TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas empresas

Tese: Algumas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, analisar e cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materias, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários. Implementa plano de carreira e programas de benefícios.

No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços. Um benefício na contratação de temporários está no custo que deve ser menor e que vem tendo muita flexibilidade. Sem força de trabalho fixo, é mais fácil e mais barato embarcar e desembarcar de novos projetos. É natural, por tanto, que as empresas dispensam especial atenção aos temporários em momentos de crise ou de escassez de mão de obra – como acontece no Brasil.

Algumas empresas começam a adotar freelancers até em sua estrutura fixa de trabalho. Esses números são resultados de uma lenta mudança na relação entre empregados e empregadores. As gerações mais novas querem liberdade para trabalhar em casa ou em horários alternativos. Em algumas profissões, principalmente nas ligadas a tecnologia, a pratica de contratar profissionais por projeto é praxe.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente, cada pessoa se especializa em executar um trabalho bastante específico. Isso torna ainda mais enfadonho e cansativo o que já é uma obrigação. O aumento dos níveis do stress pelo mundo está diretamente ligado ao desenvolvimento industrial. As consequências são bastante negativas para os trabalhadores, que aprendem uma única coisa, muitas vezes facilmente substituídos por máquinas ou por outros trabalhadores, e não sabem outra coisa.. O que é bastante negativo. O ponto positivo nisso é que aumentou significativamente a produção. As organizações burocráticas se baseiam na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, a contratação de funcionário é de maneira direta.

Na atualidade a IBM está na contratação é terceirizada, pois é uma empresa de tecnologia mundial que presta serviços ao Brasil, como exemplo,regular o trafego terrestre, ou seja é um serviço indispensável. Geralmente a contratação é feita por meio de contrato de trabalho, quando o contrato termina os vínculos daquele trabalhador se finda, a não ser que a IBM tenha interesse de renovar o contrato. é incorreto afirmar que as pessoas que ali trabalham tenham seus direitos trabalhistas tolhidos, pois eles tem sim seus direitos, a forma de contratação é diferenciada, resultando em vínculos diferenciados. As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM são transnacionais, obedecem apenas a lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que estão instaladas e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. Com a acelerada evolução da tecnologia nos últimos tempos, a economia delineia um novo e poderoso modelo de produção baseado em reais sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando a hierarquia e o controle. Os novos tempos são influenciados pelas plataformas digitais que abundam com manifestação da internet. A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores. Atualmente a IBM é uma das evangelizadoras do mercado, praticando transferência nas informações em seus projetos. Como se poder ver, existe dois lados da moeda para as duas hipóteses, mais de fato nota-se que o emprego temporário tem um prazo predeterminada a extinguir, ou seja, pós os objetivos dele ser alcançado se finda a relação jurídica empregado-empregador.

Mas, a priori, essa relação se findar-se-á se seguir as regras básicas asseguradas pelo Constituição Federal de nosso País.

No entanto, o indivíduo possui maior proteção quando ele trabalha de carteira assinada, pois, como exemplo: mo caso de impossibilidade de trabalho de um indivíduo por uma doença que o deixe incapaz de continuar com suas atividades trabalhistas, ele estará protegido, ao contrário do indivíduo que trabalha temporário ou autônomo. É impossível evitar, nos dias de atuais, por razões de competitividade e dificuldades existentes no mercado, que as empresas não criem situações de processo emocional. Os trabalhadores vivem continuamente sob essa pressão, não só no ambiente de trabalho, como na vida em geral. As pessoas, além das habituais responsabilidades ocupacionais, além da alta competitividade exigida pelas empresas, além das necessidades de aprendizagem constante, têm que lidar com os estressores normais da vida em sociedade. Tendo as vantagens e desvantagem nesse tipo de trabalho.

Vantagens - tem tempo predeterminada para terminar Não tem descontos em seu pagamento Faz a própria jornada de trabalho ( hoje eu vou trabalhar para fulano, amanhã não vou trabalhar, já no outro dia vou trabalhar para beltrano) Desvantagens –Não tem vinculo empregatício (a priori) A pessoa não é assegurada pelas leis trabalhistas (seguro desemprego) não tem garantias trabalhista (seguro maternidade, invalidez, auxílio doença) ter a quantia mínima certa mensal

Em 2007, quando apareceram os primeiros aplicativos para seus celulares, a Apple nem sequer cogitou participar da criação dos programas. Assim, parte fundamental da estratégia da empresa para celulares ficou a cargo de um exercito de profissionais independentes. Estima-se que haja 300.000 deles dedicados a desenvolver aplicativos para o íPhone. Em contrapartida, quem criar os aplicativos fica com 70 % do resultado das vendas – só 30% vai para a Apple. Há mais 775.000 aplicativos disponíveis, pelos quais os desenvolvedores, já receberam 7 bilhões de dólares. Nessa lógica, todos ganham. O Google criou algo semelhante para estimular o desenvolvimento de 800.000 aplicativos para o seu sistema Android. A produtora de sementes e defensivo agrícolas suíças Syngenta enfrentou uma questão parecida. No ano passado, a equipe de finanças aumentou a carga de trabalho para dar conta, além da rotina usual, de mudanças de processos internos. Para manter o time concentrado no que era estratégicos, chamei temporários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com