TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Mercado

Artigo: Analise De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  5.962 Palavras (24 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUCÃO

Atualmente o ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam compostos tanto pelas grandes cadeias de supermercado como também pelos pequenos comércios varejistas independentes, formados em sua maioria, por empreendimentos familiares, com poucos recursos financeiros e com gestão pouco profissional.

A concorrência entre as empresas desse setor é acirrada, mas, quem consegue o seu diferencial é impulsionado a correr sempre mais rápido.

O Loop Supermercado ira oferecer todos os tipos de produtos alimentícios, material de limpeza, higiene, papelaria etc. Os sócios tem consciência de que deve procurar ferramentas diversas que consigam traçar um retrato do mercado em que sua empresa estará inserida, para assim, tentar visualizar e programar ações que garantam à empresa maiores condições de êxito ou mesmo ampliação e promoção inovadoras em seu negócio.

Desse modo, este trabalho tem por objetivo a análise interna e externa da empresa Loop Supermercado, com a utilização da Matriz SWOT, chegando ao entendimento das possíveis alternativas, de acordo com as capacidades da empresa, que poderão facilitar a sua permanecia e fortalecimento no mercado. Estas proposições são resultados do cruzamento das forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças, já que estas atuarão nas suas dificuldades, de forma a potencializar seus pontos favoráveis perante o ambiente no qual se encontra, sendo utilizada para tal visualização a Matriz TOWS, que é a SWOT ao contrário.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

1.1 Dados da Empresa

1.1.1 Natureza do Negócio

O negócio do Supermercado Loop é comercializar produtos que atendam as diversas necessidades de variados tipos de públicos (sejam pessoas físicas ou jurídicas).

1.1.2 Missão e Visão

Missão: Comercializar produtos de supermercado com qualidade e preços competitivos, garantindo aos nossos clientes a tranquilidade do recebimento de produtos de qualidade com preços baixo.

Visão: Ser a principal Rede de Supermercado da Região do Riacho Fundo - DF.

1.1.3 Objetivos Estratégicos

Objetivos:

• Ser a maior supermercado da região no prazo máximo de cinco anos;

• Manter um crescimento anual de 5% nos primeiros 5 anos.

• Evitar ao máximo o risco de perda de vendas por problemas de estoque.

Metas:

• Obter um mínimo de 30% de participação nas compras dos clientes da região no prazo de um ano;

1.1.4 Abrangência de Atuação

A empresa estará situada no Riacho Fundo, com abrangência local, tendo sua atuação focada nas áreas próximas a sua localização, onde será instalada, podendo, futuramente, se expandir com a abertura de novas filiais.

Diferenciais Competitivos

O mercado precisa de empresas varejistas que comercializem produtos de qualidade, com um preço justo, nas quantidades desejadas e no tempo necessário para a completa satisfação dos clientes.

Reunindo estas características poderemos nos sobressair, tornando nossa participação nas vendas mais relevante e garantindo a sobrevivência do negócio.

Como diferencial competitivo, a empresa terá a disposição o serviço de entrega terceirizado, para entrega das compras,

Acreditamos que, com os diferenciais competitivos oferecidos poderemos ampliar o nosso escopo de atuação geográfica para além das fronteiras da nossa sede.

1.1.7 Localização Geográfica

A empresa será localizada à Avenida Principal do Riacho Fundo, Nº 14, DF.

1.1.8 Exigências Legais para o funcionamento da empresa

Todo empreendimento comercial tendo como finalidade o lucro, constituído por mais de duas pessoas, necessita de registro na Junta Comercial do DF (com contrato social e demais documentos referentes à sociedade), licença de localização, uso e funcionamento, e as taxas exigidas pelo poder público para o funcionamento regular de uma empresa.

1.1.10 Responsabilidade Social

É fundamental que exista uma consciência global que engaje todos num processo de desenvolvimento tendo como meta a preservação do meio ambiente, a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade economicamente justa. Pensando desta forma o Supermercado Loop, contando com a colaboração dos seus clientes, fará campanhas para o desenvolvimento da coleta seletiva, já que seu negócio fornece material que pode ser reciclado.

Para tanto, pretende-se estabelecer parcerias com fabricantes de lixeiras e sacos coloridos para coletas seletivas, afim de que todos os condôminos possam participar da campanha com baixo custo.

A empresa disponibilizará um quadro informativo, atualizado semanalmente com informações do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Idealizado por empresários e executivos oriundos do setor privado, o Instituto Ethos é um pólo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas que auxiliam as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seus compromissos com a responsabilidade corporativa.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

2.1 Estrutura Legal do Negócio

2.1.1 Estrutura Legal do Negócio

A empresa será uma Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada com capital social de R$ 700.000,00 (Setecentos mil reais) divididos em 700.000 (Cento e sessenta e cinco mil quinhentos e setenta e cinco quotas), no valor nominal de R$ 1,00 (HUM REAL) cada, subscrito e integralizado pêlos sócios neste ato em moeda corrente no País. O capital é distribuído da seguinte forma:

Fazer a divisão pelo números de componentes da equipe, com nomes e números de cotas.

Os sócios farão jus à retiradas mensais de pró-labore, estando os valores sujeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com