TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Marketing da empresa Cacau Show

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  1.347 Visualizações

Página 1 de 10

 UNICARIOCA

PROFESSOR JALME DA SILVA PEREIRA


           

 

Jane Lucia Roubertie do Valle

Joelma Moreira Braga

Luis Felipe de Souza Dutra Avila

Análise de Marketing

[pic 1]

INTRODUÇÃO AO MARKETING

 

 

 

Rio de Janeiro

 2014

     

  1. PRIMEIRA PARTE (informação da empresa):

Nome da empresa – Cacau Show

Ramo de atividade – Alimentação, Bens e consumo

  • Segmento de atuação - Fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates.

  • Breve Histórico - Foi fundada em 1988 pelo empresário Alexandre Tadeu da Costa. Hoje, com pouco mais de 20 anos no mercado de chocolates artesanais e finos, possui três fábricas – sua sede está localizada em Itapevi (SP), e as outras duas em Campos do Jordão (SP) e Curitiba (PR). Com mais de 500 funcionários, e uma excelente infra-estrutura, vem se firmando como a maior indústria na produção de chocolates finos do Brasil.

  • Lista de produtos – A Cacau show oferece uma linha completa de chocolates, incluindo trufas, tabletes recheados (como a linha Chocoterapia), bombons finos, pastilhas de chocolate com menta, garrafinhas de chocolate ao leite, entre outros itens derivados de chocolate, além de uma ampla linha diet.
  • História da empresa - A Cacau Show nasceu na Páscoa de 1988. Alexandre Costa, na época com 17 anos, revendendo chocolates de uma indústria, conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 g. O que ele não sabia era que aquele tamanho estava fora de linha e que era impossível produzir ovos dessa gramatura. Com essa notícia e preocupado em não frustrar os clientes, o rapaz comprou a matéria-prima e, em uma loja especializada no ramo, conheceu uma senhora que fazia chocolates caseiros. Dona Creusa foi a primeira pessoa a confiar naquele rapaz que estava à sua frente lhe pedindo ajuda. Ela acreditou no sonho daquele jovem menino e o ajudou a realizar seu primeiro trabalho próprio.

Durante três dias, com uma jornada diária de 18 horas de trabalho e com um prazo de entrega apertado, foi possível entregar as encomendas. Com o lucro de aproximadamente US$ 500,00 o rapaz Alexandre Costa fundou a Cacau Show, iniciando suas atividades no bairro da Casa Verde, em São Paulo.

Em 1996 teve seu primeiro recorde de vendas na Páscoa.

Alexandre percebeu que havia um mercado pouco explorado de chocolates artesanais e resolveu investir nisso. Inicialmente, o empreendimento se estabeleceu em uma sala de 12 m² da empresa de seus pais. Após isso, Costa iniciou as vendas da Cacau Show em um fusca, que percorria padarias e supermercados, entre outros estabelecimentos e, também inspirado no exemplo dos pais, que faziam vendas porta-a-porta, começou a operar com uma equipe de revenda.

Do espaço de 12m², a Cacau Show já ocupa os quatro andares do prédio na Casa Verde para aumentar a fábrica. Conta também com muitos clientes pelo País, o que demanda uma produção de cerca de 35 toneladas de chocolates por mês.

Na Páscoa do ano de 2000, um dos distribuidores da marca fez uma grande encomenda e ficou sem espaço, em seu apartamento, para armazenar os produtos. Com isso, surgiu a necessidade de alugar uma sala, onde ele passou a vender os chocolates no balcão. Nasce então, em Piracicaba, interior paulista, a primeira loja a instalar na fachada um letreiro com a marca Cacau Show.

Depois disto adquiriu-se a primeira máquina para fabricar o próprio chocolate. Com isso, abre a primeira loja especializada e padronizada da Cacau Show, no Shopping de Suzano (SP).

Cacau Show é Top Of Mind em lojas especializadas como a marca de chocolates finos mais lembrada, segundo pesquisa realizada pela DataFolha.

Em 2010 a Cacau Show alcança a marca sonhada de 1.000 lojas em todo o País.

Em quase 24 anos de história, a Cacau Show nunca contou com capital externo. Tudo que existe foi construído com o próprio negócio e muita dedicação, sempre com o objetivo de tornar acessível para todas as camadas sociais o consumo de um chocolate de excelente qualidade.

  • Orientação filosófica (Produção, Vendas e produto)

A orientação filosófica da Cacau Show é voltada para a produção, pois o grande diferencial da empresa é o forte investimento em produtos de qualidade a preços acessíveis.

  • Mercado – Chocolates Finos

2 - SEGUNDA PARTE (avaliação em relação ao produto oferecido)

  • Análise ambiental - O ramo de chocolates é considerado um bom negócio, pois o produto é consumido em todas as épocas do ano, com algumas variações de demanda. Apresenta picos sazonais em alguns meses e possuem um público fiel, os chamados chocólatras.

  • Macroambiente (impactos do ambiente político, legal, econômico...)  Quanto às alterações econômicas, a matéria prima do chocolate (o cacau) é cotado em dólar, se o dólar sobe consequentemente, o preço do produto final também sobe. Atualmente, com a economia estabilizada o preço do produto também fica estabilizado.

É importante saber também que o cacau é um produto nacional, fazendo que o preço dos chocolates fique mais barato, mais os equipamentos são importados da Alemanha, Holanda, Itália e Suíça, para fabricar produtos com melhor qualidade.

Outro risco refere-se ao alerta de organizações de saúde em todo o mundo quanto ao aumento da obesidade, e sendo o chocolate um produto altamente calórico, mesmos os diets, implica em diminuição de consumo principalmente por crianças e mulheres.

Variáveis culturais – O Brasil é o segundo maior produtor de chocolates, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates. A cada ano, são 21 mil toneladas, três mil de pequenos produtores e fabricantes artesanais O consumo médio anual per capita no Brasil é de 2 quilos.

O interior do Estado de São Paulo é o maior mercado consumidor, seguido de Santa Catarina, Paraná, em segundo lugar, e da metrópole paulista, em terceiro. Cerca de 25% a 30% da produção é escoada no varejo, o que equivale a 200 mil toneladas anualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (765.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com