TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Lapsus Semiótica

Por:   •  7/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Lapsus (A Freira) - Juan Pablo Zaramella

A animação conta a história de humor católico sobre uma freira devota e simpática que resolve explorar o lado sombrio de um universo imaginário onde o preto e branco interagem com sua fé.

O que significa Lapsus? Sigmund Freud descreve o fenômeno em seu livro A psicopatologia da vida cotidiana, de 1901, como ato falho. Através do ato falho o desejo do inconsciente é realizado. Por isto pode ser inferido que nenhum gesto, pensamento ou palavra acontece acidentalmente. Os atos falhos são diferentes do erro comum. Freud evidenciou que o ato falho era como sintoma, constituição de compromisso entre o intuito consciente da pessoa e o reprimido.

Partindo deste ponto, temos através de uma convenção social segundo a religião católica neste caso, que vivemos em um universo dual, onde há o bem e o mau, o que leva a existência de um “lado sombrio/escuro” em cada um sendo este habitado por algo misterioso e desafiador, contrapondo um “lado de luz/branco” onde só há virtudes. Considerando a cor uma linguagem sígnica é importante fazer uso da semiótica para entender a interpretação resultante da interação entre esses elementos. A cor em seu isolamento, já é um signo em si e cada cor tem seu significado de acordo com a cultura que está inserida e o contexto de quem observa. Segundo Gimbel, em A energia criativa das cores, de 1995, o branco sugere a pureza em sua forma extrema, isolando qualquer intrusão. Já o preto sugere o temor, suspeita, curiosidade, memória emocional e um certo grau de perigo.

No vídeo analisado, o autor faz uso de sinais de apoio de linguagem. A função destes sinais é sublinhar a expressão da personagem e mostrar suas reações emocionais. No nosso exemplo de animação Lapsus, Zaramella usa esses recursos para enfatizar a surpresa e o espanto da freira,representando uma série de linhas que flutuam na cabeça dela.

O autor faz uso de símbolos como a cruz e as mãos em oração sendo utilizadas para simbolizar a religião cristã dentro do contexto narrativo. A mulher com o corpo bem delineado e seios fartos sendo representados pelos olhos redondos da personagem, que logo em seguida os tampa e volta para a sombra, nos traz a alusão do quão o feminino e sexualidade são escondidos e reprimidos dentro da religiosidade.

E por fim, o criador de Lapsus deixa sugerido com o lado sombrio caindo sobre a freira que não há separação entre esta dualidade, elas coexistem. O bem e o mau, o branco e o preto estão um dentro do outro.

Referências Bibliográficas

FREUD, Sigmund. A psicopatologia da vida cotidiana (1901). Editora Imago, 1996.

GIMBEL, Theo. A energia criativa através das cores. São Paulo. Editora Pensamento, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com