TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vendas no Mercado

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

                                                                        [pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Curso de Bacharelado em Serviço Social

Análise Bibliográfica

“Fortalecimento de Vínculos Familiares na Terceira Idade”

Kátia Regina Leôncio de Andrade RA -379985

Rosangela Pereira de Souza RA-378353

 Princesa Isabel, PB - 2015.

Análises Bibliográficas

 

Bibliografia:

CALDAS, C.P. “O idoso em processo de demência: O impacto da família”. In:

Antropologia, Saúde e Envelhecimento, Rio de Janeiro.

Editora: FIOCRUZ, 2002.

Justificativa:

 A autora demonstra uma reflexão, que, a assistência seja dada pela a família, ou seja, que os laços familiares proporcionam aos idosos uma qualidade de vida no momento em que os próprios se sentem seguros e protegidos, rodeados por aqueles a quem em momentos passados dedicaram afetos e carinhos, mesmo eles em processo de demência, com uma ajuda de uma figura do cuidador principal, isto é a família sendo o principal elo de amor.

Com base nos estudos do livro, a autora aborda claramente que a de demência tem assumido maior importância como  problema de Saúde Publica  devido ao aumento da população envelhecida em todo o mundo, particularmente da faixa etária de 80 anos. Por ser um processo   geralmente irreversível e para o qual não há perspectiva de intervenção medicamentosa e nem indicação de instituição, é fundamental que a família e a comunidade aprendam a conviver e lidar com uma a realidade  e futuro da nossa sociedade: a existência de pessoas em  processo de demência.

Bibliografia :

ALVES, Rubem. As cores do crepúsculo: a estética do envelhecer. 3 ed. São Paulo: Papirus,2001.

Editora: Asa, 2004.

Justificativa :

O autor em sua coletânea nos mostra uma reflexão da vida, isto é, o crepúsculo é o dia chegando ao fim. Todos os textos nos falam da beleza, da paz, da singularidade do envelhecer, que nos ensinam a ver, a sentir do outro modo o crepúsculo da vida, a viver com otimismo e a vivenciar as alegrias possíveis, uma escrita leve, encantadora, cativante e cheia de comparação de como a vida passa diante dos nossos olhos e o impacto de não querer envelhecer.

Deste modo, contrata - se que no primeiro capítulo, o autor em sua imaginação esperava em sua viagem de ler um livro, mas ao entrar no metrô, se deparou em uma lotação ao qual passou a observar a fisionomia das pessoas, mas não esperava que outra pessoa lhe fizessem o mesmo, e ao observar o autor a moça que estava sentada lhe oferece o acento, em respeito do autor ser uma pessoa idosa , a qual ele teve um grande impacto de não querer envelhecer.Com base no livro, o autor aborda claramente que  a vida é muito preciosa e tem que ser vivida a cada amanhecer com o crepúsculo. Este livro mostra – nos, claramente o olhar impactante sobre a questão “ idoso” que algumas pessoas tem. Essas experiências vividas pelo autor, ajuda – nos a enriquecer nossa visão e conceito sobre o pensar das pessoas diante da temática.

Bibliografia:

LEME,L.E.G;SILVA,P.S.C. O idoso e a família.In:NETTO,M.P. A velhice e o envelhecimento em globalizada.São Paulo : Editora Atheneu,1996, p 92-97.

 

 Justificativa:

De acordo com LEME, o papel da família, é importante em qualquer estágio da vida, torna-se particularmente relevante durante dois períodos polares: o período educativo, propriamente dito, isto é, infância e adolescência, e, m outro polo, na senectude, em ambas as situações, a consideração do indivíduo com pessoa é a única forma de desenvolver, por um lado, e de manter por outro, o equilíbrio afetivo e físico do ser humano proporcionando seu desenvolvimento harmônico e natural, valorizando todas as suas potencialidades de maneira global.

Netto pontua que na medida em que os idosos, enquanto grupo social conseguem se fazer ouvir, provocam sua própria mudança e consequentemente, a quebra de preconceitos e mitos ao seu respeito, viabilizando a abertura de caminhos para a resgate da sua cidadania e a conquista de seu espaço na família e sociedade. O autor trás, uma imensidão em potencial para o nosso embasamento, na elaboração do nosso artigo. Devastando inseguridades e esclarecendo nossa visão.

Bibliografia:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.

Justificativa:

De acordo com a Constituição Federal, artigo 230: “A família, a sociedade e o estado tem o dever de amparar pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem- estar, garantindo-lhe o direito á vida”.

A Constituição ampara juridicamente o idoso, preservando seus Direitos a Política Nacional do Idoso (PNI). Pela lei n°8.842/96, que estabelece direitos sociais, garantia da autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, como instrumento de direito próprio de cidadania, sendo considerada população idosa o conjunto de indivíduos com 60 anos ou mais. A lei n° 8.842/94 criou o Conselho Nacional do Idoso, responsável pela viabilização do idoso na sociedade, através inclusive, da sua participação na formulação das políticas públicas, projetos e planos destinados a sua faixa etária.

Deste modo, a Constituição é de fundamental importância para a formação do nosso artigo científico. Pois, propõe amplos subsídios para nos respaldar – nos nessa temática. Viabilizando nosso conceito sobre o mesmo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com