TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Investimentos

Pesquisas Acadêmicas: Análise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

A Análise de Investimentos é realizada com o objetivo de maximizar a riqueza da empresa e consequentemente a de seus acionistas.

Essa análise envolve métodos para identificar a melhor opção entre diferentes possibilidades de investimentos. Através desses métodos é possível determinar a rentabilidade desses investimentos, ou seja, se é ou não viável investir.

VPL: É a fórmula capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.

Sua aplicação: VPL>0

VPL=0

VPL<0

Vantagem: Conceitualmente melhor do que o método de período de retorno.

Desvantagem: A constância no tempo da taxa de atualização pode não ser realista.

Exemplo: Valor do Investimento: R$ 100.000

Investimento : financiamento de 100% por capital próprio

Taxa de rendimento de mercado: 10% a.p. líquido de impostos

VPL (6%) = R$ 18.808

TIR = 10% a.p.

Payback = 8,639 períodos

Através da análise destes 3 indicadores tem-se a visualização de um negócio economicamente viável, pois o seu VPL foi positivo, ou seja, sua TIR é maior q seu custo de capital, que neste caso foi de 10% a.p. contra 6% a.p. de custo de capital. Com este investimento e esta taxa tem-se então o retorno do investimento em, aproximadamente, 8,639 períodos, já descontados os fluxos de caixa a valor presente.

Conclusão: Após o desenvolvimento do trabalho houve a possibilidade visualizar uma abordagem teórica e prática da utilização e cálculo dos indicadores Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback em análises de projetos de investimento.

Demonstrou-se que, através dos cálculos do VPL e da TIR há a possibilidade de visualização da viabilidade econômica dos investimentos, e através do Payback, pode-se obter a informação do tempo de retorno dos investimentos.

No entanto em casos reais existem muitos outros fatores não monetários que influenciam no sucesso do investimento, como a aceitação pela sociedade, questões ambientais e etc.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »