TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Microeconômica

Trabalho Universitário: Análise Microeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  13.779 Palavras (56 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 56

Resumo de Análise Microeconômica

Aula 1 – Organização e funcionamento dos mercados

- Conceitos essenciais para a análise microeconômica: oferta, demanda, equilíbrio de mercado e elasticidade.

- Lei da Demanda: A relação entre a quantidade procurada (demanda) e o preço do bem é inversamente proporcional – quanto maior for o preço do bem, menor será a quantidade procurada desse bem pelos consumidores e vice-versa.

- Ceteris Paribus: Significa “permanecendo constantes todas as demais variáveis”. Essa condição ocorre muito raramente na vida real.

- Exemplo de Ceteris Paribus: uma fábrica de etiquetas recebe um pedido de 500 mil etiquetas para serem produzidos em duas semanas, e define como meta a produção de 50 mil unidades por dia, considerando cinco dias úteis por semana em três turnos. Eles adotaram o procedimento Ceteris Paribus, ou seja, não levaram em conta a possibilidade de ocorrerem problemas nas máquinas ou falhas humanas.

- A quantidade demandada da mercadoria, assim como sua quantidade ofertada, depende de uma serie de fatores, e o mais importante é o preço. Quando o preço de uma mercadoria aumenta, mantidos constantes todos os outros fatores (Ceteris Paribus), sua quantidade demandada diminui, uma vez que o preço mais alto constitui um estimulo para que os compradores dessa mercadoria a consumam menos.

- A quantidade demandada de uma mercadoria depende também, além do próprio preço, do preço de outros bens, da renda do consumidor e das suas preferências.

- Oferta: quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo. A quantidade ofertada aumenta quando o preço de mercado aumenta, mantidos constantes os demais fatores que afetam a quantidade ofertada.

- Principais determinantes da oferta de um bem: preço do bem; preço dos fatores de produção (insumos); tecnologia; e preço dos demais bens.

- Análises que podem ser feitas utilizando a condição Ceteris Paribus:

• Relação entre oferta de um bem (x) e o preço desse bem (Px): Quanto maior o preço de um bem, maior é a sua oferta, e mais interessante é a sua produção.

• Relação entre a oferta de um bem e o preço dos fatores de produção: O aumento no custo dos fatores de produção (matérias-primas, salários, etc) provoca a redução da oferta desse produto.

•Relação entre a oferta de um bem e a tecnologia: relação diretamente proporcional, ou seja, uma melhoria tecnológica deve proporcionar aumento da quantidade ofertada.

• Relação entre a oferta de um bem e o preço de outros bens: Se o preço dos demais bens sofrer aumento e o preço do bem considerado permanecer o mesmo, sua oferta diminui porque a produção dos outros bens se torna mais atraente.

- Equação da Oferta: Eo: P = 10 – 2x : Função econômica que relaciona o preço de venda unitário (P) com a quantidade (x) oferecida pelo produtor.

- Equação da Demanda: Ed: P2 = 8x + 5 : Função econômica que relaciona preço de venda unitário (P) com quantidade (x) demandada pelo consumidor.

- O preço de equilíbrio entre a equação da oferta e a equação da demanda (2x + P – 10 = P2 – 8x – 5) é dado por um par de valores (x;P) que satisfaz ou resolve as duas equações.

- Ponto de equilíbrio de mercado: determinado na interseção entre a curva de oferta e curva de demanda de mercado. Nesse ponto, a quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, ficando estabelecido também o preço do produto, que é o preço de equilíbrio.

- Exemplos de situações possíveis fora do ponto de equilíbrio: • Aumento na demanda pro camisetas do Brasil antes e durante a Copa do Mundo. Nesse caso você pode imaginar que ocorra um excesso de demanda pelas camisas, o que acarreta pressão para que os preços subam – porque os compradores se dispõem a pagar mais, ou porque os vendedores percebem a escassez e passam a elevar os preços por ser improvável uma queda nas vendas. • Supersafra de um produto agrícola qualquer. Nesse caso, ceteris paribus, você pode esperar que ocorra excesso de oferta do bem, o que acarreta pressão para que o preço diminua – porque os vendedores percebem que não conseguirão vender tudo que desejam e baixam os preços, ou porque os compradores observam a fartura e passam a barganhar preço.

EXCEDENTE A área de escassez significa

Oferta (produtor) que há pouca mercadoria

(oferta) para muita demanda;

E Já a área de excedente indica

que há muita produção(oferta)

para pouca demanda.

ESCASSEZ Demanda (consumidor O ponto E é o ponto de

Equilíbrio.

- Área de excedente: pouca procura e muita mercadoria, estoque encalha.

- Área de escassez: muita procura, pouca mercadoria, tem que produzir mais, vendeu tudo.

- No caso de grande produção de camisas para a copa, com a eliminação do Brasil, as camisas encalharam, ocorrendo uma brusca queda nos preços das camisas. Em que área do gráfico ficaria representado este caso? Na área de excedente, pois a oferta foi grande e a procura muito pequena, sobraram produtos, encalharam produtos.

- Curvas de demanda e oferta: construídas sob a hipótese de que os fatores que afetam a determinação das quantidades ofertada e demandada, com exceção dos preços, são mantidos constantes.

- Deslocamento das curvas de demanda e oferta: ocorrem quando alguns dos outros fatores que têm influência sobre a quantidade ofertada ou demandada são alterados (exemplo, o preço de outras mercadorias, a renda do comprador, as preferências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com