TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de Marketing

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.658 Palavras (35 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 35
  1. Introdução

        O desenvolvimento e a implementação de um plano de marketing que torne uma empresa bem sucedida envolve diversas decisões. A tomada dessas decisões é uma ciência como também uma arte. Para a elaboração de um plano de marketing bem sucedido ou que traga bons resultados, é necessário que durante o processo de tomada de decisão, possua informações abragentes e actualizadas sobre as tendências macroambientais e os efeitos microambientais específicos a seu negócio. Os gerentes de marketing reconhecem que o ambiente de marketing apresenta constantemente novas oportunidades e ameaças e entendem a importância do monitoramento desse ambiente e da adaptação contínua a ele. É necessário que os gerentes de marketing conheçam o seu mercado alvo de modo a direccionar suas actividades em torno de suas características.

        Neste presente trabalho, abordaremos a questão do ambiente de marketing, concretamente das suas duas vertentes: macro e microambiente. Por fim, apresentaremos uma análise do macro e do microambiente de marketing.

  1.  Problema
  • Como as empresas podem elaborar um plano de marketing que seja eficiente e que garanta que seus produtos sejam atractivos no meio em que elas actuam?

  1.  Objectivos

        Tendo em conta a importância do estudo do ambiente de marketing, definimos como objectivos deste trabalho os seguintes:

  1. Objectivo geral
  • Abordar a questão do ambiente de marketing, concretamente do macro e microambiente.

  1. Objectivos específicos
  • Abordar a questão do macroambiente, identificando as suas variáveis não controláveis; e também da análise do macroambiente em relação às necessidades, tendências, e a identificação das principais forças.
  • Abordar a questão do microambiente, falando dos agentes próximos à empresa que afectam a análise do microambiente.
  1.  Hipótese

        Para as empresas conseguirem elaborar um plano de marketing que seja atractivo aos olhos dos clientes, é necessário que, conheçam o seu meio, interno e externo, ou seja, devem preocupar-se em saber quais são as características do seu público alvo e o meio em que ele está inserido.

  1.  Justificativa

        Para garantir um plano de marketing bem elaborado e com bons resultados, é necessário que os gerentes de marketing e a empresa ofereça produtos e serviços que respondam as necessidades e desejos de seu público alvo.

  1. Referencial Teórico

        O ambiente de marketing é constituido de actores de forças externas ao marketing que afectam a capacidade de administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com os seus consumidores. O ambiente de marketing oferece oportunidades e ameaças, e as empresas bem sucedidas sabem que são vitais observações e adaptação constante às mudanças do ambiente.

        Os profissionais de marketing são os maiores responsáveis pela identificação das mudanças significativas do ambiente. Mais do que qualquer outro grupo, eles devem pesquisar as tendências e oportunidades da empresa. Embora todo administrador de uma organização precise observar o ambiente externo, os profissionais de marketing apresentam duas propriedades especiais.

        Seus métodos são disciplinados, inteligência de marketing e pesquisa de marketing para que eles possam colectar informações sobre o ambiente, e eles passam grande parte do tempo no meio dos clientes e dos concorrentes. Realizando um escaneamento ambiental sistemático, os profissionais de marketing tornam-se aptos a reaver e adaptar as estratégias para enfrentar novos desafios e oportunidades no mercado.

        Para que a empresa possa responder adequadamente aos anseios do cliente, é essencial que conheça de forma completa o mercado onde actua. A análise do ambiente é feita em dois níveis que são:

  • Macroambiente;
  • Microambiente.

  1.  Macroambiente

        No macroambiente estão as variáveis incontroláveis, ou seja, aquelas sobre as quais a empresa não tem nenhum tipo de controlo directo. Alterações nessas variáveis levam as empresas a ajustar as suas ofertas no mercado de forma a manter sua competitividade. Através destas análises, é possível conhecer melhor as condições gerais de mercado onde a empresa opera e as capacidades da empresa para enfrentar os desafios impostos pelo macroambiente.

        Dentro do macroambiente, a empresa deve monitorar seis forças importantes: demográfica, económica, natural, tecnológica, político ou legal, e sociocultural. As empresas devem ficar atentas às suas interações causais, uma vez que em conjunto apresentam tanto novas oportunidades como ameaças. Por exemplo, o crescimento explosivo da população (força demográfica) leva a maior poluição dos recursos (força natural) que levam os consumidores a exigir mais leis (força política/legal). As restrições impostas estimulam as soluções tecnológicas e produtos (força tecnológica), que, se forem viáveis (força económica), podem, realmente, mudar as atitudes e comportamento das pessoas (força sociocultural).

  1. Ambiente demográfico

        A primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque as pessoas representam os mercados. O ambiente demográfico é de fundamental importância para os profissionais e para os responsáveis pelas decisões de marketing porque as características da população afectam os mercados e são os mercados que geram receita. Além disso, as informações apuradas sobre o ambiente demográfico permitem que os profissionais de mercado possam tirar conclusões relativas a comportamento, proporcionando uma base a predição de padrões futuros de consumo. As seis dimensões fundamentais do ambiente demográfico são: composto etário da população, mercados étnicos, grupos educacionais, padrões de moradia, distribuição geográfica, mudança de um mercado de massa para micromercados. Esses factores populacionais traduzem-se em potencial do mercado.

        O número de habitantes de um país é afectado pela taxa de natalidade, taxa de mortalidade e pela diferença entre imigração e emigração.

         A população mundial vem mostrando um crescimento explosivo: totalizou 6,8 bilhões em 2010 e ultrapassará os 9 bilhões em 2040.

        A explosão da população mundial tem sido fonte de grande preocupação, por duas razões. A primeira é o facto de que os recursos necessários para suportar a vida humana (combustível, alimentos e assim por diante) são limitados e estão-se esgotando. O livro The limits of growth apresentou um volume impressionante de evidências de que o crescimento descontrolado da população e do consumo resultaria, em escassez na oferta de alimento, esgotamento dos minerais-chaves, superpopulação, poluição e deterioração global da qualidade de vida. Uma das recomendações mais fortes desse estudo é o marketing social mundial do planejamento familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.2 Kb)   pdf (395.6 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com