TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Concorrência No Marketing

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 7


Análise de concorrência

Primeiramente deve-se estabelecer que atualmente o único corrente direto da Chilli Beans no mercado de óculos de sol é a Triton Eyewear, por possuir um mix de produto semelhante, ter um posicionamento e direcionamento de marca parecido, além de atuar com target’s e mercados de mesma origem. Ela é o mais forte concorrente direto exatamente porque os preços são parecidos, ou seja não tão ostensivos que facilitam o acesso de todos a seus produtos. É muito difícil encontrar qualquer outra loja com essas características, que não seja Chilli beans ou Triton.
Entre todas as concorrentes Diretos da Chilli beans ela  se destaca principalmente pelo mix de produto, que  consiste em apenas a marca própria, ao invés de marcas diversas, como ocorre na maioria das óticas.
Em relação ao preço a Chili Beans oferece um preço convidativo, dependendo do modelo de óculos ou acessório. Comparando-se o valor praticado, com as diversas concorrentes, constata que seu preço é realmente acessível. Isso proporciona ao cliente, poder adquirir mais produtos da marca, ao invés de comprar apenas um de uma marca mais cara.
Os pontos de vendas ao invés de vitrines, balcões ao alcance das mãos. E, como seus quiosques são localizados em Shopping Centers( shopping Metro Santa Cruz) e geralmente nas áreas de maior circulação, o acesso ao público almo se torna inevitável.
Já na parte de Promoção a divulgação é feita através de diversas mídias, redes sociais (orkut, facebook), comerciais em TV’s, principalmente, em mídias voltadas ao público jovem, como MTV, MULTISHOW e afins. Há também, em sua loja virtual, um link chamado lista de desejos, que consiste em oferecer ao cliente, um espaço em que ele possa anotar os possíveis produtos que gostaria de comprar, ficando disponível a qualquer momento, o que possibilita ao mesmo, mostrar para amigos e familiares.
No Brasil, há presente uma imensa variedade de marcas Internacionais que comercializam óculos de sol. Essas marcas são tidas como concorrentes Indiretos da Chilli Beans, uma vez que comercializam o mesmo tipo de produto, com qualidade parecida, mas seu posicionamento é mais ligado ao luxo e glamour, competindo, assim, com uma politica de preços mais elevada. Seus produtos instigam a percepção de uma compra única e não a de uma pessoa pode ter vários modelos diferentes, como é o caso da Chilli Beans.
Os óculos de grau, as lentes que “escurecem” e ate mesmo a pirataria realmente são oque proporcionam um diferente Produto mais com a mesma necessidade.

A Chilli Beans possui uma forte capilaridade geográfica, em virtude da quantidade de pontos de venda espalhados pelo país, o que garante uma maior visibilidade da marca e principalmente um grande diferencial perante aos concorrentes. A Chilli Beans leva vantagem sobre a Triton e ganha o mercado por causa do apelo emocional. Os consumidores da Chilli Beans são muito mais fiéis do que os do concorrente. Isso por que o lado emocional é muito explorado em todos os canais de comunicação que ela opera e acaba fixando na mente do consumidor o seu estilo jovem, inovador e atrevido.

De acordo com Maia, presidente da marca, a Chilli Beans é a líder no mercado brasileiro de óculos escuros, com participação de 17%.

 “Vendemos um conceito, a ideia de que um óculo escuro é um acessório de moda, afirma o presidente”. Isso ajuda a desmistificar a ideia de que esse tipo de óculos serve apenas para o verão, o que acabaria por tornar o negócio sazonal. Nossos franqueados lucram o ano inteiro. A cada semana lançamos dez modelos diferentes, eles custam 1/3 do preço daqueles vendidos por grifes famosas (Caito Maia, 2012, Portal Terra).“


O aumento do número de lojas e quiosques é atribuído ao fortalecimento do franchising no Brasil, que proporciona à empresa atuar em diferentes regiões, ganhando espaço no mercado e novos clientes.  A força da marca é um dos grandes diferenciais da empresa, pois foi construída a partir de uma identidade e de um conceito bem definidos, o que faz o consumidor reconhecê-la em qualquer lugar.
A Chilli Beans que  estende o prazo de garantia para 180 dias em qualquer linha de óculos e vitalícia para relógios para defeitos de fabricação. Já a sua principal concorrente a Triton Eyewear o prazo é de 90 dias para todas as linhas de óculos. A Chilli também ganha preferência com a troca de coleção semanal, já sua concorrente Triton possui grandes intervalos na troca de modelo. A Chilli Beans não é apenas uma loja de óculos, existem também os acessórios. Com isso, a fatia de mercado é maior gerando mais vendas.
A Triton EyeWear trabalha com o mesmo esquema da Chilli Beans, com quiosques e lojas próprias. Também é estruturada com o projeto de franquias.
Todos os produtos comprados por site da Triton Eyewear são através dos Correios. Para tentar agilizar a entrega das  mercadorias utilizam o serviço de Sedex dos Correios. Em hipótese nenhuma pode trocar o produto nas lojas, assim o tempo médio varia de 2 a 7 dias para a chegada do novo produto.
Já nas franquias, o sistema de distribuição é intensivo, visam colocar o produto no maior numero possível de pontos de venda e é adequado para produtos de alto consumo, de compra frequente e preços unitários relativamente acessíveis.
Disponibilizam o produto onde os consumidores esperam encontra-los.
Os pontos de venda podem ser atingidos por equipes de venda dos próprios fabricantes (triton eyewear),por representantes comerciais ou atacadistas distribuidores.
O grupo Dixx Distribuidores é um centro de distribuição que abastecem essas lojas.
Com tudo na Chilli Beans ,se o comprador não gostou do produto ele mesmo pode ir ate a loja e efetuar a troca ,além de ter 7 dias para se adaptar ao modelo escolhido tanto pelo site como pela loja,chama-se TROCA FACIL!
Deste modo, a  Chilli Beans é uma empresa que já faz parte do mercado de óculos de sol, desenvolvendo e implementando estratégias para vencer a concorrência

Analise Swot

Forças:
*Maior quantidade de ponto de venda
*
Desencorajamento de seus concorrentes nacionais em tentar competir igualmente com ela
*Identidade e conceito da marca
*Garantia a longo prazo dos produtos
*Aumento de importação do produto

Fraquezas:
*Falta de conhecimento dos produtos comercializados

*Preconceito no quesito: marca de grife VS.
baixo preço (contradição) 
*Todas as fábricas onde atua a Chili Beans estão na China e o desenvolvimento dos óculos é nos EUA, o que encarece a relação custo X benefício.
* Formato do ponto de venda - PDVs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com