TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anali De Investimento

Dissertações: Anali De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – POLO 7131

ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Curso: Administração:

Disciplina: Análise de Investimentos– 1° Semestre/2014

Tutor presencial: Patrícia Assumpção

Tutor EAD:

MACAÉ, 22 de abril 2014

Capítulo 1

Tipos de Investimento

Investimento é um conceito originário da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O Investimento no seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. De forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro.

• Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias:

a) Investimentos públicos: São recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas, geralmente não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim sociais. Alguns exemplos: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, dentre outros.

b) Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos: fábricas particulares, lojas de varejo, shoppings centers dentre outros.

c) Investimentos mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e gera tanto bem-estar quanto retorno monetário para a sociedade. Alguns exemplos: Petrobrás e Banco do brasil.

O Produto e o Mercado

Alimentação é o principal ramo do empreendedorismo brasileiro. Abrir restaurantes, lanchonetes, montar carroça de cachorro-quente ou fabricar doces e salgados são as atividades empreendedoras de maior interesse no Brasil. Cerca de 27% dos empreendedores iniciais (com até três anos e meio de atividade) e 20% dos negócios estabelecidos (com tempo de vida superior a três anos e meio) atuam no setor de alimentação. A conclusão é do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que mede as taxas do empreendedorismo mundial. O relatório da pesquisa foi divulgado nesta terça-feira (14), em Brasília.

Para o GEM, nestas atividades e na grande maioria dos outros segmentos do empreendedorismo brasileiro é quase inexistente a aplicação de inovações tecnológicas. Quando perguntados se seus produtos e serviços são considerados novos para seus clientes, 82,3% dos empreendedores iniciais afirmaram que não oferecem novidades, contra 5,2% que afirmam positivamente à questão. O caso se acentua entre os negócios estabelecidos, formados por 85,7% de empreendedores que não consideram seus produtos novos, contra 5,8% que dizem oferecer novidades.

Outra característica dos empreendedores iniciais brasileiros que se assemelha à tendência mundial é a falta de perspectiva em gerar novos empregos. Cerca de 32% destes empreendedores não esperam contratar mão-de-obra nos próximos cinco anos. Em todo caso, não deixa de ser expressivo o percentual dos que têm vontade de gerar emprego (24%).

De forma inédita, a pesquisa GEM buscou avaliar as fontes de informação e orientação buscadas pelos empreendedores ao iniciar o seu negócio, O que se destaca na realidade brasileira é a falta de orientação para empreender. Em torno de 30% dos empreendedores afirmaram não ter tido qualquer tipo de orientação para iniciar o próprio negócio. Cerca de 33% dos empreendedores iniciais buscaram opinião de amigos e familiares. Entre os empreendedores estabelecidos, o percentual cai para 20%.

A principal fonte de conhecimento e aprendizado dos empreendedores estabelecidos é a experiência profissional anterior à abertura do negócio (20%). Já com relação aos empreendedores iniciais, o percentual cai substancialmente (7%). Também é pequena a parcela de citações a instituições de apoio, tanto por parte dos empreendedores iniciais (5%) quanto dos estabelecidos (9%). Os nomes mais citados foram SEBRAE, SENAC e SENAI.

Para o pesquisador do projeto GEM, Paulo Bastos, seria importante que os empreendimentos já existentes concentrassem esforços para promover diferenciais e valores agregados nos produtos. “Dessa forma, estes empreendedores terão mais condições de aproveitar nichos de mercado não atendidos e de gerar riqueza, postos de trabalho e desenvolvimento econômico e social”

Batatas Fritas, um Grande Investimento

A empresa trabalhará com batatas fritas, com o histórico, de que a partir dos fins da segunda guerra mundial, surgiu nos EUA uma nova forma de aproveitamento da batata como alimento, a batata frita. No Brasil, surgiu durante os anos 60. A batata frita possui um valor alimentício bastante alto devido aos altos conteúdos de carboidratos e gordura (entre 30-50% em peso no produto final)

Capítulo 2

Fluxo de Caixa Relevante

É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais da empresa, levando porém em consideração a memória de dados que respaldará essa mesma previsão. O principal objetivo dessa previsão é fornecer informações para a tomada de decisões, tais como: prognosticar as necessidades de captação de recursos bem como prever os períodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos; aplicar os excedentes de caixa nas alternativas mais rentáveis para a empresa sem comprometer a liquidez. Resumidamente, podemos afirmar que FLUXO DE CAIXA é a demonstração visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro.

Para a montagem da projeção do fluxo de caixa devemos considerar os seguintes dados:

Entradas:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com