TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Investimento

Dissertações: Análise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO ADMINISTRAÇÃO (2012/1)

ADMINISTRAÇÃO

ATPS de

Análise de Investimentos

POLO DE APOIO PRESENCIAL PORTO ALEGRE/RS

2012

1 - INTRODUÇÃO

De um modo geral, os investimentos podem ser definidos como aplicações de recursos que visam produzir em certo tempo algum retorno capaz de compensar pela privação ao seu uso durante determinado período. Segundo Hoji (2004, p.175), os investimentos ou dispêndios de capital podem ser classificados como temporários ou permanentes.

O objetivo deste trabalho foi averiguar a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento através da utilização de métodos tradicionais aplicados a um estudo de caso em uma Agência de Organização de Festas e Eventos.

Primeiramente foram apresentados os principais conceitos envolvidos nas decisões de investimento a médio e a longo prazo, suas principais motivações, bem como os principais métodos utilizados, especificamente os métodos Playback, TIR e VPL. Em seguida, foi apresentada descrição da empresa estudada, além da metodologia e dados coletados.

Por fim, foram analisados os dados coletados e aplicados os métodos, sendo avaliados os resultados obtidos, para conclusão sobre a viabilidade econômico financeira do projeto em questão segundo os mesmos.

2. - CAPITULO 1 – Descrição do Investimento Pretendido

a) Tipos de Investimentos:

Publico: Recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas, a fim de gerar bem estar social. Não tem por objetivo gerar retornos monetários, e sim sociais.

Privados: recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. São os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

Misto: recurso disponibilizado em partes pelo governo ou entidades publica, e em partes por pessoas físicas e jurídicas. Se a estrutura na forma de um a empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar bem-estar para a sociedade ou retorno monetário.

b) Importância dos Investimentos

Os investimentos são importantes para fundamentar a economia e as organizações. Com a economia o país só pode crescer com fluxo contínuo de investimentos. Exemplo: para esse crescimento é necessário aumentar a produção das empresas, das fábricas e todas as unidades produtivas.

Os investimentos das organizações influenciam em 02 aspectos:

1) Expansão das organizações: tem como objetivo crescer e expandir onde possa gerar mais retorno ao investidor, e a única maneira de viabilizar este investimento é investindo.

2) Reposição do capital: fluxo de investimentos necessários para repor o desgaste e a obsolescência das suas máquinas e equipamentos. Necessário para garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.

O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. O administrador deve analisar os investimentos de uma forma racional, com o objetivo de escolher as melhores opções. Para isso, ele deve fazer 03 considerações que influenciam a decisão: a economia, a financeira e a de ambiente empresarial.

c) Qual o objetivo para a quantia que esta sendo aplicada?É de extrema importância, saber como o capital investido será utilizado antes mesmo de escolher onde investir. Pois esta decisão será determinante na hora de escolher o tipo de investimento. Será necessário listar os objetivos e decidir quanto será aplicado para atender a cada um.

d) Perfil de risco?

Ao optar por um investimento, é valido lembrar que, quanto maior a rentabilidade prometida, maior o risco de perder a quantia aplicada. Sendo assim, compara a rentabilidade prometida com a média do mercado, e desconfiar de promessas muito boas, são atitudes que ajudam na hora de investir.

Quem escolhe correr riscos deve fazê-lo de forma consciente e estar preparado para que eventuais perdas não provoquem grandes danos. Evitar aplicar a parte essencial do patrimônio em investimentos de alto risco.

Abaixo, perfis que melhor refletem a propensão de riscos:

Conservador: privilegia a segurança e faz todo o possível para diminuir o risco de perdas, para isso aceitando até uma rentabilidade menor.

Moderado: procura um equilíbrio entre segurança e rentabilidade e está disposto a correr certo risco para que seu dinheiro renda um pouco mais do que as aplicações mais seguras.

Arrojado: privilegia a rentabilidade e é capaz de correrem grandes riscos para que seu investimento renda o máximo possível.

Descobrir o perfil pode ajudar na escolha da aplicação mais adequada, desde que esta informação seja utilizada apenas como orientação e que sejam tomadas as precauções necessárias antes a ao longo do investimento.

Todo o investidor busca a otimização de 03 aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. E avaliando determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre relacionada ao risco.

Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter um maior ou menor lucratividade. Considerando os 03 (três) aspectos básicos de um investimento: retorno, prazo e proteção, pode-se classificar primariamente os investimentos em 02 (duas) categorias principais: investimento em renda fixa e investimento em renda variável.

e) Renda fixa

Investimento de renda fixa é quando se conhece previamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com