TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Mercado

Casos: Analise De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Perfil dos clientes Himitsu 4

2.1.1 Faixa de sálario 4

2.1.2 Sexo e escolaridde dos clientes 5

2.1.3 Relação produtos/preço 7

2.2 Aumento de preços 7

2.3 Concorrencia 8

3 Motivo que os clientes param de efetuar suas compras mensais no supermercado himitsu.............................................................................................. 8

3.1 Tabela de distribuiçao e analise dos dados 8

4 ÉTICA POLITICA E SOCIEDADE 9

4.1 Perguntas realizadas aos funcionarios.............................................................. ....9

5 CONCLUSÃO 12

REFERENCIAS 13

ANEXOS 14

1.0 INTRODUÇÃO

O trabalho Análise de do Mercado Himitsu tem por objetivo abordar os conceitos aprendidos em sala de aula durante primeiro semestre nas matérias de Macroeconomia e microeconomia identificando os produtos pelo mercado comercializados, identificar o perfil dos clientes o comportamento dos consumidores em relação produto/preço, e em relação aos preços como é feito o acompanhamento dos mesmos e saber quando são modificados os preços dentro do mercado, qual a interferência da inflação diante destes preços saber quais são as estratégias utilizadas pela concorrência estes serão os principais temas abordados para macroeconomia e microeconomia.

Apresentaremos dentro de Métodos Quantitativos o porquê os clientes deixaram de realizar suas compras mensais no supermercado Himitsu apresentando os dados em tabela e calculando a média, mediana e moda para os dados obtidos.

E em Ética, Política e Sociedade abordaremos questões como percepção dos funcionários do Supermercado Himitsu sobre o trabalho dentro do mercado, quais as principais vantagens e desvantagens de trabalhar neste setor, e qual a expectativa de trabalhar neste setor e ainda algumas comparações de se trabalhar em mercados grandes tais como Assai, Atacadão e Fort e trabalhar em mercado como o Himitsu de administração familiar.

Trabalharemos com todas estas questões de forma simples e de fácil compreensão de todos.

2.0 DESENVOLVIMENTO

Nosso trabalho escolheu o supermercado HIMITSU COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA, nome fantasia Supermercado Himtsu, o supermercado fica situado na Av. Julião de Brito, Nº6, Quadra 44, bairro Parque do Lago na cidade de Várzea Grande, Uma empresa consolidada no ramo supermercadista a mais de 23 anos em Mato Grosso. A maior preocupação é oferecer aos nossos clientes produtos de qualidade, com mix adequado a cada região, atendimento rápido e de excelência. Buscamos reunir em um ambiente agradável, uma padaria própria com produtos quentinhos e feitos na hora, açougue com deliciosas carnes assadas e pratos para acompanhar, uma grande variedade de produtos das melhores marcas e qualidade. Encontre todos os dias em nossas gôndolas muitas novidades para incrementar o dia a dia da sua casa.

Como podemos perceber a partir da apresentação o Himitsu trabalha com uma variedade grande de itens exemplo destes itens são: fraldas, sabonetes, shampoo, desodorantes, sabão em pó, amaciantes, desinfetantes, detergentes, rações, chinelos, ceras, inseticidas, bolachas, massa para bolos, velas, frutas, pilhas. Canetas, bebidas em geral são alguns dos exemplos que são comercializados pelo Supermercado Himitsu.

2.1 PERFIL DOS CLIENTES HIMITSU

Para identificar o perfil dos clientes desenvolvemos uma pesquisa com cem clientes, respondendo a um formulário com perguntas feitas por nós do grupo. Perguntas como faixa de salário, grau de escolaridade, estado civil, se tem filhos qual a freqüência de compra no mercado Himitsu e qual o valor e tempo gastos nestas compras e qual a forma de pagamento mais utilizadas por estes clientes.

2.1.1 Faixa de salário

O gráfico abaixo mostra o resultado da pesquisa em relação a faixa de salário:

Gráfico 1

Desta forma podemos observar que dos cem clientes entrevistados 27 deles ganham até 1 salário mínimo, 55 destes clientes ganham mais de 1 salário mínimo e 18 ganham mais que 2 salários mínimos.

2.1.2 Sexo e Escolaridade dos clientes

Dos cem entrevistados foram 65 pessoas do sexo feminino e 35 do sexo masculino. A seguir apresentaremos gráfico com grau de escolaridade dos entrevistados teremos dois gráficos no primeiro grau de escolaridade das mulheres em logo de pois gráfico do grau de escolaridade dos homens:

Gráfico 2

Através do gráfico temos que 25 das 65 mulheres entrevistadas tem o ensino fundamental incompletos, 15 tem o ensino fundamental completo, 10 iniciaram o ensino médio porém não concluíram, 13 tem o ensino médio completo e 2 tem o ensino superior.

Agora apresentaremos o gráfico para os homens entrevistados:

Gráfico 3

Então temos que 23 dos 35 homens entrevistados não concluíram o ensino fundamental, 9 tem o ensino superior incompleto e 3 afirmam estar cursando o ensino superior.

Dos cem clientes entrevistados 65% são casados ou moram juntos, e 35% são solteiros ou por divorcio ou porque nunca foram casados. Dentro os cem entrevistados ainda temos 72% tem filhos e 28% não tem filhos, deste total 63 pessoas vão ao mercado no mínimo ntrês vezes por semana e os 37 restantes vão em média a cada 15 dias ao Himitsu.

O supermercado Himitsu tem um numero médio de mil operações dia com valor de compra médio de R$ 25,00 por cliente. Deste total de clientes 65% efetuam seus pagamentos no cartão de crédito direto (o mercado não parcela) 15% no cartão próprio do mercado (que tem opção de parcelamento em 2x) e 20% pagam em dinheiro.

2.1.3 Relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com