TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Neuromarketing Básico

Por:   •  30/4/2020  •  Artigo  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 8

Neuromarketing: O marketing do futuro.

Aluno: Marcos Vogelsanger Junior.

Professora: Fabiane Maiochi.

1 INTRODUÇÃO

        O objetivo geral deste artigo é analisar as técnicas de neuromarketing, sua aplicação e funcionalidade perante a sociedade em geral, levando em conta o modo como a sociedade se comporta perante anúncios e pontos chave que auxiliam na resolução da venda, tanto do produto, quanto do serviço. Em questão de objetivos específicos, o artigo visa elencar as diferentes técnicas para uma “persuasão” positiva do cliente, como as imagens, cores e a apresentação do produto, serviço ou marca vem a influenciar no momento da compra e o quão assertivo e participativo o neuromarketing pode ser para que o cliente crie preferência e/ou fidelidade à marca.

Segundo Carvalho 2017, neuromarketing surgiu da união entre o marketing tradicional e a neurociência, uma forma de aplicar a ciência ao estudo da mercadologia. O principal objetivo do neuromarketing é entender o porquê de um consumidor preferir uma determinada marca, ou realizar a compra de um determinado produto em detrimento de outro, ou ainda se fidelizar com uma certa marca ao invés de outras.

        

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

        O neuromarketing pode ser visto como uma união entre o marketing e a neurociência, o objetivo dessa união é tentar entender o porquê das pessoas preferirem um marca à outra, ou o ato de comprar ou não algo, o que fideliza um cliente. Para entender isso é necessário compreender que nem sempre o ser humano toma as decisões por opinião própria, de certa forma o cérebro humano acaba tomando as decisões de forma instintiva e inconsciente. De acordo com Rodrigues Lima (2019), a maior parte das ações do homem no dia a dia é inconsciente, como se a vida fosse comandada por um piloto automático e a razão disso é que o cérebro não conseguiria gerenciar tudo ao seu redor, todos os milhares de estímulos que recebe ao longo do dia, logo, permite que várias ações e procedimentos atuem no modo automático. Certas ações tomadas pelas marcas “ativam” esse inconsciente, instigando o consumidor a comprar e/ou preferir por uma marca a outra, por exemplo, o conjunto de cheiros, imagens ou sons pode ativar uma das três partes do cérebro, o límbico, reptiliano e o neocórtex.

        O cérebro evoluiu desde os primórdios junto ao ser humano, no inicio ele era guiado por instinto, de forma primitiva com o tempo foram adicionadas emoções ao processo de tomada de decisão, era o cérebro límbico atuando por ultimo entra o neocórtex, o ser humano começou a adicionar racionalidade ao processo mental, de acordo com Peruzzo (2013) apud Rodrigues Lima (2019) o neurologista Paul Mclean foi o criador da teoria do cérebro trino, concluindo que o homem possui um cérebro composto de três cérebros ao invés de um, como se fossem três computadores interconectados. Foram então divididos e exemplificados:

  • O cérebro que pensa (Neocórtex) – É responsável pelo consciente, pelas análises, pelo raciocínio, pela inteligência, pela ponderação, pelo juízo de valor e por avaliações, pela capacidade de escolha, pelas justificativas, pela linguagem pela criatividade, previsibilidade, e pela genialidade. Essa parte do cérebro é responsável por 5% das decisões humanas, os outros 95% das decisões são tomadas pelas áreas mais “primitivas” e do cérebro. Somente os seres humanos e alguns mamíferos mais novos possuem esse cérebro.
  • O cérebro que sente (Límbico) – Parte responsável por emoções e sentimentos, pelos estados emocionais positivos (alegria, felicidade e prazer) e negativos (raiva, tristeza e repulsa) pela satisfação e insatisfação. É responsável por armazenar dados e é geralmente ativado pelos cinco sentidos.
  • O cérebro que reage (Reptiliano) – O cérebro reptiliano é responsável por decisões impulsivas, inconscientes, instintivas e pelas reações automáticas. É principalmente estimulado a sobreviver e reproduzir. É geralmente comandado pelo sistema límbico e é guiado principalmente pelo sentido da visão e seu aprendizado se dá por meio de erros e acertos, recompensas e punições.

[pic 1]

Fonte: Newton Rodrigues Lima – Negociações de alto impacto com técnicas de neuromarketing: Neurociação. (2019)

As empresas buscam então estimular de preferência essas duas primeiras formações do cérebro, por meio de estímulos externos em propagandas, sons e cheiros, o cérebro reptiliano e o límbico, sem que o ser humano tenha completa ciência, são ativados, assim que tomada então uma decisão a respeito dos estímulos entra em ação o neocórtex, procurando racionalizar a decisão tomada e passando a ideia de que as escolhas são lógicas, quando na verdade são mais primitivas do que aparentam.

Pode-se entender então que a tomada de decisão acontece dessa forma:

  • O cérebro decide o que vai fazer;
  • A decisão tomada aparece então na consciência do ser humano, passando a ideia de que a decisão foi tomada de forma racional;
  • A pessoa em questão age de acordo com a decisão tomada.

Conclui se então que a maioria das decisões tomadas pelo cérebro são provenientes do cérebro reptiliano e límbico, no momento em que a informação chega ao cérebro racional (neocórtex), a decisão já foi tomada. Logo, se o cérebro funciona em sua totalidade no piloto automático e 95% das decisões humanas são feitas de forma inconsciente e irracional entende-se que não é eficaz, para profissionais do marketing, se basear inteiramente na observação dos consumidores, ou na opinião racional deles, muito menos em perguntas sobre o que os motivou a comprar algo ou a repetir a compra, ou mesmo escolher entre duas marcas distintas, pois não saberiam responder com exatidão.

3. METODOLOGIA.

        Para a pesquisa foi utilizado de metodologia exploratória, levantando primeiramente dados baseados em literatura específica, buscando um maior aprofundamento no tema e o desenvolvimento de um raciocínio crítico a respeito de neuromarketing, também é utilizado pesquisa explicativa, onde o objetivo é identificar situações onde pode-se localizar o neuromarketing e como essa técnica influencia as pessoas de maneira sutil e eficaz. Com a combinação desses dois métodos espera-se uma maior eficácia para poder determinar a importância do neuromarketing na mercadológica contemporânea, principalmente para os que buscam uma maior assertividade em veiculações de marketing, buscando atingir mais profundamente um público, independente dele ser geral ou específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (134.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com