TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Descrição da Praça de Alimentação do Plaza Shopping

Por:   •  28/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

FACULDADE DE DIREITO

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA DO DIREITO

PRIMEIRA PARTE DA PESQUISA ETNOGRÁFICA: DESCRIÇÃO

Descrição da Praça de Alimentação do Plaza Shopping

Professor: Ronaldo Lobão

Aluno: Igor Ferreira de Carvalho

Turma: T1

Niterói

2013

Quando: Sábado, dia 19 de Janeiro de 2013. Aproximadamente às 15:00h.

Onde: Praça de alimentação do Plaza Shopping (2° andar) de Niterói.

Descrição:

Chego acompanhado pelo meu amigo no Plaza Shopping pela entrada da rua São Sebastião, na loja da C&A.

Ao entrar, noto que a loja está em uma temperatura muito menos elevada do que a do exterior do shopping. A música ambiente e a organização do local são facilmente perceptíveis. Há um setor masculino no segundo andar e um setor feminino no primeiro. As roupas ficam organizadas de acordo com a sua finalidade: camisas "dry fit" se localizam perto de shorts esportivos e camisas pólo se localizam perto de calças jeans.

Saio em direção à praça de alimentação.

Ao chegar na praça, devido à elevada quantidade de pessoas no local, tenho dificuldade de encontrar um lugar onde me sentar, mas enfim consigo. A cadeira em que me sento é acolchoada e sua estrutura é feita de ferro. A mesa tem a parte superior feita de madeira, enquanto que a base é composta, aparentemente, do mesmo ferro da cadeira.

O ambiente da praça de alimentação é muito bem iluminado e climatizado, assim como no restante do shopping.

O teto possui sistema anti-incêndio, câmeras de segurança e placas sinalizadoras das saídas de emergência. Apesar do rebaixamento acústico, consigo ouvir o barulho ininterrupto das conversas e do choque dos talheres com o prato dos clientes. Placas que informam o sentido do cinema e dos banheiros também podem ser vistas.

O piso é liso, detalhado em formas geométricas e feito de mármore.

Quase todas as pessoas que frequentam o local estão vestidas casualmente. Trajam um vestido simples, camisa de algodão, camisa pólo ou camiseta. Os homens preferem vestir bermuda. As mulheres preferem um short ou uma calça jeans.

Observo diversas lojas de renome na praça. Alguma delas: Subway, Mc Donald's, Burguer King, Mister Pizza, Domino's Pizza, Bob's, Spoleto, China in Box e Giraffas.

Fui ao Mc Donald's e ao Subway pesquisar o preço de seus lanches tradicionais e verifiquei que o preço dos lanches nesses locais não variam significativamente.

O hambúrguer "Big Mac", oferecido pelo Mc Donald's, um refrigerante médio de 500ml e uma batata frita média sai por R$ 17,00. No Subway, um sanduíche de frango de 15cm com um refrigerante de 500ml, um "cookie" e uma batata "Ruffles" pequena sai por R$ 14,90.

Noto que algumas lojas são mais movimentadas que outras. O Mc Donald's, por exemplo, está sempre com um número grande de clientes na fila. O Bob's, por outro lado, parece não atender a um grande número de clientes e raramente tem uma fila com mais de quatro pessoas. Outro fato interessante é que as franquias multinacionais tem uma clientela maior do que aquelas que são nacionais. A exceção é o Giraffas e a Vivenda do Camarão, que vendem comidas tipicamente brasileiras: pratos montados com arroz, feijão, peixe, carne, camarão, frango ou estrogonofe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com