TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Politico

Monografias: Ambiente Politico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Político, jurídico e Normativo:

A política do Paraguai é a direção do Estado paraguaio e a determinação dos poderem que compõe sua estrutura de governo. O sistema de governo adotado é a república presidencialista. O atual Presidente é Horácio Cartes.

Em junho de 2012, o Paraguai sofreu uma grande crise política, que teve como resultado o impeachmente do então presidente Fernado Lugo. Essa crise se iniciou em um confronto armado que aconteceu em Curuguaty que fica há 250 km do nordeste de Assunção, este confronto acarretou na morte de 06 policiais e 11 componeses. Fernando Lugo foi o primeiro presidente destituído em julgamento político, durante uma crise no país. Com a saída de Lugo, o vice presidente Frederico Franco assumiu o cargo, até as próximas eleições que ocorreram no dia 21 de abril de 2013.

O Paraguai, fazia parte do MERCOSUL e da UNIÃO DE NAÇÕES SUL-AMERICANAS , porém desde junho de 2012, foi suspenso da participação, porque os líderes da região discordaram da forma como o Presidente Fernando Lugo, foi destituído do cargo. Os países participantes do MERCOSUL, em julho de 2013 decidiram revogar a suspensão do Paraguai, no dia 15 de agosto de 2013 quando o atual presidente Horácio Cartes assumisse a presidência.

Sem fazer parte do Mercosul, o Paraguai perdeu algumas vantagens como: Uma Maior variedade de bens finais à disposição dos consumidores, o que gera um aumento no bem estar , a eliminação do comércio não-registrado ou ilegal ao se eliminar as barreiras alfandegárias, o aumento do consumo e complementação econômica com os países vizinhos entre outras.

Porém, o atual presidente Horácio Cartes, que assumiu a presidência em agosto deste ano, negou a proposta de voltar a fazer parte do Mercosul, segundo o mesmo por questões políticas, argumentando que a entrada da Venezuela, não cumpre os trarados internacionais que foi firmado pelos membros fundadores do grupo. Como o Paraguai, estava suspenso do grupo, desde junho de 2012, não tinha aprovado a entrada da Venezuela no grupo, que entrou logo depois que o Paraguai ficou suspenso. O presidente alegou que voltará ao Mercosul quando os ministros das relações exteriores do bloco encontrarem maneiras de resolver o problema jurídico que foi gerado com a incorporação da Venezuela sem a presença paraguaia.

No ano passado, o Paraguai cresceu 15% , e a partir daí se tornou um polo de empresas “maquiladoras” na América do Sul, com uma adoção de sistema qua faz aliança de imposto mínimo e mão de obra barata. Implementado há 10 anos o sistema maquila, só atingiu o seu pico de crescimento ano passado, e está se desenvolvendo bem no paraguai, e acabou atraindo algumas compainhas brasileiras. Nop total já são no mínimo 11 empresas brasileiras ou com capital no Paraguai. Alguns exemplos que podemos citar são: o grupo Cambuci , responsável pela marca esportiva Penalty. As empresas Quality Cotton e a Mega plásticos se instalaram no Paraguai e conseguiram reduzir custos. O regime de maquila permite que uma empresa brasileira contrate uma empresa maquiladora paraguaia, que iá produzir com a sua marca e depois exportar para onde a matriz determinar. E outro benefício que o paraguai oferece é o custo trabalhista , os encargos que incidem sobre os salários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com