TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimanto - ATPS Passo 1

Pesquisas Acadêmicas: Analise De Investimanto - ATPS Passo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1 – Introdução: Tipos de Analise de Investimento.

Passo 1

Nas sociedades modernas um termo muito usado no cotidiano é “Investimento”, podemos encontrar na mídia também muito sobre esse assunto. Essa analise podemos utilizar para varias situações como: Comprar uma casa, fazer uma aplicação bancaria, cursar uma faculdade e assim por diante.

Um Investimento vem do campo da Economia, onde tem grande importância para as organizações, pois significa utilizar os recursos disponíveis no momento, para fazer com que esses recursos possam vir a crescer no futuro.

Nos últimos anos, disparou no Brasil a quantidade de investidores interessados em buscar maior rentabilidade, tentando mudar sua alocação de recursos para além dos investimentos tradicionais, como a poupança, por exemplo.

Depois da descoberta da "mina de ouro" no mercado acionário, muita gente passou a investir em ações. Agora, porém, a crise que afeta o setor --a primeira mais séria depois do "boom" do mercado de capitais brasileiro, em 2005-- faz com que os investidores busquem outras opções mais estáveis.

O próprio mercado criou diversas opções de investimento, satisfazendo desde o investidor mais cauteloso até o mais agressivo. Algumas dessas opções já existem há muitos anos, mas só agora ganham importância no cenário em que cada vez mais gente se dispõe a guardar dinheiro e planejar o futuro.

Quando uma pessoa resolve fazer um investimento, ela deve atentar a três principais aspectos, presentes em qualquer modalidade: o risco, a rentabilidade e a liquidez, que é a velocidade pelo qual o investidor pode se desfazer de seu investimento.

Agora veremos alguns tipos de Investimentos, pois para cada situação há um tipo que pode ser mais viável.

Em geral são divididos em três categorias:

Investimento Público

São recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social

Não têm por objetivo gerar retornos monetários. Exemplos: Escolas Públicas e hospitais, dentre outros.

Investimento Privados

São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado a fim de gerar retorno monetário aos investidores

Estes investidores são os maiores geradores de empregos e tributos. Como exemplo Shoppings centers, Empresas de Prestação de serviço;

Investimento Mistos

São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado

Tem como objetivo gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Como exemplo: Petrobras e Banco do Brasil.

Podemos dizer que a economia de qualquer país pode crescer através de investimentos feitos com freqüência, ou seja, um fluxo elevado.

Dois aspectos importantes para a sobrevivência das empresas são:

Expansão das Organizações

Em especial as privadas, têm por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. A única forma de viabilizar esse crescimento é realizando investimentos.

Reposição do Capital

Organizações que mesmo não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a absolescência das suas máquinas e equipamentos.

Deduzimos que para se obter recursos, a organização precisa investir, contudo o mercado oferece uma grande variedade de tipos de investimentos, onde cada administrador deve analisar qual o investimento melhor e mais viável para sua empresa.

Mercado financeiro

Atualmente, além de organizar e controlar as atividades da empresa, o administrador deve conhecer o mercado financeiro. É impossível se manter no mercado sem os conhecimentos básicos de aplicação de dinheiro e taxas de financiamento adequado.

É o mercado de emprestadores e tomadores de empréstimos, em que o valor da remuneração dos empréstimos é chamado de juros ou em termos percentuais, taxa de juros. existem vários tipo de marcado financeiro:

Mercado monetário;

Mercado de crédito;

Mercado de cambio;

Mercado de capitais;

Precisamos também analisar o equilíbrio do mercado, ou seja, se as taxas estão elevadas, isso faz com que os investidores sejam incentivados a investir, caso contrário os investidos não são incentivados a investir.

Vamos ver agora, alguns dos investimentos mais comuns no Brasil, onde as taxas de juros são altas, que podem trazer um grande retorno para as empresas. Vejamos abaixo:

Renda Fixa

São Investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente. Ao contrário do que se pensa, os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós-fixados.

Nas aplicações pré fixadas a taxa de juros é predeterminada, ou seja, é determinada no momento da contratação da aplicação financeira. Normalmente essa taxa é determinada ao mês.

Já nas pós fixadas a taxa de juros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com