TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Investimentos

Casos: Análise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Por Thais Mello Dedini

Análise de Investimentos

Introdução

A atividade econômica encontra-se num cenário em que se deve otimizar o aproveito de recursos, vez que, via de regra, são escassos, mas as necessidades daqueles que dela dependem são ilimitadas. Desta forma, a maximização de aproveitamento demonstra-se essencial às empresas, e, a tomada de decisão de investimentos esta diretamente relacionada à referida análise.

O presente trabalho tem por objeto a análise de investimentos segundo o denominado método clássico. Neste estudo iremos focar nos conceitos e características do Valor Presente Líquido (VLP) e da TIR (Taxa Interna de Retorno).

Todavia, vale ressaltar que toda tomada de decisão deve levar em consideração uma gama de fatores que, diante da utilização de único método de avaliação poderá limitar por demais o projeto em apreço, de forma a não apresentar um panorama adequado àqueles que devem tomar uma decisão.

Justificativa

Diante do exposto, é notória importância do estudo dos métodos de avaliação de investimentos para aqueles que estão relacionados ao ambiente empresarial, ainda, os responsáveis pela tomada de decisão sobre investimentos.

Portanto, passemos a explanação sobre os dois métodos ora propostos, Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR).

Desenvolvimento

Conforme supramencionado, estamos diante de métodos clássicos, e, conforme os ensinamentos de NOGAS, SOUZA e SILVA: “a principal característica do Método Clássico é expressar o risco como um ‘spread’ da taxa de desconto do fluxo de caixa. Assim a taxa de desconto, denominada Taxa de Mínima Atratividade (TMA) é composta pela taxa ‘quase livre de risco’ e mais um prêmio pelo risco expresso como um spread que se acopla sobre a TMA.”

O conceito de VPL está diretamente relacionado ao fluxo de caixa, pois representa o somatório do valor presente das entradas e das saídas do caixa. Desta forma, neste método desconta-se os fluxos de caixa do investimento (leia-se de um determinado projeto) sob uma taxa de desconto, a citada TMA.

A TMA nada mais é do que o retorno mínimo que o investimento em questão deve proporcionar à empresa para que o mesmo seja considerado vantajoso para ser colocado então em prática. É o custo de oportunidade de se investir num projeto e não no mercado financeiro, por exemplo.

Portanto, se após descontada a TMA o fluxo de caixa do projeto for maior ou igual à zero, este projeto é considerado viável, uma vez que o mesmo remunera o capital a ser investido à uma taxa igual ou maior que a TMA. Logo, se ao calcularmos desta forma o VPL e ele for menor que zero, o projeto não é viável pois demonstram-se financeiramente não vantajoso.

Vale lembrar que, por esta diretamente ligado ao fluxo de caixa, o VLP leva em conta o valor do dinheiro no tempo, vez que todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente.

Uma vez compreendido o VPL, a TIR nada mais é do que a taxa de desconto (TMA) que acaba por igualar à zero o valor presente líquido dos fluxos de caixa, ou seja, é a taxa que anula o VPL. Assim, se a TIR for maior ou igual à própria TIR ( neste caso, podendo ser compreendida pelo custo de oportunidade deste investimento), pois “se a TIR de um projeto é maior do que a taxa de custo do capital nele alocado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com