplina Administração Estratégica do curso de Administração da Faculdade Triângulo Mineiro – FTM, orientado pelo professor Msc. Wilter Furtado.

Faculdade Triângulo Mineiro – FTM

Administração

Ituiutaba-MG – 2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. REFERENCIAL TEÓRICO 5

3. LEITURA DOS AMBIENTES 8

4. PROPÓSITOS DO SETOR 10

5. POSTURA ESTRATÉGICA DO SETOR 12

6. ESTRATÉGIAS GERAIS QUE DEVERIAM SER ADOTADAS PELO SETOR 14

7. OBJETIVOS E METAS QUE DEVEM SER TRAÇADOS PELO SETOR 15

8. AVALIAÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS 16

9. CONCLUSÕES 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

1. INTRODUÇÃO

Em qualquer etapa de um empreendimento, o planejamento estratégico é importante ferramenta voltada à facilitação às empresas para o alcance de objetivos de mercado, resultado em desenvolvimento e, consequentemente, crescimento no mercado.

O planejamento estratégico aqui apresentado faz referência ao setor de varejo de veículos usados. Neste segmento de mercado as empresas têm observado nos últimos meses uma ligeira queda no volume de negócios em função do aumento das facilidades de acesso aos carros zero quilômetros.

Diante disso, e considerando que num período não muito distante os veículos usados eram uma boa opção de negócio pela diferença expressiva de preço em comparação aos carros novos, e também levando em conta os motivos que mudaram esse quadro no momento atual, elegeu-se o setor de varejo de veículos usados como objeto do estudo e campo para a elaboração do planejamento estratégico.

O trabalho está dividido em etapas, começando pelo referencial teórico a respeito de planejamento estratégico e suas abordagens teóricas, para em seguida as etapas do planejamento estratégico realizadas, incluindo os resultados das pesquisas campo, feitas em algumas empresas deste setor na cidade de Ituiutaba.

O problema delimitado foi: como as empresas do setor de varejo de veículos usados podem agir para otimizar seus resultados operacionais frente à redução das vendas em detrimento do crescimento do setor de veículos zero quilômetros?

Quanto ao objetivo, portanto, a partir do problema delimitado, foi analisar o setor de varejo de veículos usados para identificar pontos fortes e fracos, sobretudo os últimos, para o delineamento de estratégias que podem ser adotadas pelas empresas para melhorar seus resultados comerciais.

Observou-se, entre os empresários do setor, que dentre as principais estratégias adotadas está a preferência à aquisição de carros usados menos antigos, com cerca de 5 anos da data de fabricação. Acreditam que desta forma as vendas podem ser facilitadas, já que a diferença tecnológica neste intervalo de tempo não é extrema. Além disso, um veículo com até 5 anos de uso oferece boas condições de negociação, tanto para a compra quanto para a venda.

Dentre as alternativas estratégicas pensadas para o setor frente à sua situação atual, a concessão de descontos progressivos, proporcionais à antiguidade do veículo se mostrou com uma proposta inicialmente viável, devendo alguns ajustes com as regras para esta concessão, como será possível notar na leitura do trabalho apresentado.

2. REFERENCIA TEÓRICO

Tendo como proposta a elaboração de um planejamento estratégico o setor de varejo de veículos usados, a abordagem teórica aqui é em torno das considerações sobre planejamento estratégico propriamente dito.

Quanto a isso, citando Porter (1999), o autor diz que o planejamento estratégico de mercado é um instrumento de trabalho que permite, através de uma avaliação completa da concorrência, do mercado e da empresa, estabelecer objetivos e determinar as estratégias para que esses objetivos sejam alcançados. Para tanto, ainda destaca o autor, é preciso desenvolver uma estratégia ampla, por meio da qual a empresa vai concorrer, quais devam ser seus objetivos e que políticas serão necessárias para se alcançar esses objetivos.

Para o planejamento estratégico é necessário avaliar as variáveis controláveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com