TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Investimentos

Artigos Científicos: Análise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  7.502 Palavras (31 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância – Polo Acaraú

Turma: N-50 Período: 5º semestre Turno: Noite

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Análise de Investimentos

Alunos: Márcia Adaiane Albuquerque Mota - RA: 374349

Francisco Diego Vasconcelos -RA: 372048

José Odécio Freitas - RA: 376257

Felipe Jordí Correia de Lima - RA: 374066

Maria Emanuela da silva - RA: 353935

Professor EAD: Me Jefferson Dias

Tutor Presencial: Samuel Ribeiro

Atividade Prática Supervisionada

Análise de Investimentos

Acaraú – CE, 21 de março de 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO – LOJA ALL CALÇADOS 4

3. CAPÍTULO 02 – ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 6

4. CAPÍTULO 03 – MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS 14

5. CAPÍTULO 04 – O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 17

6. CAPÍTULO 05 - O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO ............................18

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 20

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 21

9. ANEXO I 23

⦁ INTRODUÇÃO

Atualmente é muito comum ouvir falar sobre “Investimento”. As pessoas relacionam esse termo com diferentes assuntos, desde ingressar em um curso até a compra de uma casa ou a aplicação de dinheiro na caderneta de poupança. De fato, há algo em comum nesses exemplos, que define investimento, cito: utilizar os recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

Os investimentos são necessários tanto para a economia do país, na medida em que aumenta o PIB a longo prazo, quanto para as empresas que poderão expandir seu negócio ou repor seu capital. As organizações podem investir na compra de títulos financeiros ou valores imobiliários ou no financiamento de capital (inversão de ativos vinculados a um processo produtivo).

Desse modo, o mercado atual apresenta diversas oportunidades de investimento e o investidor deve analisar qual será mais viável, qual lhe trará um melhor retorno, levando em consideração as características econômicas, financeiras e do ambiente empresarial.

Entendendo, então, a importância da análise dos investimentos para o sucesso da organização. Apresentaremos ao longo deste trabalho o projeto de investimento, que consiste na abertura da Loja All Calçados em Jijoca de Jericoacoara/CE, analisando sua viabilidade econômica por meio das diferentes técnicas de análise de investimentos. Discorreremos ainda sobre as características do projeto, além de conceitos e importância, entre outras informações relevantes sobre o fluxo de caixa relevante, métodos de análise de investimentos, efeito da inflação na análise de investimentos, bem como do imposto de renda e da depreciação.

⦁ CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO – LOJA ALL CALÇADOS

Este capítulo tem por objetivo apresentar as características do projeto de investimento da loja de calçados, a All Calçados, localizada na Avenida Manoel Teixeira, município de Jijoca de Jericoacoara/CE.

A empresa terá como foco a comercialização de calçados femininos, masculinos e infantis, além de bolsas e acessórios, calçados Femininos: rasteirinhas, sandálias, Scarpins, Peep Toes, Ankle boots, mocassim, botas, tênis, dentre outros, os calçados Masculinos: Tênis, sapa-tênis, sapato e chinelo. Calçados Infantis: Sapatilhas, sandálias, tênis, chinelos, etc. A All Calçados será uma empresa inovadora no local, visto que o bairro não possui uma loja deste segmento. A estrutura da empresa será moderna, sua sala será clara, arejada e com som ambiente. Um diferencial utilizado pela loja é o cantinho destinado às crianças, um ambiente seguro e divertido, com o propósito de estimular a criatividade e o raciocínio das crianças por meio da disponibilização de livros, pecinhas de montar, desenhos para colorir e piscina de bolinhas. A intenção da criação deste espaço é proporcionar muita diversão e lazer para as crianças e ao mesmo tempo tranquilizar os pais na hora das compras.

Os clientes alvos da All Calçados será o público feminino, que, conforme pesquisas mercadológicas são as maiores consumidoras de calçados em virtude de não apenas adquirirem mercadorias para si como também para toda a família. Contudo, os profissionais da loja estarão preparados para atender a todos os públicos, também visamos oferecer produtos sofisticados e confortáveis estando sempre atentas as tendências da moda, mas não deixando de se preocupar em ter em seu estabelecimento calçado tradicional para o dia-a-dia.

2.1. Competência dos responsáveis

A All Calçados será administrada pela proprietária Marcia Adaiane, bacharel em Ciências Contábeis, a qual será responsável por todas as operações da loja. Para auxilia-la no atendimento ao cliente, organização de estoque e das vitrinas contará com a colaboração de 01 funcionária qualificada, Emanuela Santos, continuamente para o exercício de suas funções.

2.2. Investimento:

Por meio deste estudo, verificou-se que o investimento total previsto da All Calçados é de R$ 63.506,58, sendo que 17,5% referem-se a investimentos fixos, 74% capital de giro necessário para que a empresa, o qual se refere ao estoque inicial e caixa mínimo necessário para que a empresa financie suas operações iniciais e 8,5% referente aos investimentos pré-operacionais, dentre estes: despesas de legalização reforma divulgação, dentre outras.

2.3. Concorrentes e Fornecedores:

Com base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com