TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Ambiente Político

Por:   •  5/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DO AMBIENTE POLÍTICO

Segundo o Portal Brasileiro do Comércio Exterior, a importação legal de produtos, dá-se após o cumprimento de três etapas, constituídas por: administrativa, fiscal e cambial.

“A fase administrativa se refere aos procedimentos e exigências de órgãos de prévios à efetivação da importação e variam de acordo com o tipo de operação e de mercadoria: trata-se do licenciamento das importações. A fase inicial compreende o tratamento aduaneiro, por meio do despacho de importação, que é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias importadas, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas aos seu desembaraço aduaneiro. Essa etapa ocorre em recintos próprios, logo após a chegada da mercadoria no Brasil, e inclui o recolhimento dos tributos devidos na importação. Após a conclusão do desembaraço aduaneiro, a mercadoria é considerada importada e pode ser liberada para o mercado interno.

Já a fase cambial diz respeito à operação de compra de moeda estrangeira destinada a efetivação do pagamento das importações (quando há esse pagamento) sendo processada por entidade financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar em câmbio.”

Podendo ser melhor visualizada no seguinte fluxograma

RIVALIDADE ENTRE AS EMPRESAS CONCORRENTES

A rivalidade entre as distribuidoras acontece mais no quesito preço e oferta de produtos. Os preços não têm grandes variações, então a capacidade da distribuidora em negociar com os fornecedores e conseguir melhores preços faz com que ela tenha vantagem no mercado. A rivalidade consiste em oferecer o melhor preço ao cliente e produtos diferenciados.

4.2 A AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES

Entrar nessa indústria não é algo tão simples, é necessário licença (ocorre de forma automática quando se formula a Declaração de Importação no Siscomex), o capital para iniciar o negócio é alto e ainda há um grande investimento em busca de parcerias com fornecedores estratégicos.

4.3 A AMEAÇA DE SUBSITUTOS

O serviço de uma distribuidora de produtos importados pode ser substituído pelas compras feitas diretamente com o fornecedor. Porém, não é uma alternativa viável para a maioria dos clientes, pois comprando em menores quantidades não teriam poder para negociar um bom preço.

4.4 O PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES

O poder dos fornecedores nessa indústria é relativamente alto, pois buscamos produtos exclusivos, diferenciados, então dificilmente um fornecedor poderá ser substituído. O número de fornecedores é alto, porém, nossos clientes buscam produtos específicos, o que dá um poder maior a alguns fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com