TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Integrada

Trabalho Escolar: Administração Integrada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A presente dissertação discute as práticas adotadas pela empresa. Trat-se de um estudo de caso realizado em uma empresa de médio porte, chamada Electro Plastic, situada na zona sul de São Paulo.

Os sujeitos da pesqueisa foram dez trabalhadores da linha de produção e dois gestores.

A coleta de dados deu-se através de entrevistas, fontes documentais e observação assistemática do cotidiano.

Índice

Perfil da Organização

A Electro Plastic S/A foi fundada em 1956, quando ainda não havia pólos petroquímicos no Brasil, foi à primeira empresa privada a desenvolver uma tecnologia própria na produção de filmes e sacos de polietileno, utilizando-se de matéria prima importada.

Com o decorrer dos anos, assumiu a liderança no segmento de embalagens plásticas flexível, suprindo o mercado interno e externo com uma ampla linha de produtos que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e possuem significativos volumes de produção no setor de embalagens flexíveis tendo com o principal mercado e ramo de atuação os setores de embalagens, agropecuária e Supermercados.

Praticas Adotada pela empresa conforme o MEG

Electro Plastic S.A atualmente é administrada pelo presidente Israel Sverner, ainda mantendo fortes características de gestão familiar.

A Companhia está dividida em dois segmentos estratégicos: produção de filmes flexíveis de polietileno, polipropileno e filmes destinados as atividades agrícolas.

A linha de embalagens flexíveis tem como cliente final os que usam os filmes de embalagem para embalar alimentos, como por exemplo, a empresa Lua Nova, que é quem faz as embalagens da PANCO.

Já na linha de produtos agrícolas, fazemos venda para Distribuidores, que repassam para produtores rurais as lonas para sua agricultura. Como por exemplo, a Diamaju, que é a maior distribuidora de lonas no Rio Grande do Sul.

Os principais produtos utilizados pela Electro Plastic são:

Agroplas – São filmes agrícolas destinados a cobertura de estufas e cobertura do solo, foi desenvolvido pela Electro Plastic desde 1977.

Superlona - São filmes utilizados para a cobertura de vários produtos, silagens e proteção de grãos em geral.

Forteplás - É uma linha de sacolas que são embaladas em caixas, facilitando a estocagem.

Filmes Técnicos – São filmes lisos e impressos para indústrias alimentícias, vestuário, limpeza entre outros

Filmes Contrateis – São filmes destinados a paletização de pequenos e grandes volumes, e também destinados a preservação, segurança, manuseio e transporte de garrafas de refrigerantes.

Lixoplas – É uma linha de sacos de lixo de polietileno de alta densidade, destinados para o acondicionamento de lixo doméstico.

Pak - São produtos desenvolvidos para uso domestico, são desenvolvidos para a utilização em fornos microondas e geladeiras.

Sand´s - São produtos desenvolvidos para uso doméstico e para a conservação de alimentos, como sanduiches.

Sua principal concorrente é a Lord (linha de filmes flexíveis) e a Nortene (linha agrícola)

A Lord atua no mercado há mais de 34 anos e é sua concorrente direta na produção de Filmes flexíveis. Possui Um moderno Centro de Processamento de Dados com inúmeros terminais de computador, interligam todas as operações, disponibilizando informações de maneira instantânea.

Sua sede administrativa e seu principal parque industrial esta localizado em Sorocaba. Considerado uma localização estratégica, pois fica próximo de rodovias, portos e aeroportos garantindo um fornecimento ágil.

A Nortene foi a empresa que introduziu no mercado as primeiras telas plásticas agrícolas, em 1981. O perfil pioneiro e arrojado sempre esteve presente em sua filosofia de atuação, onde foi a primeira a produzir e comercializar telas rígidas extrusadas com Polietileno de Alta Densidade (PEAD), investindo em vários segmentos que, até então, não conheciam as inúmeras possibilidades de utilização do plástico em atividades agrícolas.

Os principais aspectos relevantes, que distinguem a empresa de seus concorrentes é sua linha de produtos, pois a mesma abrange a linha agrícola e a linha de filmes flexíveis, atendendo as necessidades de ambos os mercados, assim aumentando seu poder competitivo.

A Electro Platisc tem como estratégia de mercado a fabricação de embalagens industriais, onde foram desenvolvidos processos de impressão em flexografia monitorados através de sistemas de vídeo com máquinas equipadas com controladores automáticos de viscosidade.

Esta sofisticada tecnologia proporcionou à empresa a conquista de expressiva parcela do mercado exterior. Atualmente as exportações estendem-se a mercados importantes como os Estados Unidos e América do Sul, onde seus produtos solidificam-se sua presença a cada dia.

Além disso, a Companhia conta com a identificação das necessidades do ambiente externo, onde através de pesquisa em campos pelos agrônomos percebe-se a necessidade de armazenar melhor dos grãos para que não tenha desperdícios na colheita realizada durante a safra.

O sistema de armazenagem de grãos secos em silos-bolsa é uma maneira prática, econômica e inovadora do agricultor armazenar sua produção na própria fazenda.

Comparando o silos tradicionais com o silos bolsa identificou-se uma grande redução nos custos de armazenagem, diminuindo-os para aproximadamente R$1,00 por saca.

Para promover tanto os novos produtos, quanto os já existentes a companhia participa da feira Hortitec, que é voltada para clientes como agricultores, onde é possível mostrar o porque deve se escolher o seu produto mostrando a sua qualidade, como funciona e as suas vantagens.

O orçamento para realizar a feira tem um valor alto, porém é necessário. Quem não participa, fica fora da concorrência, e principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com