TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Politico

Artigo: Ambiente Politico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos Político Legal.

Definição 1

Segundo Kotler (1998, p.153) “este ambiente é composto de leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em sociedade.”. De acordo com Kotler, as decisões de marketing são fortemente afetadas por mudanças no ambiente político e legal.

*KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle 5.Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

Definição 2

De acordo com Churchill (2000), uma organização não funciona apenas de acordo com seu próprio conjunto de regras, ela deve servir aos seus clientes e atender às demandas governamentais, assim também atender a grupos de interesse especiais.

As leis e regulamentação podem influenciar diversos aspectos de uma organização, entre eles: embalagem do produto, política de preços, divulgação, relações trabalhistas, entre outros. Essas limitações legais devem ser vistas não só como uma limitação da empresa, mas ser também uma fonte de oportunidades, já que manter- se dentro das leis não só ajuda a evitar multas e processos, mas promove uma boa relação de confiança com os clientes.

*CHURCHILL, G.A. e PETER, J.Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva 2000.

Relato do Ambiente

Esta atividade é caracterizada por ser um estabelecimento comercial onde se preparam e servem refeições, sobremesas, sucos e refrigerantes. Temos que obedecer a normas da vigilância sanitária, normas regulamentadoras e leis. A produção de alimentos no próprio estabelecimento para serem servidos aos consumidores. O que normalmente acontece nestes casos, é o restaurante adquiri produtos industrializados de terceiros para revenda. Desta forma, o Restaurante atua na produção quando comercializa produtos de sua própria fabricação para venda aos consumidores, e como revendedor quando comercializa produtos industrializados ou não, adquiridos de terceiros.

Oportunidades deste ambiente

1) Não existem registros específicos a órgãos fiscalizadores.

2) A atividade não exige responsabilidade técnica.

3) Não existe restrição de onde o estabelecimento seja instalado, desde que possa atender as exigência dos bombeiros e vigilância sanitária.

Ameaças encontradas nesse ambiente

1) Existem normas de: higiene, manipulação de alimentos, estocagem, aquecimento ou resfriamento de alimento.

2) O descumprimento de exigências da vigilância sanitária, pode acarretar a perda de licença de funcionamento.

3)

Normas de higiene e segurança como a manipulação, estocagem e temperatura correta para aquecimento ou resfriamento dos alimentos, colocação de azulejos nas paredes da cozinha até o teto, botijões de gás do lado de fora e extintores de incêndio em locais estratégicos precisam ser respeitadas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com