TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING DA CACAU SHOW

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  1.483 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 3]

PLANO DE MARKETING DA CACAU SHOW

Outubro 2019

[pic 4]

Elaborado por: Rafaela Degaspari Abrahão Saad

Disciplina: Marketing

Turma: ONL019CI-PROGCPA03T1_MKTCPADMEAD-36_0919


  1. Introdução
  1. A Companhia

Criada na Páscoa de 1988 por Alexandre Tadeu da Costa, a Cacau Show é uma marca de chocolates 100% nacional. A companhia surgiu quando o jovem empreendedor decidiu revender chocolates, e sua primeira encomenda foi de 2 mil ovos de 50 gramas. Como a fábrica a qual Alexandre comprava os ovos não produzia o tamanho solicitado, Costa resolveu produzi-los por conta própria. Para honrar o compromisso, contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo e, após 3 dias trabalhando cerca de 18 horas, o pedido foi entregue.

Com o lucro da primeira encomenda, o empresário iniciou sua própria marca, a Cacau Show. A primeira loja nasceu no final de 2001, e com o sucesso do negócio, se expandiu rapidamente atingindo 18 pontos de venda padronizados no ano seguinte.

Atualmente, a empresa conta com mais de 2.000 lojas presentes em 26 estados brasileiros, e apresenta a franquia em dois modelos de negócio: franquia loja e franquia quiosque. Além disso, conta com 5 fábricas – duas em Itapevi (SP), Campos do Jordão (SP), São Paulo (SP) e Curitiba (PR) – e uma produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano.

Visando ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, a Cacau Show oferece aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental. Sua missão é “proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate.”

[pic 5]

  1. Perspectivas

A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja se manter no mercado ou até mesmo se tornar referência. Segundo Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership, empresas que fidelizam seus clientes ou que mantém o foco no “encantamento de clientes”, garantem os melhores porta-vozes para a sua marca. Esses clientes funcionam como uma atração para novos compradores além de disseminarem a boa imagem da marca. Além disso, segundo a Endeavor, manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa.

Uma das maneiras de fidelizar o cliente é oferecer tratamento VIP, como promoções, produtos diferenciados e descontos exclusivos. No caso da Cacau Show, para alavancar a venda de produtos, o plano de marketing se baseia na criação de um clube de fidelidade da Cacau Show.

Como funciona?

[pic 6]

A fidelização de clientes traz muitas vantagens para a empresa frente aos seus concorrentes. Dentre elas, podemos citar:

  • Custos de marketing reduzidos, devido à propaganda boca a boca;
  • Poder de negociação com fornecedores;
  • Chances maiores de alavancar as vendas;
  • Possibilidade de praticar preços acima do mercado, devido ao tratamento VIP;
  • Clientes novos indicados por clientes fiéis;
  • Aumento do banco de dados para melhor análise do negócio;
  • Ajuda a entender os hábitos de consumo dos clientes;
  • Antecipação quanto às mudanças do mercado;


  1. Desenvolvimento
  1. Análise Ambiental

[pic 7]

Com um mercado altamente aquecido e concorrido, devido, principalmente, às pequenas fabricantes de doces artesanais, a Cacau Show apresenta fatores positivos e negativos, externos e internos, dentro do seu segmento.

Como fatores internos e positivos da companhia (forças), podemos citar: a qualidade dos produtos, que são fabricados com insumos mais naturais; a grande aceitação da marca no mercado consumidor; a inovação constante dos produtos, como os diversos sabores; o ambiente moderno das lojas; e a variedade de produtos, que contam com diferentes categorias.

Entretanto, dentro dos fatores internos, há os pontos negativos (fraquezas). O fato de algumas lojas apresentarem espaço físico pequeno, por exemplo, pode fazer com que um consumidor desista da compra, devido à lotação da loja e ao mau atendimento. Outro ponto que afeta diretamente o negócio, é a tendência global para uma alimentação mais saudável, que pode diminuir o consumo de doces com açúcar. Além disso, atualmente, a companhia está com vários pontos estratégicos disponíveis para a abertura de franquias, o que afeta diretamente a venda de produtos.

Já como fatores externos e positivos (oportunidades), é possível notar que o mercado de doces apresenta um histórico de crescimento constante. Além disso, a companhia pode estar sempre em busca de novos locais e canais de distribuição, uma vez que há muitas possibilidades para o setor. Outro fator positivo é a possibilidade de promoção de mercadoria, que afeta diretamente o consumo pelos clientes.

Como fatores externos e negativos (ameaças), fica evidente a forte concorrência no mercado, uma vez que, atualmente, muitos microempreendedores estão investindo em doces artesanais. Ademais, a busca por uma alimentação mais saudável, e o aumento do público com restrição alimentar, como intolerância à lactose e diabetes, faz com que o consumidor opte por opções de doces mais saudáveis e nutritivos.

  1. Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado tem por objetivo orientar a companhia nas decisões estratégicas que serão tomadas. Entretanto, é preciso escolher o melhor tipo de pesquisa para que os problemas e oportunidades sejam identificados, e assim indicar os melhores caminhos para a redução dos riscos. Além disso, é possível citar 5 vantagens da pesquisa mercadológica:

  • Conhecer o perfil do cliente;
  • Analisar a estratégia dos concorrentes, observando pontos fortes e fracos;
  • Reconhecer fornecedores e empresas que oferecem produtos e serviços;
  • Dimensionar o mercado;
  • Definir seu público-alvo.

Uma pesquisa a fim de analisar o mercado é voltada para o estudo do processo de decisão de compra, que é feito pelos consumidores, a partir da percepção que eles possuem de um produto. Através da pesquisa, é possível perceber o que os consumidores pensam da marca e, consequentemente, identificar pontos de melhorias, oportunidades e falhas. Assim, é crível desenvolver planos de ações que vão aumentar a satisfação do consumidor, a reputação da marca e suas vendas, além de analisar como sua marca está posicionada em relação à concorrência.  Visando analisar os hábitos de compra e consumo do público, a Opinion Box desenvolveu uma pesquisa de satisfação do setor de chocolates, através de um questionário online. Para tal, foi selecionada uma amostra do público consumidor de chocolates, elaborado um formulário com perguntas simples, imparciais e diretas, e este foi aplicado online para o levantamento de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (462.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com