TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas são Grandes Conjuntos De Processos

Ensaios: As Empresas são Grandes Conjuntos De Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

O texto apresenta os principais conceitos de processos a partir da perspectiva de alguns pesquisadores deste tema e a aplicação dessas definições no ambiente empresarial (fabril/industrial até escritórios).

Uma definição abrangente sobre processos é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input (que podem ser bens tangíveis ou intangíveis (informação e conhecimento)), adiciona valor a ele e fornece output a um cliente específico, ou seja, processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica que tem valor para um grupo específico de clientes (internos ou externos).

Gonçalves afirma que a idéia de processos já faz parte das discussões das organizações atuais, porém devido às diversas considerações sobre este assunto há uma má interpretação. Além disso, o fato da gestão de processos ter “nascido” na indústria, nas quais as etapas do processo são claramente identificáveis, faz com que as organizações (escritórios) queiram replicar essa metodologia, porém neste meio o deslocamento do trabalho não é tão facilmente observável.

Segundo Gonçalves, há cinco modelos básicos de processos empresariais abrangendo desde aspectos mais concretos e objetivos, até os mais abstratos, são eles: o fluxo de material, o fluxo de trabalho, a série de etapas, as atividades coordenadas e a mudança de estados.

O foco nos processos mostra que as informaçõesnão precisam, necessariamente, passar pelo processo hierárquico e nem um fluxo programado de tarefas, assim agilizando as tomadas decisões.

Existem três categorias básicas de processos empresariais: os processos de negócio (ou de cliente) são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; e os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Cada categoria se subdivide em tipos de processos, que se distinguem uns dos outros em função da sua capacidade de gerar valor, do fluxo básico, da atuação e da orientação básica com relação à estrutura organizacional.

Os processos nas empresas podem ser internos (quando têm início, são executados e terminam dentro da mesma empresa) ou externos e também podem ser inter ou intra-organizacionais (quando envolvem diversas empresas diferentes para a sua realização). Outra característica essencial aos processos é a interfuncionalidade (conhecida também como: processos transversais, transorganizacionais, interfuncionais ou interdepartamentais), na qual embora alguns processos sejam inteiramente realizados dentro de uma unidade funcional, a maioria dos processos importantes das empresas (especialmente os processos de negócio) atravessa essas fronteiras das áreas funcionais. Outro aspecto importante dosprocessos de negócio é o fato de que eles têm clientes (internos ou externos), que por sua vez, o resultado deve ser entregue. Nesse sentido, a empresa é uma coleção dos fluxos de valor voltados à satisfação das expectativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com