TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisar a eficácia das estratégias de marketing

Tese: Analisar a eficácia das estratégias de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 Objetivo Geral 3

2 Objetivos Específicos.............................................................................................3

3 Introdução................................................................................................................4

4 Desenvolvimento.....................................................................................................5

5 Conclusão..............................................................................................................11

6 Referencia..............................................................................................................12

1 OBJETIVO GERAL

Descrever as estratégias de marketing utilizada na empresa O Boticário.

2 Objetivo Específico

Analisar a eficácia das estratégias de marketing, e os conteúdos trabalhados nas disciplinas do mestre.

3 INTRODUÇÃO

Nesse mercado percebe-se rápidas mudanças ambientais na economia mundial e analisando O Boticário, essas mudanças são constantes. Vem modificando por meio da globalização, principalmente com o surgimento de fortes grupos do exterior sendo atraídos pelo Brasil, gerando uma competividade muito grande neste setor, assim forçando a empresa a focar visando na fidelidade dos seus clientes, utilizando estratégias focando o consumidor final.

Os produtos são referência de qualidade e muito procuradas por consumidoras que buscam formas de enquadrar nos padrões de belezas e bem estar, e assim com a fidelidade dos seus clientes mantendo o sucesso da marca.

Pensando assim O Boticário busca por meio de seus produtos, de suas lojas e de suas relações com consumidores, colaboradores, sociedade, mercado e meio ambiente expressar seus ideais de beleza.

Pode-se afirmar que a força de uma marca está no relacionamento que a empresa se estabelece com seus clientes. Nesse sentido também se pode argumentar que o relacionamento é construído a partir de uma série de ações que a empresa realiza para atender a Demanda do mercado-alvo.

Uma dessas ações são as estratégias de canais de contribuição, encontra-se o franchising, que é um sistema de distribuição deprodutos, tecnologia e serviços. Estabelece que o franqueador concede ao franqueado o direito de explorar o seu conceito, Know-how e marca mediante uma contraprestação financeira. A empresa que adota essa estratégia é O Boticário que é uma rede de franchising especializada em perfumes e cosméticos.

4 DESENVOLVIMENTO

A comunicação Integrada de Marketing é o desenvolvimento da comunicação estratégica organizacional junto ao mercado, promovendo, posicionamento e divulgando produtos, serviços, marcas, benefícios e soluções.

Tendo como base um sistema gerencial integrado, utilizando como ferramenta o composto de comunicação ( propaganda, publicidade, acessória de imprensa, promoção de vendas, patrocínios, venda pessoal, internet, marketing direto, eventos culturais e relações públicas. Buscando atingir com a utilização holística de todos os elementos deste composto, uma comunicação eficaz por parte do emissor junto ao seu consumidor- alvo.

Suas principais características são:

• Propaganda: geralmente se apresenta de forma massificada, podendo transmitir uma mensagem de lembrança informação e persuasão. Principal característica é criar imagem e seus efeitos são de médio á longo prazo, possuindo vários meios de comunicação como rádio, televisão, revistas, outdoors, folhetos e outros veículos diretos. Ela é paga repetitiva, e tem seu conteúdo controlado.

• Promoção de Vendas: seu objetivo é estimular a compra tanto no volume, quanto na velocidade em adquirir um produto ou serviço. São indiretas, não pessoais e oferece estímulo para curto prazo. Os custos unitários são mais altos do que a propaganda, porém mais baixos que na venda pessoal.

• Relações Públicas: a publicidade também é massificada, mas ao contrário da propaganda ela não é paga, não é repetitiva e não tem seu conteúdo controlado. Ela atua na formação de imagem e ajuda no posicionamento do produto. É impessoal e seu efeito é no médio e longo prazo. As relações públicas tem como principal diferença o seu alvo, porque a maioria visa ao cliente final, já as relações públicas ajuda a ganhar a boa vontade e a empatia da opinião pública.

• Marketing Direto: Utiliza um ou mais veículos de comunicação visando obter uma resposta e/ou transação mensurável em qualquer local. Permite a comunicação personalizada e é mensurável, possuindo resposta imediata.

• Vendas Pessoais: Gera benefícios da comunicação individualizada e envolve diálogo entre a empresa e o consumidor. Possuindo comunicação limitada de indivíduos por contato, sendo uma forma de CIM das mais caras por contato, porém é uma das mais eficazes, podendo ser personalizada, interativa modulada conforme a reação do receptor.

Analisando as estratégias de atendimento e fidelização usadas pelas empresa O Boticário. Então que, sob os aspectos das esratégias de marketing o mercado se apresenta cada vez menores possibilitando que os consumidores mudem de fornecedores sem muitas dificuldades. Acredita-se que não basta ter informações sobre os clientes, mas sim deve-se conhecer profundamente o comportamento desses, como suas necessidades e anceios. Percebemos o quanto é oneroso captar novos clientes, em contrapartida os esforços na manutenção daqueles já adquiridos são menores. Sendo assim atender bem é um meio de sobrevivência.“Liderança, no custo total; diferenciação e enfoque em custos ou em diferenciação”.

Portanto, tomando como base ainda O Boticário e o mercado que está inserido, percebe-se que uma empresa deve buscar o diferencial, podendo estar ligado a atendimento, design, qualidade, preços. O Boticário trabalha para reduzir seus custos, apostando em ser uma forma de diferenciação e aumentar sua qualidade, variabilidade, buscando lançar sempre novos produtos e sempre adaptando promoções.

A empresa estuda o perfil do cliente como sexo, classe social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com