TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Por:   •  24/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 6

Administração Geral

  1. Teoria e prática no contexto brasileiro

  1. Teoria e prática no contexto brasileiro
  1. O administrador precisa de uma visão global do mundo dos negócios, para a continuidade da sua organização do mercado.
  2. 50% dos negócios que abrem no brasil não ultrapassam dois anos de funcionamento.
  3. Administradores do topo da empresa não necessita de habilidades técnicas para o seu cotidiano, o mesmo necessita desempenhar na maior parte as habilidades conceituais para a organização de suas atividades.
  4. A Flexibilidade é uma das características marcantes do administrador brasileiro, que se adapta a novas situações quando necessário
  5. No Brasil há mais empresas informais do que empresas formais.

 “O sucesso e insucesso de uma organização depende de sua administração, não importando o tamanho e finalidade da sua organização” - Livro Teoria e prática no contexto brasileiro

Conceito de organização; São grupos estruturados de pessoas que se juntam por um objetivo, sendo elas formais, como uma empresa, ou informais como um grupo de futebol, porém todas com uma finalidade e possuem uma estrutura organizacional.

Com as organizações nasce a administração, mas o que seria administração? A mesma se define em: “Processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”, como descrito no livro, onde se destaca quatro elementos para o melhor entendimento de administração, sendo eles, processo, coordenação, eficácia e eficiência, processo pode definir em um conjunto de atividades que contem tarefas relacionadas a um objetivo em comum, coordenação garante que partes distintas e interdependes funcionem como um todo.

Eficiência conceitua no foco do meio da realização de uma atividade, ou seja, o consumo dos recursos econômicos organizacionais. Eficácia está afim de realizar atividades para um objetivo preestabelecido, com ênfase nos resultados.

Administradores compõem uma organização, os mesmos têm funções de decidir formas e recursos, executam algumas tarefas, planejam e controlam o trabalho dos outros. Há também em uma organização níveis organizacionais, sendo eles, o nível estratégico como o mais elevado, com poucas pessoas, e responsáveis pelas principais decisões. Como exemplo o presidente onde abrange a organização com um todo. O nível tático é intermediário, responsável pela articulação do estratégico e operacional, coordenam as atividades dos níveis inferiores, com as estratégias definidas no nível superior, exemplo: O gerente de uma organização. O nível operacional é considerado o mais baixo da hierarquia, coordenam atividades cotidianas, com a atuação operacional e de curto prazo. Esses níveis podem estar interligados com diferentes funções dentro de uma organização.

Podemos definir os componentes da organização; Planejamento: Desenvolvimento de planos para as atividades de uma organização, e permite a concentração para o mais importante de uma organização. Organização: Função que permite a distribuição de tarefas, autoridade e recursos entre os membros, afim de alcançar os objetivos estabelecidos. Direção: Responsável pela motivação e liderança para os trabalhadores. Proporciona um meio eficaz para comunicação entre subordinados, adequando um momento propicio para o trabalho adequado Controle: Monitora e assegura para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados. Essas funções são estabelecidas e executam de forma relacionada.

Cada nível estratégico possui uma certa porcentagem de administração distintas, cada uma possui um tipo de administração que será feita com mais ênfase do que a outra, um nível estratégico aplica mais as funções de organizar e planejar, já o nível tático tem maior rentabilidade em dirigir e organizar, sendo assim a maior parte de dirigir fica com o nível operacional para que o mesmo repasse a sua equipe.

Toda organização possui um sistema de operações, também conhecida como administração geral pode controlar diversos setores, como: Recursos Humano, Finanças, Marketing, Produção, entre outros. Uma área de comercial e marketing está sujeita na satisfação do cliente, entre elas a pesquisa de mercado, produto, preço, comunicação, vendas, entre outras. A área de recursos humanos administra as pessoas de uma organização, deve preparar os funcionários para os objetivos organizacionais com implementações de políticas, recrutamento, treinamento, remuneração e gestão administrativa. Produção ou operação é o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas, sendo elas produção de bens ou prestação de serviços de uma organização. O setor de finanças tem objetivo de captar e utilizar os recursos financeiros de maneira adequada e responsável para alcançar os objetivos da organização.

Os administradores desempenham diversas atividades, com uma variedade de papéis. Mintzberg dividiu esses papéis que define os administradores de uma organização.

Os papéis interpessoais são as relações do administrador com os membros, sendo eles, internos ou esternos. Os informacionais são divididos em três, um de monitor onde há coleta e análise da organização e ambiente, o de disseminador que é a partilha da informação anterior com os outros membros da organização e de porta-voz que é a transmissão para o exterior dessas informações. Esses papeis também podem ser relacionados aos níveis estratégicos, um nível operacional vai realizar atividades de um papel de líder, para a direção das atividades aos subordinados, no nível tático também há o papel de líder, porém o mesmo também necessita do papel de porta-voz entre os níveis, já o nível tático desempenha o maior papel em porta-voz e monitor, nivelando quase todos os papéis com a sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com