TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise técnica E Fundamentalista

Exames: Análise técnica E Fundamentalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  3.563 Palavras (15 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 15

EDUARDO DELFINO DORNAS DOS SANTOS

ANÁLISE TÉCNICA E FUNDAMENTALISTA

Dissertação apresentada ao curso de Administração de Empresas do Centro Universitário UNA, em cumprimento as exigências da disciplina de Mercado de Capitais.

Professor Rafael Falcci

BELO HORIZONTE

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 ANÁLISE FUNDAMENTALISTA 5

3 ANÁLISE TÉCNICA 7

3.1 Gráficos 8

4 COMPARATIVO DAS ANÁLISES 14

5 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIA BICLIOGRÁFICA 17

1. INTRODUÇÃO

A análise de investimento para operações em mercados de bolsas pode ser agrupada em correntes de pensamento que seguem duas "escolas" distintas: a "Escola Fundamentalista" e a "Escola Técnica".

A Análise Fundamentalista é embasada no estudo da variação de fatores que afetam a oferta e a demanda no mercado, e considera os fundamentos de uma empresa, como base em interpretação de dados e indicadores disponibilizados, sendo considerados como verdadeiros. Os fundamentalistas utilizam em suas avaliações, importantes variáveis que podem influenciar o mercado e os respectivos preços dos ativos no presente e no futuro. Essa análise possui três alicerces: análise da empresa ou ativo; indústria ou mercado no qual está inserido e, finalmente, os indicadores econômicos no geral.

A análise fundamentalista avalia as empresas de acordo com o desempenho econômico-financeiro, e busca calcular o valor real/próprio do ativo no qual poderá ser comparado com o mercado e classificado como sobreavaliado, subavaliado ou se o mesmo possui preço condizente com o praticado pelo mercado no momento da avaliação. É uma análise muito utilizada por investidores de longo prazo.

A Análise Técnica ou Gráfica se direciona essencialmente pela compreensão dos movimentos de preços e volumes de negociação dos ativos financeiros e commodities em bolsas, com o objetivo de fazer previsões sobre o comportamento futuro dos preços. Ela avalia, a partir dos gráficos (que apresentam certo nível de subjetividade na análise), a participação dos investidores que influenciam na formação dos preços. Segundo os técnicos, o fator psicológico predomina no mercado e o comportamento dos participantes tende a se repetir no futuro. Além disso, os técnicos partem da premissa de que o preço praticado pelo mercado desconta toda e qualquer informação a respeito do ativo, bem como, as próprias análises realizadas pelos fundamentalistas.

O presente trabalho tem como objetivo esclarecer o tipo de cada análise e fornecer auxílio para a elucidação da idéia de complementar essas análises defendidas em muitas publicações e estudos.

2. ANÁLISE FUNDAMENTALISTA

Análise fundamentalista é o estudo dos fatores que afetam as situações de oferta e demanda

de um mercado, com o objetivo de determinar o valor intrínseco (real) de um ativo. É baseada na avaliação do Balanço Patrimonial da empresa que pode ser do período trimestral, semestral ou anual. Através dessa definição, o analista está apto a comparar o preço encontrado com o preço do mercado e classificá-lo como sobreavaliado, com sinalização de venda, subavaliado, com sinalização de compra, ou que seu preço é condizente (justo) com o praticado pelo mercado. Tendo em vista tais afirmações, a análise fundamentalista define qual o ativo deve ser comprado ou vendido. Esta análise geralmente está atrelada a grandes movimentos no longo prazo e não prediz o tempo certo para entrar ou sair do mercado.

As demonstrações financeiras produzem dados (números, descrições de objetos, etc) que sozinhos nada podem informar para quem os observa. A análise de balanços transforma esses dados das demonstrações financeiras em informações que passam a ter poder influenciador na tomada de decisões por parte dos administradores. Através deste estudo aprofundado, o investidor tem acesso a informações necessárias para a avaliação do ativo em questão. Informações como a saúde financeira da empresa, como ela é administrada, se a mesma possui crédito no mercado são avaliadas.

Para surtir efeito e as informações ganharem credibilidade, é necessário que os resultados da análise sejam comparados com as informações do seu setor de atividade. Essa comparação é chamada de análise setorial. A análise de balanços, por si só, usa o conceito de comparação, por exemplo, compara-se o lucro líquido com o patrimônio líquido, o ativo circulante como passivo circulante, e dessas comparações surgem os índices, como índice de liquidez, rentabilidade, imobilização, etc. (GITMAN, 1997).

Outro fator importante ao ser feita a análise de balanços, é a análise de dados históricos, que nada mais é que a comparação das informações produzidas pela análise do balanço atual com as informações produzidas pelas análises dos balanços anteriores.

Os índices produzidos pela análise de balanços têm como características fundamentais fornecer ampla visão sobre a situação financeira ou econômica da empresa. É necessário observar a importância relativa de cada índice e compará-los com padrões existentes.

Bodie, Kane e Marcus (2002) definem análise fundamentalista como a determinação do valor presente de todos os pagamentos que os acionistas receberão por cada ação. Para isso, os analistas devem levar em consideração lucros e dividendos esperados pela empresa, expectativas econômicas e a avaliação de risco da empresa.

De acordo com Rotella (1992, pg.33) a análise fundamentalista é inerentemente profética, pois o analista faz projeções que objetivam encontrar equações futuras para as curvas de oferta e demanda do mercado. O fundamentalista freqüentemente visa obter o dueto: causa e efeito de uma variável e seus impactos sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com